Brain Party, para as horas de ócio

Comentários de textos colocados no blog

Brain Party, para as horas de ócio

Mensagempor jaguilar » 05 Abr 2010, 15:21

jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Re: Brain Party, para as horas de ócio

Mensagempor Sheron Avelino » 06 Abr 2010, 09:23

Sinto falta (muita falta mesmo) de um jogo mais expressivo, de maior "poder" e dinamismo no N900. Um hardware como ele, com aceleração gráfica, um processador nada modesto e uma memória bem parruda, merecia rodar jogos de ponta, jogos bem mais elaborados. Fico impressionado, de fato aquela velha máxima de que "tudo que é proibido é mais gostoso", cai muito bem nesse caso. Um sistema totalmente aberto e livre, sem nada de interessante e atrativo, de fato foi feito. É inevitável a lembrança e indiretamente a comparação com o nosso velho conhecido iPhone (já disse aqui em vários comentários e não é segredo pra ninguém que uso os dois aparelhos, tanto um iPhone 3G e o N900, e que não escondo também minha preferência explícita pelo meu antigo N95 8Gb ao iPhone). Pô, o aparelho da Maçã é totalmente "vetado" para o que a Apple quer, é necessário artifícios extra-oficiais (jailbreak) para que se possa ter uma liberdade mais efetiva no aparelho e incrivelmente TUDO que é feito a nível de "facilidades" ou atrativos comerciais para o usuário, é imediata a associação de que para aquele programa, aquele plugin, aquele jogo, enfim aquele "software" por assim dizer, deve existir (quase que por obrigação) uma versão para o aparelho da Maçã. Isso quando não é criado diretamente pra ele e depois é levado para outras plataformas. Os desenvolvedores parecem amar de fato fazer coisas para o iPhone (e agora o iPad), e porque? Sinceramente não sei responder isso. O N900 sinto nitidamente uma forsação de barra para que algumas coisas ocorram, não sei esmiuçar melhor essa minha impressão, mas sei que é assim. Um exemplo prático e que muito me deixa triste, é que faz uns três meses que tento (em vão) instalar o Quake III Arena no N900 através dos repositórios e não consigo, instalo e nada ocorre, à pesar do ícone (atalho) estar lá, ou tenho que reeinstalar e sempre é necessário uma manobra quase que malabárica para fazer isso. Confesso que não sou muito fã, de fazer coisas pelo terminal (nem sei como ficar root), não me sinto conhecedor do sistema para ficar operando o aparelho pelo terminal, aliás convenhamos, não é para ser dessa forma, porque sinceramente, um médico, um empresário, um comerciante, um advogado, um químico industrial, uma artista, um professor, enfim, pessoas comuns não precisam ter a obrigação de ter conhecimentos de programação para poder ter acesso "ilimitado" ao aparelho. Se é assim, penso então que ele não foi feito pra mim nem pra massa da população e sim para programadores e afins, aliás essa talvez seja a resposta para a minha pergunta quanto ao sucesso dos apps para o iPhone e a motivação dos seus desenvolvedores, a SIMPLICIDADE. Sim, apenas isso, tudo é simples, rápido e direto. O Mesmo jogo (Quake III Arena), achei rápido e fácil na internet (no Cydia), baixei, enfim tudo deve ter durado uns 2 (DOIS) minutos no máximo, entre procura e instalação do jogo, funciona que é uma beleza, já no N900... Fico pensando se no iPhone já é show, imagina no N900 (aceleração gráfica, maior resulução da tela, processador mais rápido, enfim, seria um luxo... seria se eu conseguisse instalar!) Este é só um dos exemplos, jogos como Asphalt 4, Resident Evil - Degeneration, Call of Duty, Driver, Assassin`s, Hero of Sparta, enfim jogos que são de diversas outras plataformas, mas que foram "adaptados" ao iPhone OS. Ok o iPhone existe desde 2007 e o N900 começou ser vendido em dezembro de 2009, mas poxa, tudo é muito esquisito... Jogos, sinceramente, bobos, simplórios de mais, que soam apenas que estão ali para fazer número, isso sem falar na falta de aplicativos úteis (salvo alguns, que são de fato excelente, como o ótimo - sem demagogia - Pysafe, o Transmiter FM, eCoach, Rec, entre outros bem úteis e bacanas), e sim sei que 80% dos apps da Aplle são INUTEIS, mas a questão que os úteis estão lá, isso que importa, poxa existem pessoas que compra um Next One (Google), um Milestone (Motorolla) ou até mesmo um HTC (Magic, HD 2...), só pela possibilidade da loja de aplicativos, são milhares. Isso sem falar no iPhone e sua incrível iStore. Não estou criticando a Ovi Store, por mais estranho que pareça, acredito imensamente no potencial dela, estou me referindo aos desenvolvedores mesmo, falta de opção de coisa para o N900, ao alto nível de conhecimento técnco exigido para se manipular com segurança e destreza o N900 via terminal, pois se não é assim quase nada pode ser feito essa é a verdade, ao fato de eu ter a lamentável sensação de ter um "elefante branco" em minhas mãos. Triste, mas meu N900 está com o pé na cova, acho que falta bem pouco para eu me despedir dele e quem sabe para minha produtividade eu pegue um E72 e continue a me divertir com meu iPhone velho de guerra, pois isso ele faz muito bem, só sendo uma lástima quando o assunto é trabalho e coisa séria, nesse ponto a Nokia da uma surra (e bem doída) no xodó da Maçã. Eu que o diga!

