N900: definitivamente não é um celular

Comentários de textos colocados no blog

N900: definitivamente não é um celular

Mensagempor jaguilar » 27 Jun 2010, 13:00

jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Re: N900: definitivamente não é um celular

Mensagempor Augusto M » 27 Jun 2010, 19:06

Muito bom post Jorge
Tenho estado bastante preocupado com meu n900. Ele tem algumas funções que são realmente excelentes, mas apresenta dificuldades em suprir diversas outras. Estas geralmente sãos ligadas à função de celular e às funções básicas de smartphones. Espero que a Nokia realmente tenha uma estratégia bacana para articular as ações que tem tomado ultimamente. Porque apesar de algumas me parecerem acertadas, outras ainda não fazem sentido. Pode ser por ainda não ter sido concluída ou por não ter objetivo e entendimento das mudanças do mercado corretos. Espero que seja a primeira opção. Temo que também que eu tenha errado a minha estratégia e não seja geek o suficiente para o n900.
Augusto M

Mensagempor Patola » 27 Jun 2010, 22:19

Augusto M escreveu:Temo que também que eu tenha errado a minha estratégia e não seja geek o suficiente para o n900.

O mundo seria melhor se mais pessoas fossem geeks de GNU/Linux e Unix! :P
Patola

Data de registro: 23 Mar 2010, 09:53

Mensagempor Daniel Diplay » 28 Jun 2010, 00:55

Eu acho que em termos de hardware, para ter atingido um alto nivel para suportar tudo que ha de novo, faltaram 2 coisas importantes, uma tela multi-touch (esta primordial) e um processador mais forte, eu noto certa lentidao no dia a dia, acredito que 1Ghz seria o ideal. So para salientar, ambos itens ja existem no mercado ha mais de 1 ano e poderiam ter sido incluidos nele...
Imagem N900 + Zagg Invisible Shield + bateria extra + carregador de mesa xing ling :P
Daniel Diplay

Data de registro: 23 Mar 2010, 10:33

Mensagempor Surfer » 28 Jun 2010, 02:33

Altamente de acordo, e isso eh o acontece quando se da um instrumento tao poderoso e gostoso de mexer para os geeks!! Aqui na Australia existe uma comunidade bem legal e interessada em desenvolver e discutir sobre o N900. Abracos
Surfer

Mensagempor Sheron Avelino » 28 Jun 2010, 08:56

Confesso que o N900 não foi feito pra mim, não sou geek, não manjo nada de programação, desenvolvimento ou se quer posso ser classificado como um usuário comum do sistema Linux. Admiro, mas não sei absolutamente nada dele. Sinceramente meu fascínio pelo N900 passa pelo seu robusto hardware, às "N possibiliodades" que o aparelho possa me oferecer (ainda que eu não tenha conhecimento para acessá-las ou configurá-las, minha dependência desse fórum e do blog em sí, é constante e vital), eu hoje uso dois celulares, um N900 e um iPhone, mas gostaria de ter apenas um, o N900, e sinceramente só tenho necessidade de um, tanto é que comprei outro chip só para por nele, mas infelizmente minha falta de conhecimento técnico, às limitações de software e a falta de recursos como certos aplicativos, me obrigam a manter meu iPhone na ativa, pois querendo aceitar ou não, é fato que ele (o iPhone) é extremamente simples de usar, funcional em tudo, recursos e aplicativos não faltam (úteis e inúteis - ainda que este último seja a grande maioria), além de ser extremamente agradável aos olhos. Mas nada disso me faz gostar mais dele do que do N900, muito pelo contrário, pois se formos comparar nas posssibilidades, o N900 é extremamente superior, aliás não só ao iPhone, mas a qualquer celular do mercado, sem dúvida alguma. Mas Digo, esperançoso, que quando esse dia chegar (espero que em breve, pois em dezembro faz um ano o lançamento oficial do N900) venderei meu iPhone sem pezar algum, pois o uso apenas como "muleta" já que infelizmente meu "corpo" ainda não responde às minhas vontades e necessidades. O que me alenta é a intensa carga de informações que conseguimos aqui no fórum, já tive alguns momentos de desespero e angústia, e às pessoas desse fórum me safaram. Seja com coisas mais graves ou menos graves, a ajuda veio, e nem tardou tanto. Penso que tudo de alguma maneira tende a se equilibrar, e esse blog acaba sendo o peso certo para deixar o fiel da balança em igualdade, uma vez que a Nokia não o faz.
Sheron Avelino

Data de registro: 23 Mar 2010, 21:06

Mensagempor Murdock » 28 Jun 2010, 09:28

Vou acrescentar mais um na lista dos que não são os usuários finais que a Nokia gostaria para o aparelho. Estou longe de ser um geek, ainda mais de Linux, sabia que ele rodava o sistema mas me apressei na compra e não imaginava que precisaria saber muito para modificar algo e que, com o básico, ficaria limitado.

