Nexus S e N900

Comentários de textos colocados no blog

Nexus S e N900

Mensagempor jaguilar » 16 Jan 2011, 10:27

jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Re: Nexus S e N900

Mensagempor Jotoco » 16 Jan 2011, 15:00

que bom que você resolveu nos atualizar na sua compra do nexus S. Até pouco tempo atrás estava querendo um galaxy tab, então depois de instalar o nitdroid no meu n900 percebi que o Android engatinha em questões de multi tarefa e tal. Fiquei frustrado.

Simplesmente não consegui tirar do Android o mesmo uso que eu faço no maemo. Principalmente sinto falta do transmissor FM e saída de Tv.

Queria saber do que você sente falta, se sente, e também do que você gostou. legal saber que existem diversas opções pras mesmas tarefas, apesar de não achar que o n900 peca em nenhuma dessas (exceto navegação por voz...), então pra mim não faz muita diferença.

Obrigado e continue mandando notícias do lado android da força
Jotoco

Data de registro: 22 Jul 2010, 11:06

Mensagempor Dark Wizard » 16 Jan 2011, 19:42

Que bom que você está gostando do novo aparelho! Boa sorte com ele. Só cuidado com o uso excessivo da palavra mágico, ou receberás uma ligação da Apple! :lol:
-------------
Powered by N900 @850MHz! :D
Dark Wizard

Data de registro: 09 Abr 2010, 12:53

Mensagempor jaguilar » 16 Jan 2011, 21:12

Jotoco escreveu:que bom que você resolveu nos atualizar na sua compra do nexus S. Até pouco tempo atrás estava querendo um galaxy tab, então depois de instalar o nitdroid no meu n900 percebi que o Android engatinha em questões de multi tarefa e tal. Fiquei frustrado.

Eu gostei da multi-tarefa dele! Não é tão intuitiva quanto a do Maemo, isso é um fato inegável. Mas ela está lá e funciona bem. Na verdade o que notei é que quem diz se o programa deve ser fechado é o próprio programa. Por exemplo: ao clicar no botão de voltar no Angry Birds o jogo pergunta se quer mesmo sair. A mesma ação no Twidroyd manda o programa para segundo plano (e ele continua atualizando os tweets...para fechá-lo é necessário escolher a opção no menu do programa).

Jotoco escreveu:Simplesmente não consegui tirar do Android o mesmo uso que eu faço no maemo. Principalmente sinto falta do transmissor FM e saída de Tv.

Como eu já disse muito: é tudo questão daquilo que se precisa do aparelho. Essas são duas funções que nunca utilizei efetivamente no N900, e não me fazem falta nenhuma! Mas quanto ao transmissor, já li que o chip colocado no Nexus S possui sim rádio FM e transmissor FM....só não fizeram os drivers para ele (coisa que, se realmente verdadeira, logo será resolvida por alguém).

Jotoco escreveu:Queria saber do que você sente falta, se sente, e também do que você gostou. legal saber que existem diversas opções pras mesmas tarefas, apesar de não achar que o n900 peca em nenhuma dessas (exceto navegação por voz...), então pra mim não faz muita diferença.

Acho que a única coisa que vou efetivamente sentir falta é da luz de notificação. O Nexus S não possui uma, então para saber se há alguma mensagem, ou chamada perdida, ou qualquer outra coisa assim é preciso ligar a tela. Acredito que isso tenha sido uma falha feia no projeto.

Dark Wizard escreveu:Só cuidado com o uso excessivo da palavra mágico, ou receberás uma ligação da Apple! :lol:

Mas vai ter que ser direto do tio Isteve! :)
jaguilar
Site Admin

Mensagempor Jotoco » 17 Jan 2011, 00:31

jaguilar escreveu:Eu gostei da multi-tarefa dele! Não é tão intuitiva quanto a do Maemo, isso é um fato inegável. Mas ela está lá e funciona bem. Na verdade o que notei é que quem diz se o programa deve ser fechado é o próprio programa. Por exemplo: ao clicar no botão de voltar no Angry Birds o jogo pergunta se quer mesmo sair. A mesma ação no Twidroyd manda o programa para segundo plano (e ele continua atualizando os tweets...para fechá-lo é necessário escolher a opção no menu do programa).

Isso pra mim quebra demais. Acostumei com o Maemo e o multi-tarefa do Android, pelo que você disse, não mudou nada. Então pra mim continua não atendendo as necessidades mais básicas. Estava usando meu n900 pra estudar, tendo aberto nele 2 pdfs, 2 páginas da internet, escutando música enquanto ligado na TV. Mudar entre os Pdfs era muito fácil e rápido (1 era uma prova, e o outro uma apostila) e quando precisava buscar mais informações tinha 2 janelas do browser abertas estrategicamente para me auxiliar.