P.S: Desculpem o desabafo!
Sheron Avelino

Data de registro: 23 Mar 2010, 21:06

Mensagempor PauloAmora » 06 Abr 2010, 09:45

Sheron, sobre o Quake III Arena especificamente:

Você instalou dos repositórios, mas chegou a copiar os arquivos do cd para o N900? Mesma coisa ocorre com o Duke Nukem, vc tem que ter o jogo original para poder copiar alguns arquivos do CD para o N900. Por isso eu só jogo OpenArena nele, e o resultado final é surpreendente. Concordo sobre a imaturidade do aparelho, mas isso se deve à falhas da Nokia que tem sua lojinha de aplicativos problemática, uma loja que não vende. Garanto que se a Ovi Store estivesse 100% operacional, você veria muita coisa aparecendo. PR 1.2 vem logo!!!
PauloAmora

Data de registro: 23 Mar 2010, 12:03

Mensagempor Sheron Avelino » 06 Abr 2010, 10:36

Sim, é bem por aí mesmo, acredito que tudo acaba passando pela Ovi store.
Quanto ao jogo, não tenho o jogo original (nem pirata) e por consequencia não coloquei os arquivos requeridos no aparelho. Mas é extamente disso que estou falando, por que, que com o iPhone acaba sendo diferemte? Tudo é pronto, rápido e de facílimo acesso, complicação ZERO! É impressionante, simples se quero algo baixo na Apple Store, se não têm baixo no Cydia, pronto, às opções são quase que ilimitadas, não consigo aceitar que um hardware tão eficaz e poderoso como N900 se limite a app tão "pobres" (repito, salvo alguma excessões), acho quase uma truculência, um desperdício usar meu N900, quando não estou trabalhando com ele, usá-lo basicamente para ver filmes e ouvir músicas (sendo que sua qualidade de som é MUITO MELHOR que do iPhone e ver filmes nele no avião, é simplesmente maravilhoso)!
Quanto aos aplicativos, como disse, concordo com você, no fim das contas a Ovi Store que acaba prejudicando tudo, mas isso não impede de podermos ter diversos outros app em lojas "paralelas", inclusive pagos, para que nosso poderoso N900 sai dessa inérsia quase que interminável.
Editado pela última vez por Sheron Avelino em 06 Abr 2010, 14:04, num total de 1 vezes
Sheron Avelino

Mensagempor jaguilar » 06 Abr 2010, 12:52

Na minha opinião há tantos programas bons para o iPhone por um único motivo: dinheiro. Por mais que o software livre tenha uma bela filosofia, é o dinheiro que move o mundo.

Para que uma grande empresa como a EA (Eletronic Arts, que faz por exemplo o Need For Speed) vai colocar recursos (portanto gastar dinheiro) para desenvolver pra um aparelho com o qual não tem retorno garantido? A Rovio (Angry Birds) apostou, e deve estar decepcionadíssima com o resultado. Ela simplesmente não consegue vender o seu produto porque o local onde isso deveria acontecer não funciona.

A Sygic cansou de esperar pela Ovi Store e passou a vender seu produto no próprio site. A mesma coisa com o Joiku Spot.

