Android - Auto uploader

Destinado a assuntos gerais, que não se encaixam nos anteriores

Re: Android - Auto uploader

Mensagempor flavio » 06 Abr 2011, 21:19

Mandei o arquivo para voce.
Uma dúvida: eu registrei uma foto agora em que tenho certeza que o GPS estava ativo e tenho certeza que ela ficou com a geotag
(por que abri a foto imediatamente depois e tinha a opção de "ver no mapa")
ainda assim o GPS foi acionado (novamente, eu diria). Cliquei em home e vi lá em cima que o GPS foi acionado
e foi acionado por uns 39 segundos nas minhas contas (o GPS timeout aqui está em 40). E imediatamente depois a foto subiu (não respeitou o upload delay)

A dúvida é: o Auto uploader aciona o GPS MESMO se a foto já contiver as geotags? fiquei com a impressão que sim e, neste caso, penso que não seria necessário.

E outra coisa, digamos que eu NÃO queira geotag nas minhas fotos (por alguma razão de reserva em algumas fotos)
aí eu configuro a câmera para não acionar o GPS
o Auto uploader vai acionar e vai adicionar geotag nesta foto também ?
Flavio
flavio

Data de registro: 23 Mar 2010, 04:09

Mensagempor jaguilar » 06 Abr 2011, 23:01

flavio escreveu:Mandei o arquivo para voce.

Ainda não chegou....mandou pra onde??

flavio escreveu:Uma dúvida: eu registrei uma foto agora em que tenho certeza que o GPS estava ativo e tenho certeza que ela ficou com a geotag
(por que abri a foto imediatamente depois e tinha a opção de "ver no mapa")
ainda assim o GPS foi acionado (novamente, eu diria). Cliquei em home e vi lá em cima que o GPS foi acionado
e foi acionado por uns 39 segundos nas minhas contas (o GPS timeout aqui está em 40). E imediatamente depois a foto subiu (não respeitou o upload delay)
A dúvida é: o Auto uploader aciona o GPS MESMO se a foto já contiver as geotags? fiquei com a impressão que sim e, neste caso, penso que não seria necessário.

O programa não verifica a foto pra ver se ela tem as geotags, e caso esteja configurado para incluí-las irá requisitar o uso do GPS. O motivo para isso é que para verificar se a foto está ou não com as tags eu precisaria abrir o arquivo e verificar os dados EXIF dela, e para isso eu precisaria também verificar que tipo de arquivo é (pois o normal é que os arquivos JPEG tenham isso, mas nada garante que outros programas de fotografia não gerem outros tipos de arquivos, como TIFF, GIF, ou até BMP), fazendo com que tivesse uma codificação ainda maior.

Sem contar que as geotags podem não ser colocadas imediatamente na foto....então quanto tempo deveria esperar até que o programa de fotografia as colocasse para que depois o Auto Uploader tentasse? Olhar se o GPS está ativo? O que garante que o programa de fotografia é que o acionou e não o My Tracks, por exemplo?

São inúmeras variáveis, para as quais a solução é bem simples: se o usuário quiser que as fotos tenham as geotags configure o Auto Uploader para colocá-las e não os outros programas, ou então o inverso.

flavio escreveu:E outra coisa, digamos que eu NÃO queira geotag nas minhas fotos (por alguma razão de reserva em algumas fotos)
aí eu configuro a câmera para não acionar o GPS
o Auto uploader vai acionar e vai adicionar geotag nesta foto também ?

As configurações da câmera são total e completamente independentes das do Auto Uploader. Portanto, se o Auto Uploader estiver configurado para colocar as tags, ele vai colocar (a menos, claro, que o GPS esteja desabilitado nas configurações do aparelho, já que o Android não permite que um programa ligue o GPS se o usuário não quiser).

Importante: enquanto o programa de fotografia nativo insere as tags na própria foto, o Auto Uploader usa um banco de dados dele....ele não toca na foto!

Eu uso o Flickr para guardar minhas fotos, e a configuração padrão dele é sempre deixar a geolocalização privada. Eu é que vou lá depois para alterar essa configuração, quando conveniente (e inclusive tenho o cuidado de deixar os dados EXIF da foto ocultos....não adianta nada a localização estar privada e qualquer um poder ver os dados EXIF e pegar lá latitude e longitude...inclusive por isso também é que optei por não alterar a foto no Auto Uploader).
jaguilar
Site Admin

Data de registro: 21 Mar 2010, 03:32

Mensagempor flavio » 07 Abr 2011, 00:18

Entendido.
mandei para aguilarj no gmail. Não é este ?
Flavio
flavio

Mensagempor jaguilar » 07 Abr 2011, 02:09

flavio escreveu:mandei para aguilarj no gmail. Não é este ?

Errr....esse email não existe!! Ou se existe, não é meu! :)

Manda para "autouploader @ aguilarj . com", tirando os espaços, claro!
jaguilar
Site Admin

Mensagempor flavio » 07 Abr 2011, 14:42

mandei de novo para este aí.
Flavio
flavio

Mensagempor everest_mountain » 22 Out 2011, 06:40

Bom dia. Apos passar por vários aparelhos comprei ha um mes um galaxy s2. Pela primeira vez estou estou com a sensação de ter comprado o aparelho certo. Estou buscando informações no site do mestre android. Alguém pode indicar bons sites sobre android? abc
everest_mountain

Data de registro: 02 Ago 2010, 21:59

Mensagempor jaguilar » 30 Out 2011, 12:52

Eu escrevo alguns artigos para o EuAndroid, mas há vários brasileiros:
Jornal do Android
Android Brasil
Blog do Android

É só dar uma busca pelo Google ou olhar esses sites e aqueles que eles mencionam! :)
jaguilar
Site Admin

Mensagempor everest_mountain » 02 Nov 2011, 15:09

Obrigado Jorge! Já adicionei todos nos meus favoritos.
everest_mountain

Data de registro: 02 Ago 2010, 21:59

Mensagempor Hans » 19 Nov 2011, 17:11

Jorge, por acaso tu tem blog do android, você foi meu mentor no Maemo, como estou prestes a migrar para o Android, seria uma boa ter uma fonte de consulta confiável.

Abraços
Hans

Data de registro: 23 Mar 2010, 18:00

Mensagempor jaguilar » 21 Nov 2011, 15:24

Hans escreveu:Jorge, por acaso tu tem blog do android, você foi meu mentor no Maemo, como estou prestes a migrar para o Android, seria uma boa ter uma fonte de consulta confiável.

Eu apenas escrevo de vez em quando para o EuAndroid, comentado acima!
jaguilar
Site Admin

Anterior

Retornar para Diversos