Sobre o Qt já se falou um pouco. Quando a Nokia comprou a Trolltech o motivo era mais que evidente: criar um ambiente no qual os programas rodassem em todos os sistemas operacionais da empresa sem necessidade de alterar código-fonte. No máximo, apenas recompilando.

O Qt, ao contrário do que alguns possam imaginar, não é uma linguagem de programação. É uma biblioteca. A vantagem em usá-la é que não é preciso alterar um programa caso se queira usá-lo em outra plataforma que também rode o Qt. Como a biblioteca é padronizada, qualquer programa que a use vai rodar em qualquer lugar que rode o Qt.

E é aí que entra o tema deste texto: QtWRT significa Qt Web Runtime. Na prática nada mais é que uma biblioteca (mais uma), que permite que através de Javascript você acesse o hardware do aparelho. Javascript é a linguagem padrão utilizada em páginas da internet.

Ou seja: você pode construir uma aplicação inteira usando HTML e Javascript.

Um exemplo é o MoneyFlow. Um programa para controle de gastos, comentado pelo leitor/usuário do fórum flavio.

Acredito que as vantagens sejam evidentes: você conta com o poder do HTML unido ao Javascript, e de quebra tem acesso aos contatos, GPS, sensores, e por aí vai. E ainda rodará o programa em qualquer aparelho que entenda HTML e possa ter o QtWRT instalado.

Ainda não há uma versão final da biblioteca para o N900, mas há uma versão de preview. Ele é encontrado no extras-devel.

Os programas feitos nessa biblioteca possuem uma extensão diferente: é .wgt (não é .deb). Mas são instalados também à partir do Gerenciador de Aplicativos. Porém, eles serão reconhecidos apenas após a instalação da biblioteca!

Este vídeo demonstra a utilização do MoneyFlow (e também algumas capacidades do QtWRT):