O N900 possui um programa para tirar fotos que não é uma maravilha. Muitas pessoas dizem que o N95 tira fotos melhores. O motivo para isso não é a lente, já que ambos os aparelhos contam com lentes de 5 megapixels Carl Zeiss. A diferença é o pós-processamento da imagem.

Neste momento o aparelho conta com 3 programas para tirar fotos mais conhecidos: o nativo, o FCamera e o BlessN900. Este último não foi feito para tirar fotos “normais”, apesar de ser possível. Com ele o ideal é apenas tirar a foto no formato RAW, e depois processá-la.

O formato RAW é um formato especial de foto: ele é como se fosse o antigo negativo. É a imagem crua da forma como foi captada pelo sensor. Para quem gosta de fotografia e sabe tratar uma imagem, ter uma foto nesse formato é o paraíso. Para meros mortais, não é lá tão útil… 🙂

Estas 3 imagens foram feitas com segundos de intervalos (apenas o tempo necessário para fechar um programa e abrir o outro), com as configurações padrões dos programas:

Teste estacionamento 1 Teste estacionamento 2 Teste estacionamento 3

(clique para abrir em tamanhos maiores)

A primeira imagem foi tirada usando o BlessN900. A segunda o FCamera e a terceira o programa nativo. Logo de cara dá pra perceber que a foto tirada pelo Bless não ficou boa. Ela parece estar borrada, como se tudo que está ali fosse de plástico.

A maior diferença rapidamente notada entre as outras duas é a claridade. Com o programa nativo a foto ficou mais clara. Mas há outras diferenças. Note o telhado das casas: as telhas ficaram mais nítidas no programa nativo.

Como já dito, essas fotos foram tiradas usando as configurações padrão dos programas, tudo no automático. É claro que alterando alguns parâmetros podemos melhorar consideravelmente as imagens….mas ninguém vai poder ficar ajustando configurações sempre!

O próximo comparativo será entre fotos HDR.