Nokia colabora mais com Linux que a Canonical

Destinado a assuntos gerais, que não se encaixam nos anteriores

Nokia colabora mais com Linux que a Canonical

Mensagempor jaguilar » 20 Jul 2010, 16:17

A Canonical, para quem não sabe, é a empresa responsável pelo Ubuntu, considerado o "GNU/Linux mais amigável e mais fácil de usar" (no que eu particularmente discordo, mas aí é opinião pessoal).

Sempre que uma nova versão do kernel do GNU/Linux é liberada, também é divulgada uma estatística sobre quanto cada colaborador efetivamente colaborou. O artigo inteiro pode ser visto aqui.

Uma tabela interessante mostra os maiores empregadores (a.k.a. empresas) que contribuíram para a última versão do kernel. E nessa tabela, olhando por changesets (que seriam pedaços do código alterados), a Nokia aparece na sétima posição, com 253 blocos (correspondente a 2.5% do total). Pode parecer pouco, mas o primeiro colocado, não especificado, possui 1.429 blocos (ou 14.2% do total). A Intel, parceira da Nokia no MeeGo, aparece em quarto, com 637 (6.3%). O Google aparece em 16o., com 122 (1.2%).

Em número de linhas alteradas, a Intel está em 7o. (47260 linhas, 4.5% do total), a Nokia em 16o. (14891, 1.4%) e o Google sequer aparece na lista dos 20.

Claro que esses números se referem a um todo. O kernel tem suas divisões internas, e nesse comparativo é separado entre o núcleo em si, e os drivers. Quando falamos do núcleo, o Google é mais ativo que a Nokia, porém ambos são ultrapassados pela Intel. Isso se explica pelo fato da Nokia se preocupar mais em fazer os drivers para os aparelhos no que na melhoria efetiva do núcleo.

É interessante notar tudo isso para ver que a Nokia, apesar de tudo, contribui bastante para o software livre. Enquanto que empresas que muito se utilizam dele, sequer são citadas (Canonical).
jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Re: Nokia colabora mais com Linux que a Canonical

Mensagempor mxpdogaum » 21 Jul 2010, 01:40

Sabe por que a Canonical é o que é? Simples e único motivo: eles sabem que o OS não é só Kernel, que o Kernel é suficientemente bom para X86 a muito tempo, o que falta é interface amigavel para o usuário e para o desenvolvedor. é por isso que o Android OS é muito mais interessante que o Maemo.

A Canonical leva o Linux pro usuário final e simples, enquanto a Nokia usa Geeks como ratos de laboratório e abandona seu sistema à mercê da comunidade.

Acho lindo que a Intel e a Nokia colaborem pro Kernel, mas pode ter certeza que eles só o fazem em enteresse próprio, bem como o Google!
mxpdogaum

Data de registro: 01 Abr 2010, 00:54

Mensagempor jaguilar » 21 Jul 2010, 13:41

mxpdogaum escreveu:Sabe por que a Canonical é o que é? Simples e único motivo: eles sabem que o OS não é só Kernel, que o Kernel é suficientemente bom para X86 a muito tempo, o que falta é interface amigavel para o usuário e para o desenvolvedor. é por isso que o Android OS é muito mais interessante que o Maemo.

Eu tentei já mais de uma vez usar o Ubuntu. Simplesmente não gosto do Gnome. Parti então para o Kubuntu. Foi aí que tive a mais absoluta certeza de que a distribuição que eu uso é muito superior à da Canonical. Eu simplesmente não consegui encontrar em lugar nenhum do Kubuntu um simples programa gráfico para manutenção de partições de disco. Se eu busquei, e não encontrei, é porque há falhas no conceito de "interface amigável", principalmente porque manter as partições é algo básico em qualquer sistema operacional.

Mas....a interface do N900 não é amigável???? Acho que não temos o mesmo aparelho! :)

mxpdogaum escreveu:A Canonical leva o Linux pro usuário final e simples, enquanto a Nokia usa Geeks como ratos de laboratório e abandona seu sistema à mercê da comunidade.

