Muita gente tem problemas com os repositórios, que vão desde não conseguir atualizá-los até não conseguir instalar nada deles.

Muitos dos erros que acontecem são facilmente identificáveis através do próprio N900.

A primeira coisa a se notar é se todos os repositórios falharam na atualização. Se a resposta for “sim”, e houverem repositórios com endereços diferentes (como os da Nokia e do Maemo.org), então há uma grande chance do problema ser a sua conexão com a internet! Consegue acessar algum site através do navegador nativo?? Se não, o problema com certeza é a sua rede. Se consegue, tente outra rede….se estiver no wi-fi, tente via 3G (ou 2G mesmo, apenas para testar), ou vice-versa.

Se apenas um ou outro falhou, é hora de ir olhar qual é o problema. Isso é bem simples: ali no Gerenciador de Aplicativos mesmo vá até a lista de repositórios, e localize aqueles que falharam (eles estarão com uma exclamação vermelha ao lado). Selecione o problemático, e vá até o final da janela que abrir….ali vai aparecer o motivo do erro.

Um erro relativamente comum é um tal de “HASH mismatch”. Ele acontece pela forma como os repositórios funcionam: existe um arquivo, compactado, que contém as informações sobre cada pacote que está no repositório. Não são todas as informações, mas normalmente nome, versão e uma breve descrição (que é exatamente o que é exibido no Gerenciador de Aplicativos). Ao selecionar um programa, outras informações são baixadas, como as dependências e a descrição.

O problema acontece no momento em que esse arquivo está em atualização e alguém tenta acessá-lo. A solução é bem simples: aguarde alguns segundos e tente novamente. Ele dá esse erro porque, por segurança, é feito o chamado checksum dele (somar todos os seus bytes, para garantir a integridade física). Então o N900 baixa o arquivo, gera o checksum, e compara com outro arquivo que também está no repositório. Se o número não bater, erro!

Já para os problemas de aplicações que não instalam a coisa pode ser um pouco mais complicada, mas nem por isso difícil. Já notou que no menu do Gerenciador há um botão chamado “log”? Toda operação no Gerenciador gera um arquivo onde são colocadas informações sobre o que o programa está fazendo. Quando algum pacote não consegue ser instalado pode ser uma boa ideia dar uma olhada nesse arquivo e tentar encontrar informações.

Há uma coisa sobre os repositórios que não é muito evidente: eles possuem uma parte pública e uma parte “particular”. Na parte pública ficam os programas que o usuário pode instalar normalmente, e na parte “particular” ficam as bibliotecas ou pacotes que, sozinhos, fazem absolutamente nada, e por isso não faz sentido ficarem visíveis para os usuários.

Mas também existem os repositórios protegidos. O maior exemplo é o da Ovi Store. Você não consegue acessá-lo pelo navegador e também não consegue visualizar nada dele através do Gerenciador. O seu conteúdo não é visível e é apenas acessível através da conferência de certificados, feita pelo Gerenciador e pelo site onde o repositório está hospedado. Conteúdo gratuito até seria possível instalar desse repositório (conteúdo pago acredito que tenha outras proteções impossibilitando o acesso), mas para isso é necessário saber exatamente o nome do pacote….que não é uma tarefa das mais simples.