Android - Auto uploader

Destinado a assuntos gerais, que não se encaixam nos anteriores

Android - Auto uploader

Mensagempor flavio » 01 Abr 2011, 15:53

caro Desenvolvedor !

o Auto Uploader é espetacular ! ainda tô testando, já comprei e daqui a pouco vou estrelar ele lá no android market
funcionar, num teste rápido que já acabei de fazer, já funcionou !
já comprei e nem li ainda a página do "desenvolvedor" e lá deve ter resposta para a primeira dúvida: todas as fotos (picasa) vão para o álbum Drop Box ? não tem jeito de configurar para outro álbum ?

Muito bom Jorge ! parabéns !!
Flavio
flavio

Data de registro: 23 Mar 2010, 04:09

Re: Android - Auto uploader

Mensagempor jaguilar » 01 Abr 2011, 18:13

Por enquanto, não tem como configurar! Mas está nos planos permitir selecionar para qual álbum a foto vai tanto no Picasa quanto no Facebook (e nos próximos serviços que serão implementados e permitirem essa seleção).

Deixei isso pra depois porque o Picasa deu tanta dor de cabeça pra conseguir fazer funcionar que até me desanimou!
jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Mensagempor flavio » 01 Abr 2011, 19:38

Jorge, está muito bom mesmo.
Tenho três dúvidas que mesmo lendo isto http://autouploader.aguilarj.com/index.php?title=Main_Page não resolveu:

- o que é o Clear DB?

- em Technical information/how it works está assim When a network error occurs while uploading the app warns the user, and will try latter.
quanto tempo depois?

- e nas configurações não está claro pra mim o seguinte:
Upload delay é o tempo que terei para, por exemplo, apagar a foto se não gostei dela, correto? por exemplo, 70 segundos.
GPS Timeout é o tempo para que as geotags sejam registradas. Por exemplo, 80 segundos.

Primeiro queria saber a relação entre estes dois números. Ele vai esperar 80 segundos para o GPS geotagar a foto e depois MAIS 70 segundos pra iniciar o upload?
isto não está muito claro pra mim.

E, além disto, aqui eu configurei assim (70 pra upload delay e 80 pra GPS timeout)
e o que está acontecendo é: (com o Auto Upload ativado, indicado na barra de notificação)
quando tiro a foto, se estiver num ambiente externo (GPS facilmente geotaga as fotos) o upload é iniciado quase instantaneamente (não espera os 70 s que eu gostaria. Em uns 5 segundos ele já se inicia!)
Por outro lado, quando tiro a foto num ambiente interno (o GPS tem mais dificuldade e demora de 10 a 30 segundos até geotagar a foto) o upload se inicia imediatamente após o GPS ter geotagado.

Seria algum problema de programação ou de configuração aqui ?

E não desanime com o Picasa. Pra mim ele é excelente. Incremente aí a opção de escolher o álbum pra fazer o upload.

Valeu. Parabéns !!
Flavio
flavio

Mensagempor jaguilar » 01 Abr 2011, 20:29

A Wiki eu criei para ter alguma coisa sobre o programa....ela está bem incompleta ainda! :)

flavio escreveu:- o que é o Clear DB?

O programa guarda todas as informações sobre as fotos num banco local. Depois que a foto subiu, ele apaga a informação do banco....o "Clear DB" é para que o usuário possa apagar alguma foto que por acaso esteja dando problema pra subir, por exemplo. Ele "zera" o banco (mas não as configurações, que são gravadas em outro lugar).

flavio escreveu:- em Technical information/how it works está assim When a network error occurs while uploading the app warns the user, and will try latter.
quanto tempo depois?

