Nokia abraça Microsoft

Local destinado para dicas, truques e auxílio na utilização de programas e aplicativos.

Nokia abraça Microsoft

Mensagempor Jotoco » 11 Fev 2011, 10:35

Jorge, vou escrever aqui um texto e gostaria que você pudesse aproveitar pra fazer uma notícia na página principal, pois acho que merece exposição.

Hoje a Nokia anunciou uma parceria estratégica com a Microsoft para Smartphones.

Dessa forma ela irá adotar o Windows Phone 7 como sua principal plataforma para dispositivos inteligentes, enquanto transformará o Symbian numa franquia e o MeeGo num experimento, basicamente.

Alguns pontos importantes:

Nokia irá inovar em cima da plataforma como ceder sua experiência em câmeras, onde é líder isolada no mercado;
Nokia vai ajudar a desenvolver o windows phone e ainda terá benefícios exclusivos para se diferenciar no mercado;
Nokia (Ovi) Mapas vai ser o principal serviço de mapas do Bing (não só do windows phone);
Bing será o serviço oficial da Nokia;
Nokia e Microsoft irão unir forças no quesito de Marketing e estratégias de mercado, basicamente vendendo um "MicroNokia";
Ovi Loja será absorvida pela Windows Marketplace;
Extinção do Qt para dispositivos da Nokia Windows Phones;
Extinção do MeeGo (que terá 1, e apenas 1 dispositivo lançado este ano).

Algumas considerações que eu gostaria de fazer sobre o que ocorre hoje.

Primeiro, por que a Nokia não fechou parceria com o Google?
De acordo com a informação à imprensa, ela tentou, mas o Google não ofereceu nenhuma oportunidade da Nokia se diferenciar no mercado, ficando sendo apenas "mais uma" fabricante de Android, sem nenhum diferencial importante.

O que difere com a Microsoft?
No caso, parece que o acordo deixa a Nokia com mais liberdade para manipular a plataforma da Microsoft, na união de lojas a Nokia acaba levando algum dinheiro, ela impõe o Nokia (Ovi) Maps para todos os SERVIÇOS (não só smartphones) da Microsoft e tem uma plataforma para se lançar no mercado Norte Americano.

Por que isso é bom pra Nokia?

Bom, primeiro que ela leva uma chacoalhada geral e a imagem da empresa vai ser completamente refeita nos próximos meses e anos, o que é bom já que a maioria das pessoas tem uma visão negativa da empresa neste momento.

Só de anunciar a parceria veja o quanto mudaram os títulos das matérias da imprensa Norte Americana sobre a companhia, e veja como estão tratando diferente a Nokia, já ganhou respeito. O mercado Norte Americano é muito xenófobo com empresas estrangeiras, e a Nokia não fazia questão nenhuma de parecer americana, além da política de vendas de Smarts desbloqueados não ser utilizada nos EUA, onde tudo é subsidiado com contratos e a Nokia não utiliza esta tática tanto e da mesma forma que as outras.

A integração a uma loja de verdade (desculpe Ovi Loja) vai ser interessante, e a associação a uma outra grande marca vai mudar a percepção de mercado da empresa.

Por que isso é péssimo pra Nokia?

Ela deixa de ser uma fabricante diferenciada, que possui toda sua cadeia de produção (como a Apple) e passa a ser uma fabricante de Smartphone, somente. Apesar da diferenciação que a Microsoft possibilitará para a Nokia, que não sabemos o quão grande será, acredito que será muito difícil para os clientes diferenciarem a marca Nokia das outras fabricantes de Windows Phone. Assim como no Android, onde não há uma diferenciação completa da marca com a plataforma, a Nokia corre o risco de sumir no meio dos outros.

A quantidade de dinheiro que a Nokia perdeu com desenvolvimento do Symbian^3 e MeeGo, além da Ovi Loja é absurda. Sim, a Nokia era a empresa que mais gastava com Desenvolvimento dentre todas as fabricantes de smarts. E todo esse esforço foi jogado no lixo.

Além de tudo isso, fica a perda de confiança dos clientes existentes que ficarão abandonados. A Nokia ainda é a empresa que tem mais smartphones vendidos no mundo, de muito muito longe, e essa população vai ficar com um gosto bastante amargo na boca (mais ou menos como os donos de n900). Já é possível ver nos diversos canais de "fãs" e usuários da Nokia que a maioria esmagadora não está contente com a decisão, e não adotará os smartphones Windows da marca.

O MeeGo com essa sofreu uma morte prematura, vai ter lançado somente 1 aparelho este ano pra "ver no que dá" e depois, caso não seja um sucesso estrondoso (e com uma estratégia dessas, não vai ser), será enterrado ainda vivo.

A perda da Ovi Loja, no entanto, pode ser o maior baque no faturamento da Nokia. Lojas online são um filão enorme, onde o custo de operação é baixíssimo e o lucro absurdamente alto, basta olhar para os lucros da Apple. Ela tem um faturamento muitas vezes menor que de outras empresas (inclusiva que a Nokia) mas seu lucro é infinitamente maior, pois seus custos são ínfimos. Não sabemos ao certo se a Nokia leva parte do bolo na venda do Windows Marketplace, mas duvido.

