O autor do fMMS fez um post no próprio blog, sobre a nova versão. Disse que o MMS deveria passar a funcionar de forma mais fácil e integrada no novo lenda-firmware. Mas que há um jeito de já fazê-lo funcionar no atual.

É só copiar um arquivo do SDK para dentro do aparelho. O que esse arquivo tem de especial? Muitas pessoas devem ter ficado impressionadas em como o aparelho reconhecia e se configurava ao inserir o chip, principalmente as conexões à rede de dados da operadora.

Eu também pensei durante algum tempo que essa informação estivesse no chip, e por isso que o aparelho conseguia ler e fazer a configuração. Ou então que ele reconhecia automaticamente os SMS que a operadora enviava com as configurações. Mas não!! Esse arquivo mágico é que possui as configurações! Na prática o aparelho lê do chip qual é a operadora, e vai nesse arquivo buscar as informações necessárias para fazer as configurações.

E nesta nova versão do firmware o arquivo possui também as configurações para MMS. Abrindo-o busquei as informações sobre operadora brasileiras, e encontrei várias: Vivo, Sercomtel, Brasil Telecom, TIM, Oi, CTBC, Claro e Amazonia Celular. De todas essas, estranhamente, não havia configuração de MMS para a TIM. Portanto se você é dessa operadora, e o fMMS funciona, não recomendo muito alterar as coisas, a menos que queira testar e voltar atrás depois, se for o caso.

De qualquer forma, disponibilizo o arquivo que está instalado no meu SDK, e que copiei pro meu aparelho pra testar, pra download aqui.

Você deve baixá-lo, descompactá-lo, e copiá-lo para o diretório “/etc” do N900, como root. Para fazer isso, copie o arquivo (já descompactado) para o MyDocs, e via terminal (como root) digite estes comandos:

mv /etc/operator_settings /etc/operator_settings.backup
mv /home/user/MyDocs/operator_settings /etc

A primeira linha é para fazer um backup do arquivo atual, e a segunda é para copiar o novo.

Recomendo usar o fAPN para remover as configurações criadas para o MMS. Para fazer o aparelho reconhecer e configurar corretamente as conexões deve existir alguma forma mais simples, mas eu optei pela forma troglodita: desliguei, retirei o chip, liguei, desliguei, recoloquei o chip. Não sei dizer se apenas reiniciando já reconhece tudo (não fiz esse teste).

Após isso é só iniciar o fMMS e as configurações corretas já devem aparecer nele. No meu caso, ao iniciar o programa ele morria, sem motivo aparente. Então o iniciei pelo terminal para tentar descobrir qual era o problema, e por lá ele iniciou sem erros. Caso isso aconteça com você também, abra um terminal no N900, e digite isto:

/opt/fmms/fmms_gui.py

Importante: NÃO pode estar como root!

Depois disso tudo fiz um teste enviando um MMS para meu número mesmo, e foi com total sucesso!! E detalhe: como configurei o fMMS para usar o modo havoc, a minha conexão à internet não foi finalizada para que o MMS saísse e entrasse. Há 3 configurações possíveis para o fMMS:
polite: somente habilita a conexão do MMS se não houver outra conexão ativa
rude: automaticamente derruba a conexão ativa, habilita a do MMS, e ao terminar religa a conexão anterior
havoc: tenta abrir duas conexões em paralelo. O autor avisa que neste modo as coisas podem nem sempre funcionar direito, e que se a conexão não for aberta e fechada de forma correta o modem interno pode não conseguir mais abrir nenhuma conexão GPRS até que o aparelho seja reiniciado. Mas que em 2 meses de utilização nesse modo ele nunca teve problemas. Quando configurado desta forma, a conexão de MMS não aparece nas configurações do aparelho (ali onde se configuram as conexão à internet).

Portanto o funcionamento do programa pode ficar igual a qualquer outro aparelho que tenha MMS de fábrica!! Só falta realmente o fMMS ficar mais bonito, e permitir enviar qualquer arquivo, não apenas fotos.

E se tudo funcionar corretamente, pode remover o fAPN.