Isso eu não acredito fazer no Android, até porque no browser dele, pelo menos no NitDroid, eu tenho que apertar um botão pra abrir o menu, apertar pra abrir a tela de abas, depois selecionar a aba que eu quero, e nem imagem de cartões tem pra auxiliar saber qual eu preciso.

Mesma coisa nos 2 pdfs, sem a imagem fica difícil, e ter que ficar apertando e segurando um botão consome tempo quando se vai fazer a operação diversas vezes por hora.

Outra coisa é a falta de ferramentas básicas, como por exemplo um gerenciador de arquivos! Como assim? E a ZONA que vira o menu de aplicativos? Como raios eu acho a porcaria do que eu quero abrir dentro daquele menu com TUDO jogado misturado e bagunçado? E as configurações? Pessoal reclama que precisa de muitos cliques pra mudar configs nos Nokia, nunca tiveram que mexer num android, eu acho. Pelo amor de Deus, é muito complicado achar as opções, isso quando elas existem porque parece que tudo é feito pra simplificar e escondem as opções com medo do usuário fazer merda, mais ou menos igual o windows/mac.

Sei lá, simplesmente não me dei com o sistema. Queria muito um tablet de 7" com Android, mas agora eu vou esperar os tablets com webOS, ou então mesmo tablets windows ou dual-boot. E talvez até mesmo esperar o Meego. Sim, por mais que eu esteja magoado com a Nokia, infelizmente os outros ainda não chegaram no nível que eu gostaria.

Só pra ficar claro o que eu gostaria num celular/tablet no momento:

Tela grande multi-toque (infelizmente o n900 não tem isso, mas tem uma tela resistiva com sensor de pressão que é excelente pra desenho no mypaint)

Bom som interno

Excelente câmera (a do n900 é excelente, se quiser posto umas fotos, basta saber usar, mas queria uma tipo a do n8. No Android ainda não vi nenhuma que chega perto, e se for pra super-saturar cores pras fotos ficarem bonitas (mas completamente irrealistas) eu passo, viu tio Jobs.)

Transmissor FM (sim, eu uso pra caramba, o som do meu carro só toca FM do n900, praticamente)

GPS bom e confiável com mapas que eu possa usar offline (cobertura de rede nas estradas é péssima)

Saída pra TV, bônus se for HDMI e em alta resolução (aqui acho que só o n8 manda 720p na HDMI, se não estou enganado, certo? O resto manda a mesma resolução da tela do celular)

MULTI-TAREFA de verdade! (Esse ponto é um dos principais, só WebOS e Maemo concorrem aqui, na minha opinião, o resto é tudo pseudo-multi-tarefa)

Liberdade pra fazer o que eu bem entender com o meu aparelho. Desculpa tio Jobs, JAMAIS comprarei nada seu. Não quero iTunes na minha máquina, não quero ninguém limitando meu uso do bluetooth, nem mesmo quero alguém limitando minhas pr0n. Não uso muito, mas se eu quiser eu tenho que poder.

Flash. SIM, flash é ótimo! Vivo assistindo vários vídeos na net, live streams e tal e TUDO ainda uso flash. Quando conseguirem DECIDIR qual o formato de vídeo será o padrão do HTML5, e depois implementarem essa porcaria, quem sabe o flash fica obsoleto, até isso, não abro mão dele.

Suporte a diversos codecs de vídeo/áudio. SIM, eu quero uma central multi-mídia, não um celular. Perdi as contas de quantos filmes assisti na TV de 52" usando a saída de vídeo do n900. Fica ótima a qualidade, imagina se fosse HD?

Opcional, mas extremamente bem vindo, USB on the go. Plugar pen-drives e celulares inferiores via USB e utilizá-los de escravos? Claro! Usar teclado/mouse? Óbvio! Viva os modders do n900!

Basicamente é isso. Sou exigente, por isso escolhi o "monstro" (em vários sentidos) que é o n900 e pelo jeito vou esperar MUITO até poder trocar de celular.

EDIT:

Descobri porque não conseguia compartilhar a 3g do meu e71 pro n900 no NITDROID, o Android não tem suporte a ad-hoc em wifi. Uma coisa tão primitiva que o symbian faz tem quase 8 anos. Pra funcionar tem que fazer tudo o que o link abaixo mostra, eu hein. E usar o n900 é complicado?

http://talk.maemo.org/showthread.php?t=67983
Jotoco

Data de registro: 22 Jul 2010, 11:06

Mensagempor flavio » 17 Jan 2011, 08:41

Jorge,
qual foi a dificuldade com a bestbuy? alguma dica sobre isto?