Pelo número de vendas, o SO, acho que esse aparelho é um experimento, talvez sejamos cobaias e se bobear não haverá outros aparelhos similares. Não dá para entender muito a estratégia pois é um aparelho caro para um grupo restrito de usuários, não é simples de usar e não possui recursos simples como os já citados e que o usuário comum espera de um celular, mesmo que o N900 não seja um. Aliás, vindo de uma empresa de celulares, sendo sempre anunciado e vendido como celular, dificilmente alguém vai comprá-lo pensando que não é um celular.

Admito, estou meio decepcionado com o aparelho, até com o que sempre ouvi de que Unix, Linux não precisa reiniciar. Vira e mexe, quando instalo um aplicativo o bicho fica sem som ou com algum erro e preciso reiniciá-lo. De qualquer forma, como bom teimoso (e por não querer pensar que desperdicei $$$), estou tentando me adaptar e vendo quais as reais utilidades para tantos aplicativos disponíveis para outros SOs.
Murdock

Data de registro: 10 Jun 2010, 22:06

Mensagempor jaguilar » 28 Jun 2010, 12:47

Murdock escreveu:Admito, estou meio decepcionado com o aparelho, até com o que sempre ouvi de que Unix, Linux não precisa reiniciar. Vira e mexe, quando instalo um aplicativo o bicho fica sem som ou com algum erro e preciso reiniciá-lo.

Mas isso é falha do software mesmo! E se bobear falha do instalador!!! A pessoa tem preguiça de fazer todo o processo de instalação/configuração como se deve, e acha mais fácil simplesmente mandar reiniciar o aparelho.

Eu uso GNU/Linux no meu computador pessoal há alguns anos, e até hoje só vi a necessidade de reiniciar o aparelho apenas em dois casos: atualização da libc e atualização do kernel. Qualquer outro programa que seja instalado não requer a reinicialização....sequer módulos do kernel!
jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Mensagempor Daniel Teixeira » 28 Jun 2010, 14:09

Não estou entendendo o drama em relação ao N900. Ninguém precisa ser gênio da informática para desfrutar de suas virtudes. Sou dentista, entendo apenas o básico de informática, nunca usei Linux e estou plenamente satisfeito com o meu N900. Navegação na internet, Emails, Alarmes, a fantástica integração Google Talk/Skype/Ligação normal, chamada com vídeo, programas para conversão de medidas, IM, Jogos, etc... está tudo lá, fácil, simples, amigável. Estou com o meu desde Dezembro e mesmo Overclock eu fiz no meu sem maiores dificuldades. Precisa de um programa? Pesquise nos repositórios, procure um pouco, se informe um pouco e poderá aproveitar ao máximo este notebook de bolso.

Repito, não sou geek, acho que nunca precisei entrar no terminal, e mesmo assim estou plenamente satisfeito com o meu N900. Sem dramas, sem crises existenciais, sem complexo de inferioridade.

Abraço a todos.
Daniel Teixeira

Data de registro: 23 Mar 2010, 10:24

Mensagempor _Sem_Nick_ » 28 Jun 2010, 14:21

Bom pessoal, confesso que antes de pegar meu N900 fiquei muito preocupado com a quantidade de programas para ele. A única coisa que me faz falta, e muita, cabe ressaltar, é não conseguir acessar bancos por ele. No resto, é só alegria. Um celular fantástico, uma ferramenta muito poderosa!
Diga-se de passagem que não sou usuário Unix/Linux e nem um geek de plantão.
XTZ 250X
N900
Compaq 2510p
_Sem_Nick_

Data de registro: 29 Abr 2010, 23:38

Próximo

Retornar para Comentários do Blog