É o fim

Comentários de textos colocados no blog

Re: É o fim

Mensagempor Alan » 11 Dez 2010, 19:27

Boa tarde Jorge.

Sempre fui um leitor assíduo de seu blog. Tudo que instalei ou modifiquei no meu N900 veio daqui.Espero que seu belo texto chegue ä cúpula da Nokia, ele (seu texto) é o resumo de todo o sentimento dos donos de N900. Eu por exemplo, depois de ler sobre o "canhão" da Nokia, na primeira oportunidade que tive comprei. Mas qual, que decepção! E já sou usuário Apple há tempos, mas nunca quis um iphone! Como vc tive uma série de aparelhos Nokia ( o último, um N95) e comprei o N900 com toda a alegria, que hoje se mostra uma enorme frustração. Comprei um IPAD há pouco, e juro, hoje o uso com muitissimo mais frequência que o N900, TUDO o que esperava no N900 encontro nele e, como corolário disso, tenho a certeza que encontrarei no Iphone 4. Junto com o N95 tive um Omnia que me matou de raiva. E minha esposa acaba de ganhar um xperia. sinceramente, não aguento mais esperar um android, ou windows phone ou um symbian se estabilizarem de vez. Dessa vez, me rendo a mais Job's product!

Abs. e bom novo blog.

Se alguém se interessar em comprar um N900 com todos os acessórios mais um carregador veicular, meu e-mail é vasconcellos_alan@yahoo.com.br . To em SP.
Alan

Mensagempor marcoxxx » 11 Dez 2010, 20:10

jaguilar escreveu:Sobre instalar outra versão de Android nos aparelhos modificados pelos fabricantes, em tese até poderia ser possível, exceto em alguns modelos da Motorola, se não me engano, que possui uma proteção de hardware (se você instalar um sistema não homologado por eles o aparelho "morre", e você precisa levá-lo a um assistência técnica). E dependendo do aparelho você pode perder funções ao fazer isso (caso do Galaxy S vendido no Brasil, que possui TV digital).

É verdade, alguns Motorolas tem proteção, se bem que isso também pode ser contornado... até que a Motorola ache outra trava, e por aí vai. Meu Motorola Dext parou oficialmente no Android 1.5 (no mundo todo, menos nos EUA...), tive que instalar o 2.1 por conta própria. Agora estou com a 2.1 oficial que saiu nos EUA, baixada do site da Motorola de lá, mas antes disso passei por umas 30 ROMS custom (mods). Valeu a pena pela diversão, mas em geral são instáveis, ou com bugs ou incompletas, e requerem ficar acompanhando foruns especializados (e o twitter) diariamente pra receber novas versões e correções. Ou seja, uma perda de tempo que não tem nada a ver com uso do aparelho, nem com desenvolver para ele. Depois de arrumar uma 2.1 estável tomei duas decisões. Primeira, parar de instalar mod compulsivamente e ficar nessa. Segundo, tentar comprar um próximo Android que faça as atualizações, leia-se Nexus.

A maioria deste forum teria plena capacidade técnica de atualizar a ROM, mas atualmente eu acho que a empresa é que tem que disponibilizar isso sem complicação. Ou eles atualizam logo como a Google faz com o Nexus (e a Apple também, ou mesmo Nokia!), ou liberam os fontes dos drivers de dispositivos para a comunidade compilar junto com o fonte open source do Android. O que acho ridiculo é essa guerrinha de hacker pra trocar ROM, obter root, customizar.

Para quem está indo para o Android, cuidado com a política de atualizações da fabricante que pretende comprar. De cara já digo que a Motorola é muito ruim nisso, basta procurar saber em que versões estão seus aparelhos, e comparar com a 2.3 que está saindo. Outra detalhe, obter root no Android não é só instalar um aplicativo não. É um procedimento que dependendo do modelo pode implicar na troca de ROM, ou instalar um patch via flash, e pode levar à perda da garantia. Enfim, no mundo Android tudo muito mais fechado e controlado que no Maemo (motivo pelo qual também não largo o Maemo). Outra risco de comprar um Android é vir uma versào customizada pela fabricante e/ou operadora, cheia de software inútil que não pode desinstalar e ocupa muita memória. O N900 vem só com o mínimo. Meu Dext era lento em parte por causa do Motoblur (customização da Motorola), em parte por causa do lixo que a Claro colocou na ROM... e não pode desinstalar...

