[ATUALIZADO] Mapeando acentos no N900

Este é o local para fazer sua pergunta sobre o aparelho.

Re: [ATUALIZADO] Mapeando acentos no N900

Mensagempor saulcardoso » 17 Out 2010, 23:01

Entre as linhas originais do arquivo e as que a gente tem que acrescentar com o mapeamento tem que ter uma linha de espaço ou dá um enter e escreve logo abaixo???

Pergunto isso porque vi 2 posts, um dava uma linha de espaço entre as originais e as que seriam acrescentadas e em outro não, era tudo junto, um abaixo do outro.
saulcardoso

Data de registro: 16 Out 2010, 18:10

Mensagempor tchebli » 27 Out 2010, 21:06

Boa noite

Só uma dica: Prá min, só funcionou depois que inseri uma linha depois de tudo com os seguintes caracteres: };

Então, tudo ficou assim:

// Original Mapping
//key { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [ Up ] };
//key { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [ Left ] };
//key { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [ Down ] };
//key { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [ Right ] };

// Alternative pt-br mapping
key <UP> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ Up,dead_acute ] };
key <LEFT> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ Left,dead_circumflex ] };
key <DOWN> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ Down,dead_grave ] };
key <RGHT> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ Right,dead_tilde ] };
key <BKSP> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ BackSpace,ccedilla ] };
};

Espero ajudar alguém com essa dica!
tchebli

Data de registro: 15 Jun 2010, 20:08

Mensagempor saulcardoso » 28 Out 2010, 07:49

Boa tchebli, informação importante, pois evita que alguém acabe fazendo alguma besteira caso o método tradicional não dê certo.
saulcardoso

Mensagempor DiogoDS » 09 Nov 2010, 14:58

Pessoal atualizei a firmware e tendo que mapear os acentos vi que alguns não conseguem da maneira mostrada. Atenta para um final diferente. Existe algum consenso sobre o final?

key { type[Group1] = “PC_FN_LEVEL2″, symbols[Group1] = [ Right,dead_tilde ] };
key { type[Group1] = “PC_FN_LEVEL2″, symbols[Group1] = [ BackSpace,ccedilla ] };
};

Ou apenas

key { type[Group1] = “PC_FN_LEVEL2″, symbols[Group1] = [ BackSpace,ccedilla ] };

Outra pergunta. Qual é o procedimento do uso do rootsh, leafpad e o rx-15? O que eu entendi seria isso: o rootsh libera o uso do Terminal como root, até aí beleza, e depois entrando como root o esquema é digitar sudo gainroot, enter, cd /usr/share/X11/xkb/symbols/nokia_vndr, enter, leafpad rx-51, enter.

Daí pra frente embolou. O que acontece? Vai abrir o programa leafpad (tipo um bloco de notas) com o rx-51 dentro? Depois de fazer a alteração do final do arquivo, salva o arquivo, depois usa o comando setxkbmap us, enter. E o pronto? Acentuado?

Bom, só pra constar, o aparelho é americano.

Creio eu que muitos, como eu, comprou o N900 devido a potência dele, em relação a tudo. Mas não sabe absolutamente nada de programação e tem um certo cagaço na hora de mexer nisso.

Bom, pessoal me dêem uma ajuda nisso. Atualizei e deu até um pequeno arrependimento, pois o trabalhão de reinstalar tudo, acentuar e moldar o N900 do meu jeito (como nenhum N900 é igual ao outro no quesito desktop) é meio caído. Mas conto com vocês. ;)

Obrigado.
DiogoDS

Data de registro: 06 Set 2010, 19:04

Mensagempor jaguilar » 11 Nov 2010, 13:57

DiogoDS escreveu:Pessoal atualizei a firmware e tendo que mapear os acentos vi que alguns não conseguem da maneira mostrada. Atenta para um final diferente. Existe algum consenso sobre o final?

};

Ou apenas

A regra é simples: para cada chave aberta, obrigatoriamente deve existir uma fechando! Você só precisa inserir uma linha e colocar o "key". Ou seja: use a segunda opção acima, e em HIPÓTESE ALGUMA apague algo do arquivo.

DiogoDS escreveu:Outra pergunta. Qual é o procedimento do uso do rootsh, leafpad e o rx-15?

O rootsh permite entrar como root no terminal. Arquivos do sistema, configurações e muitas outras coisas só podem ser feitas/alteradas se estiver logado como root. O usuário normal do N900 não tem permissão para isso. Se você tentar editar esse arquivo de mapeamento sem ser root, receberá uma mensagem de permissão negada ao tentar salvá-lo.

O leafpad é apenas um editor de textos. Nada além disso. Pode usar ele, como pode usar o vi, o vim, o nano....é a gosto do freguês! :)

No Linux praticamente todas as configurações estão sempre em arquivos texto. Então qualquer editor serve para alterar essas configurações.....contanto que o editor não se meta a besta e altere o arquivo, como por exemplo usar um Word da vida.

E o rx-51 é o arquivo de configuração que você vai alterar.

DiogoDS escreveu:Vai abrir o programa leafpad (tipo um bloco de notas) com o rx-51 dentro? Depois de fazer a alteração do final do arquivo, salva o arquivo, depois usa o comando setxkbmap us, enter. E o pronto? Acentuado?