E outra coisa: quanto aos contatos, se voce usa o gmail e poderia sincronizar os contatos do N900 com o google, deveria ser automático a "importação" deles pelo Nexus S (direto do google). Ou estou falando bobagem?
Flavio
flavio

Data de registro: 23 Mar 2010, 04:09

Mensagempor Andrew Max » 17 Jan 2011, 09:14

Li em algum lugar que o 3G do Nexus S não funciona no Brasil. É verdade?
Andrew Max

Mensagempor jaguilar » 17 Jan 2011, 11:51

Jotoco escreveu:Isso pra mim quebra demais. Acostumei com o Maemo e o multi-tarefa do Android, pelo que você disse, não mudou nada. Então pra mim continua não atendendo as necessidades mais básicas. Estava usando meu n900 pra estudar,......

Isso é algo que eu sempre falei e continuo falando, e acho que sempre falarei: não existe aparelho melhor ou aparelho pior. Existe aparelho que funciona melhor com um usuário, e aparelho que funciona melhor com outro usuário.

O Android está funcionando mais que perfeitamente pra mim, Jorge, para o que eu, Jorge, uso! Assim como o Maemo está funcionando bem para o que você, Jotoco, usa! :)

Andrew Max escreveu:Li em algum lugar que o 3G do Nexus S não funciona no Brasil. É verdade?

Esse "algum lugar" deveria aprender a ler e ir na página de especificações do aparelho e ver as frequências que ele possui. ;)

Lá está bem claro e nítido: Quad-band GSM: 850, 900, 1800, 1900 Tri-band HSPA: 900, 2100, 1700 HSPA type: HSDPA (7.2Mbps) HSUPA (5.76Mbps)

Portanto segue o mesmo padrão de diversos aparelhos mais novos (inclusive o próprio N900): não funciona na frequência de 850MHz.

flavio escreveu:qual foi a dificuldade com a bestbuy? alguma dica sobre isto?

A BestBuy precisa comer MUITO, mas MUITO, mas MUITO arroz com feijão para ter uma logística próxima da Amazon na venda online. Eles podem ser muito bons nas lojas físicas....mas no mundo online a experiência foi horrível.

Vou tentar resumir. A primeira coisa é que só é possível comprar 1 aparelho. Como queríamos trazer 2, eu tive que fazer uma compra e o Lito teve que fazer outra. Mandamos entregar no apartamento de um conhecido em Newark, próximo a New York. Tínhamos que rezar para que a entrega fosse feita antes do dia 24 de dezembro, pois o cara viria nesse dia pro Brasil. A UPS tentou entregar duas vezes no dia 23 e uma no dia 24, mas não encontrou a pessoa (era obrigatório assinar, do contrário era só deixar o pacote lá). Então em 5 dias os aparelhos seriam retornados pra BestBuy e a compra estornada. Tentamos falar com a BB para mudar o endereço de entrega, mas eles só permitiriam para outro lugar em Newark mesmo (e queríamos para New York). Sem contar que teoricamente não entregam em hotéis (o que ajudaria um pouco). Desistimos e deixamos os aparelhos voltarem e a compra ser estornada.

Tentamos uma nova compra, dessa vez com endereço de entrega em New York, na casa de uma amiga. Como o limite do meu cartão tinha sido atingido, eu não poderia usá-lo. Usamos outro. O final dessa compra: o pedido do Lito foi recusado porque ele usou o mesmo cartão da compra anterior (e um cliente só pode comprar um, lembra?). A compra com o outro cartão também foi recusada porque foi usado o mesmo endereço e telefone desta segunda compra que o Lito tentou.

A única solução foi tentar comprar nas lojas físicas. Assim conseguimos apenas um (só havia um na loja) através dessa amiga em New York, e o outro foi graças à esposa do Lito que foi buscar os aparelhos, que encontrou numa outra loja física mais um aparelho. E nesse meio tempo o próprio Lito tentou fazer mais uma compra online, usando um outro cartão "virgem", na esperança de que talvez ele fosse entregue antes da esposa voltar. Acabou conseguindo, então ela voltou com 3 aparelhos.

Mas a experiência de compra com a BestBuy foi horrível. Só volto a comprar algo com eles se não tiver mais opção.

flavio escreveu:E outra coisa: quanto aos contatos, se voce usa o gmail e poderia sincronizar os contatos do N900 com o google, deveria ser automático a "importação" deles pelo Nexus S (direto do google). Ou estou falando bobagem?