Eu poderia alterar algumas palavras na sua frase para deixá-la mais condizente com o que penso:
A Canonical suga o que a comunidade faz para levar o GNU/Linux pro usuário final e lucrar com isso, enquanto a Nokia usa Geeks como ratos de laboratório e deixa a comunidade suprir as suas falhas.

mxpdogaum escreveu:Acho lindo que a Intel e a Nokia colaborem pro Kernel, mas pode ter certeza que eles só o fazem em enteresse próprio, bem como o Google!

Com certeza essas empresas colaboram em interesse próprio, sem a menor sombra de dúvida!! Mas colaboram.
jaguilar
Site Admin

Mensagempor _Sem_Nick_ » 21 Jul 2010, 14:19

Qual distro você usa Jorge?
XTZ 250X
N900
Compaq 2510p
_Sem_Nick_

Data de registro: 29 Abr 2010, 23:38

Mensagempor elielmeira » 21 Jul 2010, 14:29

Ok...

Temos empresas que colaboram e ganham com isso e temos empresas que NÃO colaboram e também ganham com o linux.
As empresas que colaboram, com certeza, fazem com interesses próprios, como por exemplo a Oracle, que teve sua maior atuação com relação ao filesystem que é o calcanhar de Aquiles de todo banco de dados. Por tanto a Oracle investiu no que ela precisa e no que ela tem de melhor em conhecimento. No fundo isso é perfeito! Temos o melhor de cada universo!
Acho que a discussão das empresas que fatura mais ou menos é irrelevante...
Acredito que quem mais ganha na, verdade, são os que menos investe: Os usuários. Fala sério: Vocês já colaboraram com a comunidade? Já compraram uma distribuição?
Eu já, pelo simples fato de poder ajudar de alguma forma...
Abraços.
Editado pela última vez por elielmeira em 21 Jul 2010, 14:47, num total de 1 vezes
elielmeira

Data de registro: 21 Jul 2010, 14:09

Mensagempor jaguilar » 21 Jul 2010, 14:46

_Sem_Nick_ escreveu:Qual distro você usa Jorge?

Uso a Mandriva. É uma empresa franco-brasileira, formada à partir da compra da Conectiva (lembra dela?) pela Mandrake (empresa francesa).

elielmeira escreveu:As empresas que colaboram, com certeza, fazem com interesses próprios, como por exemplo a Oracle, que teve sua maior atuação com relação ao filesystem que é o calcanhar de Aquiles de todo banco de dados. Por tanto a Oracle investiu no que ela precisa e no que ela tem de melhor em conhecimento. No fundo isso é perfeito! Temos o melhor de cada universo!

Com certeza! Nenhuma empresa vai ajudar/colaborar/patrocinar algo sem que tenha algum interesse. Empresas são criadas para gerar lucro....do contrário, cria uma ONG.

elielmeira escreveu:Fala sério: Você já colaborou com a comunidade? Já comprou uma distribuição?

Eu participo do fórum brasileiro da Mandriva, para poder ajudar quem precisa, e também comprei a última versão que saiu...que na verdade nem é compra: é apenas uma assinatura anual que dá direito a acessar um repositório especial da distribuição. Que na prática não tem absolutamente nada a mais que não possa ser encontrado em outros lugares.
jaguilar
Site Admin

Mensagempor elielmeira » 21 Jul 2010, 14:55

Fala jorge! Blz?
Teu blog é 10! Ainda não tenho um n900 mas, faz um tempo que acompanho o blog.
Desculpe-me se a minha mensagem ficou muito direta. Na verdade quando eu disse "você" eu queria me referir a qualquer leitor do fórum. Você já é referência no universo Maemo para os usuários brasileiros do n900.... nem precisava ter respondido.... fiquei até vermelho...rsrsrsrsrs
elielmeira

