Antes de continuar lendo: é uma versão final para o N900, porém NÃO É UMA VERSÃO COM INTERFACE MÓVEL!

Isso significa que a “cara” do sistema é a mesma daquela vista em netbooks. A versão 1.2 já deve ter uma “cara de celular”. A data de lançamento prevista é entre 21 e 27 de abril de 2011. Vale lembrar que até agora todas as datas foram rigorosamente seguidas.

Outra coisa que gerará muita reclamação é o fato de terem anunciado que o PR 1.3 (último firmware do N900) teria suporte a multi-boot entre Maemo e MeeGo. É preciso ressaltar que esse suporte é para desenvolvedores! Não é para o usuário comum!! Portanto não adianta esperar um menu mágico perguntando se quer dar boot num ou noutro.

O processo para se fazer multi-boot é complexo e requer bons conhecimentos. Mais pra frente tentarei fazer um texto explicando como fazê-lo, se perceber que não é sujeito a muitas falhas.

Quanto ao MeeGo em si, ele pode ser baixado daqui e instalado no cartão de memória, como foi nas outras versões.

Neste momento estou fazendo a cópia para o cartão, e depois vou tentar rodá-lo para às quantas anda o sistema. Se conseguir dar boot (pois é….a última versão eu não conseguia rodar), mais tarde colocarei imagens dele e impressões que tive.

Atualização

Esta versão subiu tranquilamente no N900. Mas não é nem de longe utilizável. Antes de descrevê-la é bom repetir o que disse um dos desenvolvedores no fórum do MeeGo: o sistema ainda é apenas para desenvolvedores! Ele não está pronto para o público nem para uso em “produção”. Estão mais preocupados no momento em criar a base dele, tanto que de software ele oferece apenas um aplicativo de telefonia, um de SMS, um tocador de música, o terminal e um navegador (Fennec).

A recarga da bateria não funciona, assim como o indicador dela. Da mesma forma tampouco funcionam os indicadores visuais de rede de telefonia. O sistema como um todo está extremamente lento, e as respostas visuais péssimas.

Eu diria que, como usuário, houve um retrocesso nessa versão 1.1 comparando-a com outras anteriores. Mas como desenvolvedor entendo perfeitamente que a parte “visual” é sempre a última, pois o mais importante é primeiro fazer as coisas funcionarem direito.

E parecem estar….o wi-fi funcionou bem (conectando a uma rede segura WPA2), enviei e recebi um SMS (na verdade enviei o texto pra mim mesmo), e a telefonia também funciona.

Mas ainda precisa comer muito arroz com feijão. E muito mesmo.