Por isso volto a recomendar um Nexus, ou o One (agora só usado, eu acho) ou o Nexus S, os melhores em termos de atualização e interface limpa. Outra opção é algum outro modelo que suporte um ROM aberta mais confiável, como a CyanogenMod.
marcoxxx

Data de registro: 25 Out 2010, 14:53

Mensagempor mario.neri » 11 Dez 2010, 20:22

Cara, esse modelo da HTC, o Desire HD, sabe algo sobre ele? É fechado também e atrelado às operadoras?? Mesmo os vendidos oficialmente fora do país??
P.S: O tópico ja virou sobre android.. rsrs
mario.neri

Data de registro: 26 Ago 2010, 14:29

Mensagempor Claudio MT » 11 Dez 2010, 21:13

Realmente é uma pena o blog estar chegando ao seu fim. Acompanho praticamente desde o começo, logo quando adiquiri o tão falado N900.
Mas o fim do blog na verdade é o reflexo da Nokia com seus consumidores. Não só esse mas praticamente todos os blogs dedicados a marca nokia morreram ou se tornaram blogs de tecnologia.
Para mim a Nokia sempre foi sinônimo de celular. Era fiel a marca desde o meu segundo celular, a uns 7 ou 8 anos atrás. A nokia tinha tecnologia de ponta e os aparelhos TOP DE LINHA eram de dar inveja na concorrencia. Bonitos no Design, facilidade de uso, inovação tecnologica e uma marca sempre presente. Hoje a nokia não tem nada disso. O último aparelho que a nokia acertou foi o N95. Depois dele, todos os aparelhos TOP apresentam problemas. O N97 foi um tiro no pé, o N900 nasceu com um sistema operacional "assassinado" pela própria nokia e o N8 tras o Symbian enquanto o mundo vai atrás do android. Como eu disse, eu ERA fiel a marca, como milhoes de usuários pelo mundo. Hoje eu acho que existem uns 5 ou 6 aparelhos que me agradam mais quanto qualquer aparelho a ser lançado pela Nokia hj.

Uma pena ver a Nokia se afundar assim. Segue a passos largos o caminho traçado pela Motorola, com aparelhos engessados e parados no tempo em todos os sentidos com um único acerto em mais de meia década (o V3). A motorola aprendeu com seus erros, voltou com força no mercado com bons aparelhos e um sistema operacional que não gera desconfiança.

Vamos ver se a Nokia daqui a uns 5 anos consegue dar a volta por cima também...
Claudio MT

Mensagempor marcoxxx » 11 Dez 2010, 23:52

Claudio MT escreveu:Uma pena ver a Nokia se afundar assim. Segue a passos largos o caminho traçado pela Motorola, com aparelhos engessados e parados no tempo em todos os sentidos com um único acerto em mais de meia década (o V3). A motorola aprendeu com seus erros, voltou com força no mercado com bons aparelhos e um sistema operacional que não gera desconfiança.