Isso tudo sem contar com a "cultura" de quem usa o aparelho. Veja os números publicados no Zeletron, comparando as lojas virtuais (vou colocar somente a App Store e a Ovi Store):
- aplicações: 140.000 na App Store e 2.500 na Ovi
- downloads: 3 bilhões na App e 10 milhões na Ovi
- base de usuários: 75 milhões na App e 250 milhões na Ovi (somente aparelhos Symbian)

O que esses números mostram? Que a Ovi Store precisa comer muito arroz com feijão ainda, mesmo tendo uma base de usuários mais de 3 vezes superior. Só que aí vem mais um detalhe: um iPhone sem conexão à internet é nada. Mas muitos usuários de celulares Nokia o usam como pré-pago. E pré-pago não tem acesso à internet tão simples assim....portanto caímos novamente no tipo de usuário de cada aparelho.
jaguilar
Site Admin

Mensagempor Sheron Avelino » 06 Abr 2010, 14:03

Mas acho um contra-senso uma pessoa que possua um Nokia N900, um E72 ou até mesmo um tablet N810 e não tenha conexão a internet. Insano e totalmente insensato. Sim, com certeza, iPhone não passa de "peso de papel" ou quase isso, sem uma conexão 3G ou Wi-Fi que seja, mas quem compra também um N900, sejamos bem sinceros, fará o que de interessante com ele, se o usa como pré-pago? Pra ver filmes? Ouvir música? Jogar joguinhos? Na boa, um PSP é bem mais barato e fará isso bem melhor (salvo pela resolução da tela, que perde para o do N900), isso sem dúvida alguma é sub-utilizar o aparelho drasticamente (não que entorno de 90% da população que use iPhone, não faça isso também, ou seja, têm o aparelho e simplesmente desconhece a maioria de todos os seus recursos e funcionalidades). Penso que um aparelho como o N900 (diferentemente do N97, por exemplo) será para um público "diferenciado" também. A diferença está, em minha opinião, no que irá fazer com o aparelho e não quem o pode comprar. O N900 é MUITO SUPERIOR que o iPhone, em tudo, mesmo o que parece ser seu pior inimigo, a tela resistiva, não é o que o põe abaixo, a bateria, não se iludam, a do iPhone só era boa enquanto ele não era 3G, hoje em dia com Wi-Fi ligado direto, assistindo um vídeo/filme, ou o usando como iPod e ainda usando com sua função primária que foi destinado (a de telefone), ela vai embora em um dia, não deixando nada dever para o N900, e que se pensarmos que no caso do N900 ainda podemos ter uma bateria reserva, o iPhone cai por terra de vez.
No fim, voltamos e caímos na lástima da Ovi Store... Talvez se ela funcionasse, quem sabe tudo pudesse ser diferente? Aí penso, com o MeeGo será diferente? Enfim... pelo menos o blog aqui vale muito à pena ler!
Editado pela última vez por Sheron Avelino em 06 Abr 2010, 15:49, num total de 1 vezes
Sheron Avelino

Mensagempor jaguilar » 06 Abr 2010, 14:51

Eu também acho um contra-senso sem tamanho alguém ter um smartphone (seja ele qual for) sem uma conexão permanente à internet disponível. Mas há pessoas que compram aparelhos apenas porque eles estão na moda, e não porque efetivamente irão utilizá-lo.

Pra mim, por exemplo, um iPhone não serviria. Muitas vezes eu uso o programa de navegação em conjunto a um programa de rastreamento (atualmente, o Ovi Maps junto ao eCoach). Isso seria impossível fazer no iPhone hoje (sem multitarefa). Sem contar que não gosto de ser obrigado a "hackear" o aparelho para instalar o que eu quiser (e não apenas o que a Apple permitir).

Mas eu me dou muito bem com o N900. Eu tenho uma amiga que está sempre com o último aparelho lançado. Ela não quis um iPhone, e hoje em dia está com um N97....tanto o marido dela quanto eu temos certeza que depois de 2 horas tentando usar o N900 ela o jogaria na parede! :)

Usuários com a mesma necessidade nem sempre usam o mesmo aparelho...
jaguilar
Site Admin

Mensagempor Sheron Avelino » 06 Abr 2010, 15:44

'Hehehehe... esse comentário foi ótimo Jorge! ;)
Sheron Avelino

Retornar para Comentários do Blog