Depende do erro! Se for rede indisponível ele vai esperar até que alguma conexão à internet volte a ficar disponível, se for um erro de acesso ao servidor, por exemplo, a nova tentativa será imediatamente.

flavio escreveu:- e nas configurações não está claro pra mim o seguinte:
Upload delay é o tempo que terei para, por exemplo, apagar a foto se não gostei dela, correto? por exemplo, 70 segundos.
GPS Timeout é o tempo para que as geotags sejam registradas. Por exemplo, 80 segundos.
Primeiro queria saber a relação entre estes dois números. Ele vai esperar 80 segundos para o GPS geotagar a foto e depois MAIS 70 segundos pra iniciar o upload?

O "upload delay" é o tempo que ele vai esperar entre o momento que a foto foi tirada e o momento em que deve tentar enviá-la. O "GPS timeout" é quanto tempo ele vai esperar até que uma posição boa de GPS seja conseguida.

O funcionamento "normal" deveria ser este:
- tira a foto
- começa a rotina do GPS, até o limite do "GPS timeout"
- a rotina do GPS terminou, verifica se o delay configurado é maior que o tempo decorrido entre a captura da imagem e o "agora", e espera caso seja.

Exemplo (GPS em 60s e delay em 100s):
- tirei a foto no momento 0s
- o GPS começa a funcionar e no momento 30s conseguiu uma boa posição e finaliza
- ainda restam 70s para o delay, então vai esperar esse tempo

Pelo menos deveria ser assim! Pela sua descrição não está sendo.....olharei isso!
jaguilar
Site Admin

Mensagempor flavio » 05 Abr 2011, 12:52

Jorge,
fiz outros testes aqui e de fato ele "espera" o GPS.
Na verdade o que percebi é que se a foto for tirada e já tiver a geotag então ele manda ela direto pro Picasa (não respeita o tempo do Ulpolad delay que eu coloquei lá)
se a foto não tiver a geotag então ele espera o tempo do Gps timeout e aí sobe a foto.

Agora, minha dúvida é: se a foto quando for tirada não tiver a geotag aí ele espera um tempo (o GPS Timeout).
Vamos dizer que eu estou de carro e que eu tire outra foto em seguida (em outro lugar).
O Nexus S vai conseguir "geotagar" a primeira foto ? onde ?

Gostaria de entender isto e também de lhe mostrar que talvez não faça sentido esperar o GPS Timeout e deixar o programa mais simples só com o Uload delay!

Por que de que adianta esperar o GPS Timeout se a foto já foi tirada sem a geotag (a menos que o Nexus S consiga geotagar aquela foto que já foi tirada e que quando foi tirada não tinha sinal de GPS).

Pra mim faz mais sentido o programa esperar um tempo (upload delay) pra eu apagar a foto (se quiser)
depois deste tempo ele sobe a foto (com ou sem a geotag).

Não sei se fui claro. O que tá me parecendo é que uma foto é tirada
se naquele momento houver sinal de GPS ela será "geotagada" pelo Nexus S
se não tiver sinal, não terá geotag

aí, pra que o app está esperando o GPS timeout ?
Se eu estiver entendendo corretamente, me parece que ficaria mais simples e efetivo ter só o upload delay.
Flavio
flavio

Mensagempor jaguilar » 05 Abr 2011, 14:59

flavio escreveu:Na verdade o que percebi é que se a foto for tirada e já tiver a geotag então ele manda ela direto pro Picasa (não respeita o tempo do Ulpolad delay que eu coloquei lá)

Isso está errado....ele SEMPRE deveria esperar o "upload delay".

flavio escreveu:se a foto não tiver a geotag então ele espera o tempo do Gps timeout e aí sobe a foto.

Na verdade ele não espera o "gps timeout"...ele espera até o limite configurado ali!! :)

flavio escreveu:Agora, minha dúvida é: se a foto quando for tirada não tiver a geotag aí ele espera um tempo (o GPS Timeout).
Vamos dizer que eu estou de carro e que eu tire outra foto em seguida (em outro lugar).
O Nexus S vai conseguir "geotagar" a primeira foto ? onde ?

