A notícia já é velha (mesmo considerando que foi noticiado hoje): a próxima atualização do firmware do N900 (o PR1.3) trará, além de várias correções no sistema e a nova versão do Qt (a 4.7), a possibilidade de fazer dual-boot com o MeeGo. Não que isso não seja possível hoje….é perfeitamente viável e fácil de fazer, mas você precisa ter um computador e o cabo USB a mão.

Há duas boas novidades nessa notícia. A primeira é que haverá uma nova atualização de firmware. Mas isso já não era muito segredo, visto que no Bugzilla muitos erros foram considerados “arrumados e colocados na próxima atualização”. Se não há a expectativa de uma nova atualização, não há porque corrigir erros (apesar que à partir de agora eu acredito que a comunidade deverá tomar posse disso, já que o Maemo é um sistema morto).

A outra boa notícia é que o N900 continua sendo a base do MeeGo no quesito aparelhos móveis. Há muito tempo se fala num tal de N9, com algumas fotos publicadas por aí. Bem, na minha humilde opinião, acho que esse aparelho não existe. Até agora não vi prova real nenhuma de que ele não seja uma mera montagem e fomentado à base de muita especulação.

Uma reclamação constante de quem acompanha o desenvolvimento do MeeGo é sua interface. Realmente é algo um tanto quanto pobre. Mas devemos lembrar que essa é a interface base do sistema! Como qualquer Linux da vida ela pode ser total e completamente alterada. E no texto que originou a notícia, no MeeGo.com, está bem claro: neste momento eles estão tentando garantir que tudo funcione corretamente, para que a primeira versão com a interface móvel provoque uma boa experiência ao usuário.

Traduzindo: a interface do MeeGo hoje não será aquela que virá na primeira versão efetivamente instalável no N900. Ou pelo menos assim eu espero…

Agora a pergunta que não quer calar: quando isso tudo estará disponível? O MeeGo possui um cronograma, que até agora foi seguido à risca. Portanto é possível dizer que até o final deste mês de outubro tenhamos uma versão final. Quanto ao firmware do N900 já é um pouco mais difícil dar um prognóstico visto a novela que foi o PR1.2. Mas acho que dá pra dizer que sairá ainda neste ano.

ATUALIZAÇÃO (créditos para o leitor igorlt, do Twitter)

Um editor do The Nokia Blog enviou à Nokia uma mensagem questionando sobre o dual-boot no N900. A resposta que ele recebeu diz que o N900 é utilizado como base de desenvolvimento do MeeGo para plataformas ARM, mas que a Nokia não pretende liberar uma versão para consumidores finais do firmware contendo o dual-boot. Ainda acrescenta que o texto no MeeGo.com foi direcionado apenas para a sua audiência: os desenvolvedores.

Nada que fuja ao que já havia sido informado desde o lançamento do MeeGo: que o N900 não o receberá oficialmente. Isso significa apenas que não vai surgir na tela do aparelho a exclamação amarela de atualização para a instalação do MeeGo.

É a mesma coisa com modo R&D, que existe apenas para que desenvolvedores utilizem. Mas absolutamente nada impede que um usuário comum não possa usá-lo também.