Atualização: antes de fazer qualquer procedimento descrito neste texto, leia aqui!

Estava a algum tempo traduzindo as mensagens do N900 para o Português do Brasil. Com o lançamento dele no país havia a esperança (pequena, claro), de que algo oficial fosse feito. Mas como esperar algo decente da Nokia hoje em dia é perda de tempo, resolvi continuar o trabalho.

Bem….não está perfeito, há erros, e por enquanto é necessário ir até o terminal para instalá-lo. Eu ainda não consegui gerar o pacote da forma correta, e na instalação através do Gerenciador de Aplicativos ele dá erro. Mas como dá pra ver nas imagens abaixo, é “pt-BR”:

Você deve baixar o arquivo daqui, e instalá-lo usando este comando (como root):

dpkg -i --force-overwrite n900-i18n-pt-br_0.0.1-8_all.deb

Peço a ajuda de todos que forem usá-lo para, caso encontrem alguma mensagem estranha, sem sentido, errada ou que provoque dúvidas, avisem no fórum ou através de e-mail (n900 at aguilarj.com). É imprescindível que, ao relatar um erro, especifique claramente onde ele está, informando a frase rigorosamente igual a como aparece na tela e também o que fez para ela aparecer.

Lembrando que a tradução é apenas para programas nativos do N900! Programas de terceiros, como eCoach, Sleep Analyzer, Firefox, e etc. possuem uma tradução própria, e que o próprio autor deve fornecer o idioma.

Para remover o pacote basta ir no Gerenciador de Aplicativos que ele estará lá.

Repetindo: o pacote está nos repositórios, porém ainda não é instalável à partir de lá.