Aprendeu mesmo, será? De fato, a Motorola deu uma volta por cima, ao decidir investir com tudo no Android. Mas eu percebo que ela ainda não entendeu o que é o Android, o que é um smartphone, e nem as expectativas dos clientes com eles, e esta miopia pode acabar com mais esta chance. Depois de praticamente inventar o celular, a Motorola tem uma parcela irrisória do mercado global, e mereceram isso. A visão da Motorola ainda é de fabricar um produto físico (o hardware), vender o máximo possível, e não dar continuidade de evolução nenhuma a ele, nem se preocupar como o usuário está se virando com ele. O exemplo: comprei um Dext há APENAS um ano (o que para hardware é relativamente pouco), e pela visão da Motorola ainda teria que usar Android 1.5 nele (um ano pra software é muito tempo), sendo que no percentual de aparelhos que conectam no Android market, o 2.x já é quase 90%. Ou então a Motorola espera que eu vá reciclá-lo depois de um ano de uso e comprar outro, mesmo que o tenho rode a versão 2.1 tranquilamente? Por mais que eu tivesse dinheiro sobrando pra isso, ainda seria um desperdício, não só de dinheiro, mas de recursos, matérias primas, energia ...

Minha impressão com a Motorola, como cliente, é de total descaso com a experiência do usuário. Principalmente com os clientes mais voltados para tecnologia e que querem explorar ao máximo o equipamento (que imagino que seja o publico que lê este tipo de blog!). Eu vejo a Motorola querendo agradar mais às operadoras do que aos consumidores que no fim das contas é quem escolhe E PAGA o celular. Se a operadora quer desativar o tethering, tudo bem, desativar o Voip? ok. Trocar o widget de pesquisa do google pelo yahoo! ? ok... (caso verídico do Dext, juro, e não dá pra desfazer sem trocar a ROM!). Ou encher a ROM de lixo da operadora? ok...Não quer atualizar o firmware? beleza... A miopia deles é não ver que o aparelho que eu tenho na mão tem o logotipo da Motorola, eu nem sou mais cliente da operadora que me vendeu! Existe desbloqueio por lei e portabilidade no Brasil... Procurem no twitter #motofail

Não boto minha mão no fogo por empresa nenhuma, mas comparando com a Motorola, a Nokia é uma mãe.

Já a HTC... praticamente ignora o Brasil. Apenas para falar de Android, os modelos da HTC vendidos aqui são antigos e básicos, mas com preços de lançamento top. Fala sério. Como eu gosto de comprar na loja, com nota fiscal, também ignoro a HTC, pois a única opção seria mandar trazer de fora. A Sony-Ericson é outra empresa perdida, não entendo como continua existindo. Tem apenas dois modelos de Android por aqui, na minha opinião nenhum deles vale. Já a Samsung é, ao lado da Motorola, a outra que está investindo de verdade em Android no Brasil. Torcendo para que ela entenda melhor os clientes.
marcoxxx

Data de registro: 25 Out 2010, 14:53

Mensagempor everest_mountain » 12 Dez 2010, 00:09

Boa noite a todos! Também sou leitor assiduo deste blog, o qual acesso diariamente para saber as novidades. Obrigado ao Jorge que nos ajudou bastante e que demorou para ¨desanimar¨ com a Nokia. Concordo com ele sobre este post e semana passada já havia anunciado o meu para vender. Se ainda nestas condições alguém quiser comprar o meu, comprei-o há seis meses, está impecável, nunca derrubei, não tem marca alguma, sempre usei com uma capa e está com película. Moro em Curitiba-PR e meu e-mail é marumbi_mountain@yahoo.com.br. Abraço a todos.
everest_mountain

Data de registro: 02 Ago 2010, 21:59

Mensagempor Alaor » 12 Dez 2010, 04:58

Bom, quem tiver um n900 em bom estado interessando em vender avise. De qq forma provavelmente eu vá comprar um até o fim do ano (provavelmente pela loja da nokia pra parcelar em 10x)

Eu particularmente acho que mesmo sem "novidades" ainda é melhor do que tudo que eu vi até agora. E programar pra android é um saco. Ao menos no maemo sei que tirando jogos "da moda" e outras coisas, aplicativo pro que eu preciso e quero não fico sem.

