Hoje em dia todos sabem das deficiências do N900, que acabaram supridas pela comunidade, como MMS, toques personalizados para cada contato…mas acabei de ver um texto no Unwired View que diz que o Nexus One, o tão aclamado celular do Google (e que parece ter sido uma decepção em vendas) também não tem rádio….mesmo tendo o hardware necessário!

Segundo o texto, o próprio Google deixou claro que a comunidade deveria cuidar do assunto, pois eles nada fariam.

Mas o que realmente chamou a atenção foi o fato do texto dizer que “meses” depois um usuário conseguiu crackear o kernel do aparelho e criar um personalizado que permite utilizar o hardware.

Aí me lembrei que no anúncio do N900 foi dito que ele teria o transmissor FM, mas não falava nada de rádio. E a pergunta mais feita foi: ele não virá com rádio? Antes mesmo do lançamento oficial (para o público em geral) já existia o aplicativo para ouvir rádio no aparelho. E feito por um usuário.

Então surge a pergunta fatal: será realmente que os aparelhos com Android são tão “abertos” quanto o N900?

Que o N900 não é totalmente aberto é óbvio…há alguns programas dele que não possuem o código-fonte liberado (navegador nativo, câmera, controle de bateria), mas o único caso em que foi necessário hackear o aparelho foi na criação de kernel alternativo para coisas que o aparelho originalmente não faz, como overclocking e instalação de outro sistema operacional. E ainda assim chamar isso de hackear é um pouco forçado, já que até onde consta o kernel do N900 tem seu código-fonte aberto.

A Nokia está deixando muito a desejar quanto ao suporte ao aparelho, mas uma coisa é fato: ela deu mais apoio ao N900, que é apenas mais um dentre centenas para a empresa, do que o Google ao seu único aparelho.

E também me parece cada mais claro que a Nokia realmente perdeu uma enorme oportunidade com esse aparelho, que talvez não tenha outra vez. O ramo de tecnologia não permite (e não perdoa) uma sucessão de falhas…..a Palm que o diga….