Esse já é um assunto um tanto quanto velho, mas hoje em dia está mais fácil do que nunca fazer o processo no N900.

O overclock nada mais é do que aumentar a velocidade do processador. Em computadores de mesa essa é um processo normal, porém mais perigoso. O motivo é simples: nos computadores o processador já está, teoricamente, na velocidade mais alta possível e segura.

No caso do N900 o processador está “configurado” para rodar a no máximo 600MHz porque, por ser um aparelho móvel, ele não possui um sistema eficiente de refrigeração (na verdade não possui sistema nenhum). Então se ele tiver uma velocidade (clock) muita alta, ele vai esquentar, podendo danificar algum componente ou o próprio processador.

As velocidades mais normais de overclock para o N900 são 800MHz, 900MHz, e alguns deixam em 1GHz ou até um pouco mais.

Importante salientar que não é o tempo todo que o processador está na carga máxima! Isso acontece apenas quando há exigência para tanto! Na maior parte do tempo a velocidade do processador fica por volta de 250MHz. O motivo pra isso é também simples de explicar: quanto mais alta a velocidade, mais energia precisa. Se o aparelho estivesse o tempo todo a 600MHz a bateria duraria poucas horas, provavelmente.

Para fazer o overclock é necessário instalar um kernel diferente. O kernel é a base de qualquer sistema GNU/Linux.

A instalação do kernel é algo extremamente simples! Basta ir no Gerenciador de Aplicativos, procurar pelo kernel, e instalá-lo! Como se fosse um programa qualquer. O que eu instalei chama-se kernel-power Enhanced Linux kernel for power users. Há uma versão dele no repositórios extras, e uma versão mais recente em extras-devel (mas já colocada no extras-testing). Eu instalei esta segunda.

Para alterar as configurações, originalmente, é preciso partir pra linha de comando.

Mas existe um programa gráfico que auxilia bastante a tarefa, chamado CpufreqUI.

O programa não prima pela beleza visual, mas cumpre bem o seu papel, mostrando inclusive a temperatura do processador. Esse programa está no extras-devel.

Após a instalação do kernel é necessário reiniciar o aparelho. Para removê-lo é preciso usar um programa separado, que é instalado junto com o kernel, que ficará no menu do aparelho. O kernel NÃO aparece na seção de remoção de pacotes do Gerenciador de Aplicativos.

Para alterar a frequência não é preciso reiniciar o aparelho.