Fotos panorâmicas são aquelas fotos mais compridas, nos quais mais detalhes aparecem. Já foi falado aqui sobre o Morpho Quick Panorama, que era uma versão demo (e que depois teve uma versão completa lançada, mas por ser um aplicativo pago, indisponível no Brasil).

Ele tem uma limitação, que é o tamanho da foto: a altura é de no máximo 480 pixels. Ou seja, você fica com uma foto aquém da capacidade do N900.

Mas há um novo programa para tirar fotos panorâmicas na Ovi Store, e gratuito. E o que chama ainda mais a atenção: da própria Nokia! Quem diria que a Nokia faria algum programa para o N900…..deve ser por isso que tá chovendo tanto ultimamente.

Mas infelizmente ao tentar acessar a página dele na loja, recebo aquela linda mensagem de que o programa não está disponível para o meu país. Só que eu não desisto facilmente, e com a ajuda do Tor é tranquilo instalá-lo!

Outra forma de instalar o programa é através da linha de comando e usando o aptitude, que é um “substituto” do apt-get. Sobre ele vale a pena falar em outro texto, portanto só vou dar os comandos (execute-os como root, e, obviamente, depois de ter instalado o aptitude dos repositórios):

aptitude update
aptitude install panorama

Graficamente ele é muito mais interessante que o Morpho, e me pareceu também mais útil! Infelizmente uma captura de tela dele é meio impossível, pois nada seria mostrado (já que na tela estaria a imagem exibida pela câmera, e isso não é capturado, ficando um quadro preto).

A utilização é simples. Quando aberto, vai exibir a imagem da câmera, e no canto inferior uma barra mostrando o progresso da panorâmica. Assim que você pressionar o botão de foto, a primeira imagem será capturada. Assim que o programa avisar, mova-se para qualquer um dos lados (ele vai identificar para qual lado você se moveu), e assim que chegar no ponto correto, automaticamente tirará a próxima foto! Será mostrada na tela um identificador visual de onde é esse ponto correto.

Quando tiver finalizado, pressione novamente o botão da câmera. E aí aguarde até que o processamento da foto seja finalizado (é demorado).

Comparando o resultado da foto do Panorama com o do Morpho, diria que o programa da Nokia é superior! Principalmente pelo fato da foto não ser “diminuída”.

Mas o mais interessante de tudo não é o programa em si, mas que é um programa feito pela Nokia. Quem sabe não venham mais coisas boas por aí….