Há algum tempo atrás surgiu um programa para aparelhos Symbian que prometia te acordar na melhor hora possível. Segundo estudos, a pior hora para ser acordado é naquele momento de sono profundo, também conhecido como REM.

O programa para Symbian, HappyWakeUp, usava o microfone para saber quando você se movia na cama, o que indicaria que você está num estágio mais leve de sono, e portanto, bom para ser acordado. Aí ele tocaria o alarme, mas num volume baixo e aumentando devagar.

Eu cheguei a testá-lo, e comigo não funcionou muito bem não…. 🙂

De qualquer forma, há para o N900 um programa semelhante. Só que ele não usa o microfone, mas sim o acelerômetro. Você configura o programa e coloca o aparelho na cama (óbvio…como ele vai sentir as vibrações?). E de preferência ligado na tomada, pra não acabar com a bateria, já que o acelerômetro estará o tempo todo ativo.

Ele está no repositório extras-devel.

A segunda imagem mostra em forma de gráficos o seu sono. Quanto mais clara o pedaço da barra, maior foi a “tremedeira” sentida pelo acelerômetro. Isso vai ajudar a mostrar a qualidade do seu sono, pois quanto menos você se mexe, mais descansa.

Ainda não testei o programa efetivamente. Vamos ver como se comporta amanhã!

fonte: Maemo.org