Segundo um texto no The Nokia Blog, talvez.

O editor do blog, presente na Nokia World 2010, conversou com alguém da área de produtos Ovi, e questionou sobre o assunto. A resposta foi de que eles estão trabalhando para levar o Ovi Maps para o MeeGo, e que se o código resultante for facilmente transferível para o N900, então a resposta é “sim, o N900 terá uma atualização do Ovi Maps”.

Mas caso seja necessário alterar muito código, então a resposta é “não”.

O que me leva a algumas questões interessantes. A primeira delas é em relação ao próprio código. A Nokia apregoa sempre que todas as aplicações feitas para seus aparelhos devem ter como base o Qt, pois assim elas seriam facilmente portadas do Symbian pro Maemo/MeeGo e vice-versa. E eu, como programador, concordo com essa visão! Isso é factível.

Só que aí vem a questão interessante: se muito do código do Ovi Maps precisaria ser alterado para rodar no Maemo é sinal de que a Nokia não leva essa questão da “mobilidade do código” muito a sério!

Oras….o MeeGo tem como base o Linux, que também é a base do Maemo. Portanto, ambos possuem os mesmos elementos em seu interior (X-Org, Gstreamer, PulseAudio e por aí vai). Utilizando o Qt, o acesso ao hardware deixe de ser uma obrigação do programa e passa a ser da biblioteca. Então o que impediria que o programa rodasse nas duas plataformas?

Seria algo como “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”?