Ele vai pegar as tags no local em que o GPS conseguir fixar a posição....se estiver numa estrada, isso pode acontecer quilômetros à frente. Não tem como estimar onde a foto foi tirada pelo simples fato de que não tenho "informação histórica"....o GPS sabe onde você está agora....não a 5 minutos atrás (pois ele estava desligado ou sem posição).

flavio escreveu:Gostaria de entender isto e também de lhe mostrar que talvez não faça sentido esperar o GPS Timeout e deixar o programa mais simples só com o Uload delay!
Por que de que adianta esperar o GPS Timeout se a foto já foi tirada sem a geotag (a menos que o Nexus S consiga geotagar aquela foto que já foi tirada e que quando foi tirada não tinha sinal de GPS).
Pra mim faz mais sentido o programa esperar um tempo (upload delay) pra eu apagar a foto (se quiser)
depois deste tempo ele sobe a foto (com ou sem a geotag).
Não sei se fui claro. O que tá me parecendo é que uma foto é tirada
se naquele momento houver sinal de GPS ela será "geotagada" pelo Nexus S
se não tiver sinal, não terá geotag
aí, pra que o app está esperando o GPS timeout ?
Se eu estiver entendendo corretamente, me parece que ficaria mais simples e efetivo ter só o upload delay.

Acho que você está confundindo os conceitos....."timeout" significa "esperar até"....."delay" significa "esperar".

O valor colocado no timeout do GPS quer dizer que o programa deve esperar no máximo aquele tempo até conseguir o posicionamento. Se ele conseguir antes, o processo segue em frente. Por exemplo: está configurado para 2 minutos, mas aos 25 segundos ele consegue o posicionamento....não vai esperar pelos outros 95 segundos! Vai seguir em frente e subir a foto.

Já o valor colocado no "delay" é para dizer que a foto só pode ser enviada depois daquele tempo (totalmente independente do timeout do GPS).

Esses tempos são para coisas diferentes. O timeout do GPS é apenas para evitar que o GPS fique ligado tentando obter uma localização por tempo demais, acabando com a carga da bateria, e também porque não faz sentido em alguns casos ter esse tempo longo demais.

Pense só no caso de você estar na estrada e tirar uma foto. Se o GPS só conseguir obter a localização 1 minuto depois, essa localização será na verdade de quilômetros à frente de onde a foto foi tirada (que será o ponto onde ele conseguiu a localização)!

E agora pense em outro caso, onde o cara quer dar um retoque na foto com o Photoshop, por exemplo. É aí que entra o delay do upload. Ele independe de qualquer outro delay!

Assim que tira a foto, o GPS entra em funcionamento, imediatamente, e vai pegar as geotags. À partir daí, não importa se a foto será enviada em 5, 10, 30 minutos ou 1 dia! A geotag já está lá, marcada, perfeita.

Uma configuração é para evitar que o GPS fique ligado tempo demais, e a outra é para permitir que o usuário possa fazer algo com a foto antes que seja enviada. Funções diferentes, configurações diferentes... :)

Só há dois poréns em tudo isso: aparentemente o delay não está funcionando como deveria, e não fiz o teste de alterar uma foto pra ver como o programa se comporta (se ele recebe um sinal de que uma nova foto foi tirada, ou só que houve uma alteração em alguma....isso faz muita diferença).
jaguilar
Site Admin

Mensagempor flavio » 05 Abr 2011, 15:39

Jorge,
acho que estou quase entendendo.
Quando uma foto é tirada no Nexus S, se o GPS já estiver ativo e com sinal ela vai ter a geotag (se isto estiver configurado lá, é claro).
Se não tiver sinal de GPS a foto não vai ter geotag. E pronto.

Com o Auto uploader, se uma foto é tirada sem sinal de GPS o próprio Auto uploader FAZ o GPS ficar ativo alguns segundos (o GPS Timeout) para dar a geotag pra foto (mesmo que voce já esteja em outro lugar).

É isto mesmo? O Auto uploader força o GPS a ficar ativo mais um tempo. Este app tenta dar a geotag dando mais tempo para o GPS?