Não é no final do arquivo....existe uma posição correta. O final do arquivo no meu aparelho possui isto:
Código: Selecionar tudo
partial hidden alphanumeric_keys
xkb_symbols "arrows_4btns" {
    // standard arrows mapping
    // normal 2nd level must not be enumerated to allow text selection with Shift key
    key <UP>    { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [       Up      ] };
    key <LEFT>  { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [       Left    ] };
    key <DOWN>  { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [       Down    ] };
    key <RGHT>  { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [       Right   ] };
};

Ao alterar ficaria assim:
Código: Selecionar tudo
partial hidden alphanumeric_keys
xkb_symbols "arrows_4btns" {
    // standard arrows mapping
    // normal 2nd level must not be enumerated to allow text selection with Shift key
    //key <UP>    { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [       Up      ] };
    //key <LEFT>  { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [       Left    ] };
    //key <DOWN>  { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [       Down    ] };
    //key <RGHT>  { type[Group1] = "ONE_LEVEL", symbols[Group1] = [       Right   ] };
    key <UP> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ Up,dead_acute ] };
    key <LEFT> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ Left,dead_circumflex ] };
    key <DOWN> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ Down,dead_grave ] };
    key <RGHT> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ Right,dead_tilde ] };
    key <BKSP> { type[Group1] = "PC_FN_LEVEL2", symbols[Group1] = [ BackSpace,ccedilla ] };
};

Aí rode o comando setxkbmap us.

Como você não tem segurança para fazer isso, recomendo fortemente que faça um backup antes da alteração. Assim, caso precise reinstalar o firmware, só vai precisar recuperar esse backup.
jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Mensagempor DiogoDS » 11 Nov 2010, 16:34

Obrigado Jorge pela explicação, mas vou te pedir pra ter um pouco de paciência comigo. :)

Bom, o meu aparelho sem alterar está exatamente como o seu. Logo, para acentuar o teclado eu preciso apenas dar uma espécie de Ctrl-C e Ctrl-V nesse parte alterada que você postou?

Caso for isso até que não é um bicho de 7 cabeças mesmo não. Mas farei apenas depois de você me confirmar isso.

Há outra pergunta. É necessário fazer um backup do arquivo no leafpad sem altera-lo e algum lugar? Ou se depois de se fazer a mudança e tiver algo errado, danou-se de vez, não tem conserto? Apenas fazendo o Flash.

Obrigado novamente cara.
DiogoDS

Mensagempor jaguilar » 11 Nov 2010, 17:09

DiogoDS escreveu:Bom, o meu aparelho sem alterar está exatamente como o seu. Logo, para acentuar o teclado eu preciso apenas dar uma espécie de Ctrl-C e Ctrl-V nesse parte alterada que você postou?

Mais ou menos isso mesmo! Precisa comentar as 4 últimas linhas que começam com "key", e incluir as outras quatro ENTRE essas comentadas e a chave fechando.

DiogoDS escreveu:Há outra pergunta. É necessário fazer um backup do arquivo no leafpad sem altera-lo e algum lugar? Ou se depois de se fazer a mudança e tiver algo errado, danou-se de vez, não tem conserto? Apenas fazendo o Flash.

É bom manter uma cópia do arquivo.....mas essa cópia de nada adiantará se der erro e você reiniciar o aparelho! Aí só o Flasher mesmo! :)

Mas tendo um mínimo de cuidado não vai acontecer nenhum problema.....
jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Mensagempor DiogoDS » 12 Nov 2010, 13:30

Então, acabei de fazer a alteração. Mas ao rodar o comando setxkbmap us não muda nada. E ao fechar o leafpad com o arquivo rx-51 já salvo, o Terminal dá a mensagem:

Error loading new keyboard description

Aconteceu alguma coisa? Pelo que fiz, foi até extremamente demorado pela demora em que eu fiquei digitando. Agora fiquei preocupado!! O que fazer agora?

EDIT

DESESPERO.

Desliguei e tentei religar o celular pra ver se acontece alguma coisa e a tela de inicialização fica travada na tela das bolinhas.

Putz, vou ter que fazer o Flasher?? O que eu fiz de errado, pelo amor de Deus.
DiogoDS

Mensagempor saulcardoso » 14 Nov 2010, 21:45

Galera recebi meu n900 e por incrível que pareça ele veio com toda a acentuação. porém veio com alguns caracteres desnecessários, tipo o ! e ? de cabeça p baixo, pois ele foi comprado na espanha. Então gostaria de sabe como faço p remapear esses 2 caracteres e colocar outros mais utilizados tipo o "_". Esses 2 caracteres ficam no G e no J. Tem como mudar?
saulcardoso

Mensagempor _Sem_Nick_ » 15 Nov 2010, 10:03

DiogoDS escreveu:Então, acabei de fazer a alteração. Mas ao rodar o comando setxkbmap us não muda nada. E ao fechar o leafpad com o arquivo rx-51 já salvo, o Terminal dá a mensagem:

Error loading new keyboard description

Aconteceu alguma coisa? Pelo que fiz, foi até extremamente demorado pela demora em que eu fiquei digitando. Agora fiquei preocupado!! O que fazer agora?

EDIT

DESESPERO.

Desliguei e tentei religar o celular pra ver se acontece alguma coisa e a tela de inicialização fica travada na tela das bolinhas.

Putz, vou ter que fazer o Flasher?? O que eu fiz de errado, pelo amor de Deus.

Conforme o Jorgue já disse, só um reflash no aparelho.
XTZ 250X
N900
Compaq 2510p
_Sem_Nick_

Data de registro: 29 Abr 2010, 23:38

AnteriorPróximo

Retornar para Dúvidas