Data de registro: 21 Jul 2010, 14:09

Mensagempor _Sem_Nick_ » 21 Jul 2010, 16:43

Escrevi a minha monografia usando o BrOffice no Ubuntu. Acabei me acostumando com algumas coisas, mas meu conhecimento é muito pequeno ainda.
Estou pensando seriamente em instalar um SO livre no meu laptop, mas estou em dúvida entre o Ubuntu e o Mandriva.
XTZ 250X
N900
Compaq 2510p
_Sem_Nick_

Mensagempor jaguilar » 21 Jul 2010, 17:01

elielmeira escreveu:Desculpe-me se a minha mensagem ficou muito direta. Na verdade quando eu disse "você" eu queria me referir a qualquer leitor do fórum. Você já é referência no universo Maemo para os usuários brasileiros do n900.... nem precisava ter respondido.... fiquei até vermelho...rsrsrsrsrs

Não precisa se desculpar não!! :)
E eu, referência?? Se for mesmo então estamos perdidos!!! :D

_Sem_Nick_ escreveu:Estou pensando seriamente em instalar um SO livre no meu laptop, mas estou em dúvida entre o Ubuntu e o Mandriva.

Eu usei Windows durante muito tempo, até o dia em que cansei (agradeço enormemente ao Vista por isso), e comecei a procurar alguma distribuição para instalar. A primeira coisa foi decidir qual ambiente gráfico: Gnome ou KDE. Por ter vindo do Windows, optei pelo KDE. É certo que você pode usar qualquer gerenciador gráfico em qualquer distribuição, mas elas geralmente pegam um ambiente como padrão, e apenas adaptam as coisas para os outros. Então a distribuição roda redondinha apenas num deles....no outro pode ficar a impressão de "feito nas coxas".

Eu tentei instalar Kubuntu, OpenSUSE, Fedora e Mandriva (que me lembre de cabeça). Apenas Kubuntu e Mandriva instalaram 100% (as outras duas não reconheciam corretamente o vídeo e a parte de rede, e como ainda era muito novato em Linux acabei desistindo delas pois não tinha tempo para correr atrás dos problemas).

Acabei optando pela Mandriva durante um tempo, até que numa atualização de computador não consegui mais instalá-la (a maldita mania da HP de lançar notebooks com BIOS otimizada para Windows). Então até descobrir como resolver o problema (ou sair uma atualização de BIOS, que foi o que acabou acontecendo) eu passei a usar o Kubuntu (pois já estava familiarizado com diversos programas da família KDE, além de todos os meus e-mails estarem no Kmail). E senti uma falta absurda do MCC (Mandriva Control Center, que é como o Painel de Controle do Windows), de onde você controla o computador todo.

A Mandriva está passando por problemas financeiros, e havia dúvidas até de que a última versão seria realmente lançada (o foi há 2 semanas). Mas eu particularmente não me vejo usando outra distribuição.

Só que é o que dizem: muito de uma distribuição é gosto pessoal.....até porque o básico do sistema é igual pra todas! :)

Eu não gosto da família Ubuntu, não gosto da atitude da Canonical, mas reconheço que o Ubuntu pode ser a porta de entrada de muitas pessoas para o mundo do GNU/Linux.
jaguilar
Site Admin

Mensagempor _Sem_Nick_ » 21 Jul 2010, 18:06

Isso me encoraja um pouco mais a usar o Mandriva.
Meu laptop é um HP Compaq e temo ter problemas com os drivers. Infelizmente não tenho mais tanto tempo como antes. O N900 tem me encorajado a usar pra valer um SO livre.

Essa pergunta está ligada a nós que temos o N900. Para a instalação de um pacote, por exemplo, temos o "apt-get" no N900 e para o Mandriva (como vi no VOL) temos o "urpmi". Usar o Mandriva não causaria confusão p/ quem está iniciando?
XTZ 250X
N900
Compaq 2510p
_Sem_Nick_

Próximo

Retornar para Diversos