Eu acho o seguinte: voce tira a foto e respeita o que está acontecendo com o telefone. Se ele tiver sinal de GPS naquele momento a foto poderá ter a geotag.
Aí o Auto upload te dá um tempo (o upload delay) pra voce retocar, apagar, etc. E sobe a foto (com a geotag original ou sem).

Isto é melhor do que esperar por uma geotag. Pelo menos me parece isto.

E o programa ficaria mais simples (só com o upload delay). Talvez mais fácil de ser programado e com certeza mais fácil de ser entendido pelos usuários.
Flavio
flavio

Mensagempor jaguilar » 05 Abr 2011, 19:15

flavio escreveu:Com o Auto uploader, se uma foto é tirada sem sinal de GPS o próprio Auto uploader FAZ o GPS ficar ativo alguns segundos (o GPS Timeout) para dar a geotag pra foto (mesmo que voce já esteja em outro lugar).
É isto mesmo? O Auto uploader força o GPS a ficar ativo mais um tempo. Este app tenta dar a geotag dando mais tempo para o GPS?

O GPS não é algo do tipo "funcione por x segundos e pronto"....quem controla isso é a aplicação que solicitou o GPS. Ele pode ficar ligado por alguns poucos segundos, minutos ou horas! O controle é todo da aplicação. Portanto a aplicação precisa ter algum controle interno que impeça o GPS de ficar ligado "eternamente". Isso é o "GPS timeout".

flavio escreveu:Eu acho o seguinte: voce tira a foto e respeita o que está acontecendo com o telefone. Se ele tiver sinal de GPS naquele momento a foto poderá ter a geotag.
Aí o Auto upload te dá um tempo (o upload delay) pra voce retocar, apagar, etc. E sobe a foto (com a geotag original ou sem).
Isto é melhor do que esperar por uma geotag. Pelo menos me parece isto.

Isso é bom para você....péssimo pra mim!! ;)
O que mais interessa é a geotag!!! Eu não tenho nenhum delay configurado para a foto subir, pois quero que ela suba o mais rápido possível, mas quero que ela apareça no mapa.

Percebe que tirar uma característica porque não é útil pra você não significa que ela seja inútil para todos? :)

Já pensou se existisse apenas o delay, configurado para 5 minutos, e a cada foto que você tirasse num lugar com sinal ruim dos satélites o aparelho ficasse esses 5 minutos tentando fazer a localização? Pense no gasto de energia disso...

flavio escreveu:E o programa ficaria mais simples (só com o upload delay). Talvez mais fácil de ser programado e com certeza mais fácil de ser entendido pelos usuários.

A questão não é o programa ficar mais simples ou fácil de ser programado, mas tirar do usuário uma opção. O problema para você reside no fato que o delay não está sendo obedecido junto com o timeout do GPS....isso é um bug, e será corrigido.
jaguilar
Site Admin

Mensagempor flavio » 06 Abr 2011, 13:22

Entendi sua exlicação.
E vejo que voce está trabalhando nele pois baixei a atualização agora.
Quero lhe dar um parecer do que está acontecendo aqui:

instalei a atualização e não vi nada diferente (o upload continuou sem respeitar os segundos que eu indiquei lá em settings)
reiniciei o aparelho. sei lá se isto faz ou não sentido. Mas reiniciei.

Agora o que ocorre (pelo menos em uns 5 testes que fiz):

quando a foto é tirada sem sinal de GPS.
aparece o símbolo do GPS trabalhando depois que a foto é tirada.
Uns 30 segundos depois (o GPS timeout lá está em 50) ele some e começa o UPLOAD! (sem respeitar o upload delay que estava em 100)

quando a foto é tirada COM sinal de GPS (quando eu consigo vê-la no mapa do Nexus S)
ela NÃO está subindo (antes, nesta situação ela estava subindo imediatamente).

Pelo menos nas 4 ou 5 fotos que tirei agora.