Interessados avisem em contato AT ninja net br
Alaor

Mensagempor WolfN900 » 12 Dez 2010, 10:27

Pessoal, realmente é muito ruim a saída do Jorge do campo do N900, prá mim, por exemplo, que uso bastante o aparelho no meu trabalho e aprendi um bocado com as coisas veiculadas neste blog. Entendo os lamentos de todos e também estou neste grupo. Mas queria transcrever um trecho do artigo inicial do Jorge:
"O blog não será excluído, pois acho que há muita informação aqui e que pode ser útil a todos os que possuem ou possuirão o N900. Também não se transformará num blog sobre Android. Ele nasceu tendo como tema o N900, e morrerá tendo o N900 como tema. Além do que, já há dezenas, centenas de blogs que falam sobre Android….não há necessidade de mais um.
O fórum também não será excluído, e não será fechado. Mas eu não terei mais uma participação muito ativa, visto que não usarei mais o aparelho."
Nunca duvidei do espírito amigo e colaborador do Jorge, e isso se reafirma com o trecho citado acima. E uma vez que os proprietários/usuários de N900 continuam com ele (pelo menos até desistirem/venderem/etc...), tomara que continuemos trocando informações sobre o assunto. Eu, novamente, pedi ontem ajuda sobre configuração do Gestor de Ficheiros (Portugal, sem problemas) e cinco internautas já leram o pedido. Gostaria de convidar os parceiros a continuar trocando informações. Vale lembrar que mesmo o Jorge não disse que vai sair de vez (... não terei uma participação muito ativa...).
Obrigado ao Jorge e um abraço a todos.
WolfN900

Data de registro: 29 Ago 2010, 09:47

Mensagempor lipe » 12 Dez 2010, 10:42

Como todo mundo aqui, concordo que a Nokia colocou o Maemo em um limbo mas particularmente ainda tenho alguma esperança no Meego e no N900. Esse fórum ainda é a referência em portugues para o N900 e ainda bem que o Jorge vai mantê-lo pra gente.

Obrigado por tudo Jorge e boa sorte na sua mudança.
lipe

Data de registro: 20 Mai 2010, 00:28

Mensagempor Dark Wizard » 12 Dez 2010, 13:04

Caraca, que pena! Gostava muito de vir aqui ver as novidades, muitas vezes novidades que já tinha visto em outros sites, mas por aqui era diferente. Com certeza o Maemo e o N900 tiveram uma grande perda hoje.

Quanto ao Nexus S, eu não consideraria como uma boa opção. Primeiro que, ainda que isso seja mais pessoal, ter apenas 16GB de memória sem possibilidade de expandir é um pesadelo para mim, e se somar a isso a inexistência de TV-OUT, qualquer vantagem do aparelho fica ofuscada (ainda mais se considerar a presença de modelos com HDMI). Outro detalhe é a câmera meia boca. Já existem alternativas muito melhores no mercado, mesmo de modelos antigos, e na minha opinião, meu próximo smartphone não pode ter uma câmera pior que o meu atual. O Nexus S nem se quer grava em 720P. Depois que pensando mais no futuro, ano que vem estão chegando os primeiros smartphones com a nova geração de processadores, e os processadores de 1GHz já estão no mercado a bastante tempo, ainda que já tenham passado por atualizações, como a nova versão do Snapdragon ou o Cortex A8 de 1GHz (Hummingbird). É só esperar mais um pouco para por as mãos em um OMAP 4 ou um Tegra 2, ambos dual-core. Sem contar que uma das grandes vantagens do Hummingbird é sua placa de vídeo PowerVR SGX 540, que no mundo Android praticamente só serve para benchmark.

Já se existe a possibilidade de trocar de smartphone todo ano, isso não é problema. Compra-se o N900 ano passado, e 1 ano depois troca por um novo, dai ano que vem troca de novo. Eu bem que queria fazer o mesmo, mas apenas talvez tenha dinheiro para trocar novamente ano que vem, então tenho que fazer bonito (ie. fugir da Nokia, procurar um hardware avançado, e não abrir mão de funções).

Te desejo muita sorte na sua nova escolha! E seria legal se daqui a um tempo você voltasse aqui para descrever suas experiencias com o Nexus! :D
-------------