Ao final parece que a Nokia simplesmente aceitou que não é mais uma fabricante diferenciada no mercado e aceitou se juntar a Motorola, HTC, LG e outras e ser só mais um nomezinho escrito do lado do celular Windows Phone, e não a grande empresa que era até hoje. Com isso ela pretende aumentar a margem de lucro operacional para 10%, mais que dobrando a atual, mas acredito que irá cair em muito o seu faturamento, assim como suas ações já caem mais de 14% somente hoje (antes do fechamento do mercado) e devem cair muito mais nos próximos dias, apesar de já terem acumulado uma queda de mais de 50% em 1 ano.
Editado pela última vez por Jotoco em 11 Fev 2011, 16:32, no total de 3 vez
Jotoco

Data de registro: 22 Jul 2010, 11:06

Re: Nokia abraça Microsoft

Mensagempor jaguilar » 11 Fev 2011, 14:39

Se quiser, coloco o texto da forma que está.....mas há um porém:

Jotoco escreveu:Extinção do Qt (que mal saiu do forno);

Isso não é verdade. O Qt não é utilizado apenas pela Nokia. Aliás, o ambiente gráfico mais utilizado no mundo Linux, ao lado do Gnome, tem todo o seu fundamento no Qt: o KDE.

A Nokia é apenas mais uma utilizadora do Qt, dentre muitos outros!

E mais: o Qt é uma plataforma muito bem fundamentada e com pilares sólidos no mercado. É mais "fácil" acabar com o MeeGo/Maemo que com o Qt! :)
jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Mensagempor Jotoco » 11 Fev 2011, 15:40

Sim sim sim, entendo, acho que não ficou bem explicado.

Mas acho que você pode colocar como quiser, Jorge, pode modificar, adicionar sua própria opinião (o que eu apreciaria muito) e usar como quiser. O site é seu, mas acho que ele ainda tem uma quantidade grande de visitas e seria relevante postar como uma notícia.
Jotoco

Data de registro: 22 Jul 2010, 11:06

Mensagempor fwtj » 11 Fev 2011, 22:24

Poxa dormi com uma duvida ontem, se meu n900 iria amanhecer enterrado ou daria mais alguns suspiros, cheguei a sonhar mesmo que a nokia anunciario hoje que mudaria sim o SO mais que o meego seria seu carro chefe, cara li muitas pessoas falando sobre adoção do WP7 mais isso não era o meu perfil, como usuario fiel de anos, não era o perfil da nokia.

Mais o pior para usuario como nos aconteceu, a nokia esta migrando para um plataforma fechada, caramba, eu não vejo outro caminho para mim a não ser Android, não consigo suportar a ideia de usar o IOS e so poder fazer o que a Apple quer, o hard e ate bom, mais. nunca na minha vida quiz usar o WMP pois ele sempre foi piada, e hoje mesmo que seja muito superior e uma plataforma fechada ficarei na mao da MS que nem o IOS. os celulares nokia ficaram que nem os Iphone bom hard mais sistema superfechado.

no meu caso so vejo uma solucao Android, não tem outro caminho, não consigo viver entre os muros das plataformas fechadas.

Quem for do Rio de Janeiro e queiser comprar um N900, a preço de banana fale comigo. estou tão desepcionado que mal consigo usar ele.
fwtj

Data de registro: 06 Nov 2010, 08:12

Mensagempor tabrahao » 14 Fev 2011, 11:58

Achei a parceira interessante. Fico imaginando meu PC que já é integrado com meu Xbox 360 poder ser integrado com meu N900

Ahhh só espero que a Nokia não exclua o n900 dessa atualização.
tabrahao

Data de registro: 14 Fev 2011, 11:33

Mensagempor fwtj » 14 Fev 2011, 12:33

E amigo pode esquecer a nokia ja abandonou o n900 a muito tempo.
fwtj

Data de registro: 06 Nov 2010, 08:12

Mensagempor rpgabriel » 14 Fev 2011, 19:24

concordo com o fwtj... Android é o caminho mesmo.

Eu vou manter meu N900 enquanto ele funcionar tudo que eu preciso (como até então ele tem sido), mas já preparo-me para manter esse aparelho como reliquia de colecionador, para que daqui uns 10 anos a gente tenha um desse e lembremos: "Lembra da Nokia, que tinha aquele aparelho, o N95... era bom pra caramba e começou uma geração de smartphones, assim como este N900... pra época era demais. Mas aí veio o iPhone, e faliu a empresa..."

Nokia é a nova SEGA da vez. Creio que vá se curvar aos concorrrente em um futuro não muito distante.

(EU JURO QUE ESPERO TER QUE ENGOLIR ESSAS MINHAS PALAVRAS NO FUTURO, mas por enquanto, se eu tivesse que colocar minhas fichas em algo, seria na queda desse ora antes um gigante da tecnologia...)

:.(
"If a man will begin with certainties, he shall end in doubts;
but if he will be content to begin with doubts he shall end in certainties."
- Sir Francis Bacon
rpgabriel

Data de registro: 25 Mai 2010, 11:51

Retornar para Programas e Aplicativos