Jorge, eu sei que voce está trabalhando duro nisto aí. Não tô querendo deixá-lo nervoso. É só meu feedback pra tentar ajudá-lo.

Outra coisa: eu tinha uma imagem em uma pasta qualquer lá.
Aí, pelo Astro, eu copiei e colei ela no diretório da Câmera (onde ficam as fotos que são tiradas pelo Nexus S)
achei que sendo este diretório modificado o Auto upload iria ser acionado. Pelo visto esta função ele não tem, né? ele é acionado no momento que se tira a fotografia (por que quando copiei esta imagem de um outro diretório para o dir da câmera, ela não subiu).

Valeu.
Flavio
flavio

Mensagempor jaguilar » 06 Abr 2011, 15:07

flavio escreveu:Entendi sua exlicação.
E vejo que voce está trabalhando nele pois baixei a atualização agora.

Na verdade estou trabalhando na versão 2.0! :)

flavio escreveu:reiniciei o aparelho. sei lá se isto faz ou não sentido. Mas reiniciei.

Não faz diferença....o Android é bem esperto nesse sentido. Quando você remove uma aplicação está removendo não só a própria aplicação (e todos os arquivos que ela instalou), como também todas as configurações e possíveis bancos de dados que ela tenha criado. Ao fazer uma atualização os arquivos instalados são todos removidos, e a nova versão instalada, mantendo apenas as configurações (e bancos de dados) intactos (por isso que lá nas configurações, na sessão de aplicativos, há uma opção para excluir todos os dados dos programas).

flavio escreveu:quando a foto é tirada sem sinal de GPS.
aparece o símbolo do GPS trabalhando depois que a foto é tirada.
Uns 30 segundos depois (o GPS timeout lá está em 50) ele some e começa o UPLOAD! (sem respeitar o upload delay que estava em 100)
quando a foto é tirada COM sinal de GPS (quando eu consigo vê-la no mapa do Nexus S)
ela NÃO está subindo (antes, nesta situação ela estava subindo imediatamente).

Eu acabei de fazer um teste (com uma versão do programa baixada direto do Market, portanto igual à sua), desta forma:
- configurei o GPS timeout para 60 segundos
- delay para 120 segundos
- somente com o Picasa habilitado
- tirei a foto
- o GPS começou a funcionar, e como esperado foi desligado pelo timeout após 60 segundos (onde estou ele não pega tão rapidamente os satélites)
- após outros 60 segundos a foto foi enviada

Ou seja: o comportamento foi exatamente o esperado!

Vou pedir que faça uma coisa: instale o aLogcat, rode-o, filtre por "com.aguilar" (sem aspas), salve o arquivo, e envie pra mim! Esse programa serve para ver o log do sistema, e usando esse filtro estará apenas exibindo as coisas relativas ao Auto Uploader.

flavio escreveu:Jorge, eu sei que voce está trabalhando duro nisto aí. Não tô querendo deixá-lo nervoso. É só meu feedback pra tentar ajudá-lo.

Mas quem está nervoso? :D
É importante ter esse retorno, principalmente para corrigir os problemas!

flavio escreveu:Outra coisa: eu tinha uma imagem em uma pasta qualquer lá.
Aí, pelo Astro, eu copiei e colei ela no diretório da Câmera (onde ficam as fotos que são tiradas pelo Nexus S)
achei que sendo este diretório modificado o Auto upload iria ser acionado. Pelo visto esta função ele não tem, né? ele é acionado no momento que se tira a fotografia (por que quando copiei esta imagem de um outro diretório para o dir da câmera, ela não subiu).

Fiz esse teste, e tive o mesmo resultado que você: o programa não foi acionado. Só que aí a coisa pode ser mais embaixo, pois eu apenas uso um recurso disponibilizado pelo Android, que me avisa quando um arquivo novo é criado no diretório! Se para ele, por algum motivo qualquer, não houve essa criação, então eu nunca serei avisado mesmo.

Vou investigar!
jaguilar
Site Admin

Próximo

Retornar para Diversos