Não falou bobagem não....tanto que assim que liguei o Nexus e informei usuário e senha do Google ele puxou os contatos que já estavam por lá.

O problema era sincronizar os contatos do N900 com o Gmail. Nunca tinha feito isso, e achei que instalar um programa ou configurar uma conta de Exchange pra isso seria demais....provavelmente teria sido mais rápido.... :)
jaguilar
Site Admin

Mensagempor marcoxxx » 17 Jan 2011, 12:00

Sobre a multitarefa (de aplicações), eu já tinha comentado isso no tópico "É o fim". No N900 cada programa roda totalmente independente, e a tela fica esperando no mesmo ponto (no mesmo estado) quando se muda de programa, como em qualquer sistema desktop. No Android ao contrário, quando um app vai pra segundo plano, o que vai acontecer com ele depende do desenvolvedor, de como projetou a aplicação. Ou seja, menos poder para o usuário. Isso é feito teoricamente para poupar recursos, mas com a tendência de recursos aumentando nos smartphones e sabendo que o N900 JÁ FAZ multitarefa total, como se espera, não vejo vantagem nisso.

Isso também está ligado ao problema dos task killers. No Android o conceito é que sistema é que decide quando um programa em segundo plano vai ser fechado . Por isso os programas não tem a função de sair. E por isso também o Android não vem com um " gerenciador de programas", ou task killer, porque em teoria não seria necessário. Como o gerenciador automático nativo nem sempre funciona bem, os apps de task killers proliferaram no market. Atualmente estou tentando sobreviver no Android sem usar task killer, só pra ver até onde esse conceito funciona. Parece que no 2.x isso melhorou um pouco, no 1.5 era um lixo. Mas por segurança, ainda tenho o Android System Information, que permite parar um aplicativo mal comportado se necessário.

Comparando sistema operacional, o N900/Maemo 5 é muito superior, digo isso usando os dois no dia a dia. Só não dá para usar apenas o N900 porque falta a ele o Market cheio de aplicações para baixar, e possibilidade de publicar uma aplicação que ficará visível a milhões de usuários. Fora isso, o Android não é melhor em nada ao N900+Maemo 5. Pena, porque o que vai vencer no mercado a curto-médio prazo é Android mesmo. Mas isso já era previsível desde o primeiro dia do N900. Nâo acredito muito... mas gostaria que o Meego viesse com os mesmos benefícios conquistados pelo Maemo 5, e com capacidade de competir com o Android, de ser uma alternativa prática para usuários não técnicos. O que a Nokia devia focar é no market.
marcoxxx

Data de registro: 25 Out 2010, 14:53

Mensagempor marcoxxx » 17 Jan 2011, 12:34

Sobre o Nexus S: há um mês atrás era meu sonho de consumo. Agora outros lançamentos recentes que já estão me fazendo repensar, tipo Atrix 4G, com mais memória, mais processador. Em se tratando de Android, o aparelho em si, ou mesmo o fabricante, é menos relevante que no N900, pois de certa forma eles são equivalentes.

Sobre a bestbuy, coisas como essas que me fazem fugir de comprar fora do país. Não teria paciência pra isso... e mais, como fica na eventualidade de ter que usar a garantia ou manutenção? Manda, de volta pá, lá? Muita trabalheira, pra mim celular nenhum vale este esforço.

Sobre o Nexus S funcionar no Brasil. Aqui existem algumas operadoras usando 3G 850, aqui no Rio é a Claro. Nada na política da Google impediria que a versão para ser vendida aqui tivesse um firmware adaptado para funcionar nesta frequência. Eles estão mais preocupados com "A experiência Google" do usuário, que em nada é alterada pela frequência de 3G. Como também falei no outro tópico, na maioria das vezes o acessos dos radios 3G é definido apenas por software. Eu vi exatamente isso ao mudar a ROM do meu Android anterior, que era um Dext, só trocando programa mudou as frequências usadas. No casoi saiu o 850 porque eu gravei o firmware americano, mas foi intencional, eu era cliente Vivo.

Mas, se realmente o Nexus S nacional vai ou não funcionar em 850, vai depender de muita coisa, incluindo negociações com operadoras. Note que ao contrario do Nexus One, que seria vendido apenas pelo site, no S o Google já se rendeu às operadoras e está vendendo via operadoras e com subsídios. Então se a Claro quiser vender Nexus S, e a Google-Sangung aceitarem a proposta, tecnicamente nada impede a mudança do firmware, que é muito simples. Mas só esperando pra ver.
marcoxxx

Data de registro: 25 Out 2010, 14:53

Próximo

Retornar para Comentários do Blog