O FCamera é um programa disponível no repositório extras-devel que é usado para tirar fotos ao invés do programa nativo do N900.

A Nokia, em conjunto à Stanford University, criou uma nova plataforma para fotografias. Na prática isso significa uma nova API para que desenvolvedores criem programas de acesso à câmera do aparelho.

E o FCamera é apenas um exemplo de uso dessa API. A instalação do programa requer a instalação de um outro pacote, separado: fcam-drivers (também disponível no mesmo repositório). O problema é que esse pacote é incompatível com o BlessN900 (portanto para usar o FCamera é preciso remover o BlessN900).

O programa, mesmo sendo apenas um exemplo, é muito poderoso!! Permite fazer diversas configurações que o programa nativo não deixa, como definir ONDE será o foto na imagem (uma coisa que eu acho que seria básico em qualquer aparelho com tela sensível ao toque e uma câmera decente).


o “quadro” preto nas imagens é na verdade o que a câmera está focalizando, mas foi uma captura de tela a imagem não é capturada também

Mas um “detalhe” deve ser considerado antes de adotar este programa como padrão para o seu aparelho: ele tira fotos no formato Adobe DNG, que é um dos tipos de fotos no chamado RAW. Isso significa que a foto não possui tratamento NENHUM! Ela está rigorosamente igual a como foi capturada pelo sensor da câmera (além de grande….uma foto que tirei ficou com 10MB de tamanho). Isso significa que toda foto tirada por esse programa de exemplo precisará passar por um tratamento.

Ainda assim, particularmente, acho algo muito interessante, pois abre diversas possibilidades para o N900, como o suporte à câmera no NITDroid, ou quem sabe filmagens em HD (caso se descubra de uma vez por todas se o hardware do N900 tem essa capacidade ou não).

E também como um “detalhe”, vale copiar o que disse Kari Pulli, da Nokia:

The N900 is a camera phone, but it runs a version of Linux almost as complete as that installed on personal computers

Em português:

O N900 é um câmera-fone, mas ele roda uma versão do Linux quase tão completa quanto as instalados no computadores pessoais

E o texto original destaca, logo depois:

For this reason, it was chosen as the host device for the Fcam platform.

Por essa razão, ele foi o escolhido para ser a base da plataforma Fcam.

fonte: Nokia Conversations