O Tecnoblog deu a dica de um site que permite testar como anda o suporte ao HTML 5 no navegador….basta, claro, acessar o endereço do site: HTML5test.com.

Claro que resolvi fazer o teste com os navegadores disponíveis para o N900! Mas antes, estes foram os valores obtidos pelos 4 navegadores que tenho no meu computador (lembrando que é um GNU/Linux Mandriva 64 bits):

  • Firefox 3.6.6: 139 (com 4 bônus)
  • Chromium 5.0.389.0: 207 (com 3 bônus)
  • Opera 10.60: 159 (com 7 bônus)
  • Konqueror 4.4.3: 74 (com 4 bônus)

O Konqueror é o navegador nativo do KDE (ambiente gráfico que utilizo). Não é muito conhecido e é bem fraquinho mesmo. E o Chromium é o Google Chrome na sua versão GNU/Linux.

E estes foram os resultados com os navegadores do N900:

A primeira imagem é do MicroB (o navegador nativo), a segunda é do Opera e a terceira é do Firefox. Como dá pra perceber, o Firefox possui a mesmíssima pontuação da sua versão para o computador (o pessoal do Tecnoblog fez o teste usando o Firefox 4 Beta 2 e chegou ao mesmo número também).

O Opera ficou na lanterna, e bem distante da sua versão de mesa.

O Chromium não foi testado pois não o tenho instalado, já que ele foi retirado dos repositórios.

Mas o interessante é ver quem foi o vencedor. Realmente o MicroB se mostra cada vez mais imbatível como navegador móvel!

Os pontos de bônus são pontos extras recebidos por implementar funções que vão além da especificação do HTML 5, mas não entram na contagem geral (por isso estão separados).