A versão 1.1 do MeeGo está programada para ser lançada em outubro. Essa versão é aquela que se espera que seja plenamente instalável em aparelhos móveis (a.k.a. celulares).

O Gizmodo deu uma notícia dizendo que há gente que já portou o sistema para um Nexus One, um HTC Desire e um tablet Dell Streak. Os 3 aparelhos rodam Android, então não é nada excepcional esperar que o MeeGo, um projeto código-aberto baseado em Linux, assim como o Android, rode neles.

Colocaram inclusive um vídeo de um aparelho da Dell (que pelo tamanho não me parece ser um tablet), dando o boot no MeeGo. Mas não é um boot completo….não aparece absolutamente nada além de 3 linhas, totalmente texto, mostrando a versão do sistema e a versão do kernel. Então fica meio difícil confiar 100% no vídeo (até porque dar boot é uma coisa, o sistema efetivamente rodar é outra).

O que eu acho “engraçado” na notícia do Gizmodo é o título. É algo como querendo dizer que o MeeGo não vai rodar nos aparelhos da Nokia, mesmo sendo ela a dona do produto (o que também não é correto).

Bem….mas o que tudo isso tem a ver com o título deste texto? Eu chego lá. Durante algum tempo os responsáveis pelo projeto soltaram versões semanais do sistema, e todos eles plenamente instaláveis no N900 (preferencialmente num cartão de memória). Há algumas semanas, para ser mais exato 3, essas versões deixaram de aparecer (a última tinha sido no dia 6 de setembro).

Pois bem…apareceu uma nova, e com uma agradável surpresa: com a parte de telefonia funcionando! Instalei o sistema, rodei, e fiz uma chamada com ele! Totalmente funcional! Mas ainda com detalhes faltando. Por exemplo, não há indicação visual de que temos sinal, e muitos menos conexão à rede de telefonia. Mas basta iniciar o programa de discagem, teclar um número, pressionar o botão “discar”, e sair falando. O programa de telefonia, claro, ainda está cru. Também é possível receber uma chamada…perfeitamente funcional. Mas ainda não utilizável!

Ele não toca, não vibra, e sequer abre qualquer coisa para se aceitar a chamada! É preciso manualmente abrir o programa de telefonia, e só então aparece uma janela para aceitar ou rejeitar. O único indicador de que há uma chamada sendo feita para o aparelho é um ícone de um telefone no canto.

Outra coisa que está funcionando é a auto-rotação da tela. Mas com um efeito um tanto quanto estranho: às vezes ela fica torta, como se eu não tivesse rotacionado o aparelho em exatos 90 graus, e portanto a tela também não o foi.

Novamente parece que a resposta à tela sensível ao toque não está totalmente implementada (ou pelo menos assim eu espero), pois em alguns casos é preciso efetivamente apertar a tela, ao contrário do Maemo no qual às vezes basta apenas encostar o dedo para o toque ser reconhecido.

Mas pelo fato da telefonia já estar funcionando, eu acredito realmente que o cronograma será cumprido e agora em outubro teremos uma versão funcional e instalável no N900.

Observação: não há imagens porque estou sem câmera. Se conseguir alguma, tirarei fotos.