A Nokia está cometendo um pecado terrível: não só lança aparelhos com problemas (que muitas vezes são resolvidos num firmware posterior), mas os lança sem que serviços anunciados estejam disponíveis.

A decepção do Ovi Maps é um exemplo. E a Ovi Store é outro! No N900 você tem um ícone que te leva pro site…mas o que aparece ao carregar a tela é o que está aí ao lado. O que é pior: ter uma “loja” com meia dúzia de opções ou abrir a loja só “mais tarde”?

De qualquer forma, apareceu no Maemo.org uma forma de acessar a loja, pelo menos por um tempo. Parece que foi apenas um teste. Era bem simples: bastava acessar através do aparelho o endereço “http://store.ovi.mobi”. Dessa forma eu consegui instalar 3 jogos: paciência, cubo e gamão. Na verdade não foi tão simples, pois o aparelho cadastrou automaticamente um novo repositório, e eu tive que partir pra linha de comando pra instalar os programas na prática.

Mas….ôpa!! Como assim os jogos tem link? E pra Ovi Store? Pois é!! Já apareceram algumas coisas ali, mas é necessário uma pequena, digamos, gambiarra: tem que estar logado na loja, e acessar este link. Isso vai fazer com que o aparelho padrão para aquele login seja o N900 (ele ainda não aparece para seleção). Portanto, os programas pra ele passarão a ser vistos. Mas ainda não é possível instalar!!

Eu tentei, pedindo pra enviar o link pro meu celular via SMS. A mensagem chegou, com o link, mas ao abrí-lo veio a mensagem de que a loja ainda não está disponível para o meu aparelho.

Espero que liberem logo, pois tem um joguinho que eu quero muito instalar: Airport Touch.

fonte: Maemo.org

Artigos relacionados: