O Stellarium é um programa, livre, que tem como mote “um planetário no seu desktop”. Com ele é possível ver as estrelas no céu exatamente como você veria se não houvessem nuvens, poluição e excesso de iluminação na sua cidade.

Ele possui versões para Windows, Mac, Linux, e, claro, Maemo!


Como é possível perceber pelas imagens acima, a versão para Maemo é rigorosamente igual à versão para o computador (inclusive sendo a última versão estável do programa).

Mas a utilização dele é um tanto quanto complexa. Se realmente quer usá-lo, recomendo olhar o site oficial do programa para aprender como mexer com ele…e lembrando que esta versão é uma recompilação do original, então muitas coisas podem não funcionar corretamente, como dá pra ver nas imagens abaixo.

As janelas não aparecem bem. A primeira janela eu abri pressionando o ícone que está mais claro no menu da esquerda. Para fechá-la, bastou pressionar o ícone de novo. Mas a segunda janela não teve jeito….eu tive que fechar o programa para conseguir fechá-la.

Ah sim: como dá pra perceber, o programa pode ser configurado para português!

Antes de executá-lo é imprescindível alterar um arquivo de configuração dele, pois do contrário será muito difícil usá-lo. Abra o arquivo config.ini, que estará no diretório /home/user/.stellarium, e vá até a linha 185 e altere o valor para 480. Na linha seguinte, 186, altere o valor para 800.

Ele está no extras-devel, e usa o Qt 4.6, então podem acontecer problemas de instalação, como falta de bibliotecas.

Neste vídeo dá pra ver o programa em ação.

E neste tópico do fórum do Maemo.org podem ser encontradas dicas boas.