O usuário Jotoco publicou um texto no fórum, e pediu que eu o utilizasse como base para um texto a ser colocado aqui no blog. Vou fazer um pouco diferente…eis o texto dele. E depois a minha opinião.

Hoje a Nokia anunciou uma parceria estratégica com a Microsoft para Smartphones.

Dessa forma ela irá adotar o Windows Phone 7 como sua principal plataforma para dispositivos inteligentes, enquanto transformará o Symbian numa franquia e o MeeGo num experimento, basicamente.

Alguns pontos importantes:

Nokia irá inovar em cima da plataforma como ceder sua experiência em câmeras, onde é líder isolada no mercado;
Nokia vai ajudar a desenvolver o windows phone e ainda terá benefícios exclusivos para se diferenciar no mercado;
Nokia (Ovi) Mapas vai ser o principal serviço de mapas do Bing (não só do windows phone);
Bing será o serviço oficial da Nokia;
Nokia e Microsoft irão unir forças no quesito de Marketing e estratégias de mercado, basicamente vendendo um “MicroNokia”;
Ovi Loja será absorvida pela Windows Marketplace;
Extinção do Qt (que mal saiu do forno);
Extinção do MeeGo (que terá 1, e apenas 1 dispositivo lançado este ano).

Algumas considerações que eu gostaria de fazer sobre o que ocorre hoje.

Primeiro, por que a Nokia não fechou parceria com o Google?
De acordo com a informação à imprensa, ela tentou, mas o Google não ofereceu nenhuma oportunidade da Nokia se diferenciar no mercado, ficando sendo apenas “mais uma” fabricante de Android, sem nenhum diferencial importante.

O que difere com a Microsoft?
No caso, parece que o acordo deixa a Nokia com mais liberdade para manipular a plataforma da Microsoft, na união de lojas a Nokia acaba levando algum dinheiro, ela impõe o Nokia (Ovi) Maps para todos os SERVIÇOS (não só smartphones) da Microsoft e tem uma plataforma para se lançar no mercado Norte Americano.

Por que isso é bom pra Nokia?

Bom, primeiro que ela leva uma chacoalhada geral e a imagem da empresa vai ser completamente refeita nos próximos meses e anos, o que é bom já que a maioria das pessoas tem uma visão negativa da empresa neste momento.

Só de anunciar a parceria veja o quanto mudaram os títulos das matérias da imprensa Norte Americana sobre a companhia, e veja como estão tratando diferente a Nokia, já ganhou respeito. O mercado Norte Americano é muito xenófobo com empresas estrangeiras, e a Nokia não fazia questão nenhuma de parecer americana, além da política de vendas de Smarts desbloqueados não ser utilizada nos EUA, onde tudo é subsidiado com contratos e a Nokia não utiliza esta tática tanto e da mesma forma que as outras.

A integração a uma loja de verdade (desculpe Ovi Loja) vai ser interessante, e a associação a uma outra grande marca vai mudar a percepção de mercado da empresa.

Por que isso é péssimo pra Nokia?

Ela deixa de ser uma fabricante diferenciada, que possui toda sua cadeia de produção (como a Apple) e passa a ser uma fabricante de Smartphone, somente. Apesar da diferenciação que a Microsoft possibilitará para a Nokia, que não sabemos o quão grande será, acredito que será muito difícil para os clientes diferenciarem a marca Nokia das outras fabricantes de Windows Phone. Assim como no Android, onde não há uma diferenciação completa da marca com a plataforma, a Nokia corre o risco de sumir no meio dos outros.

A quantidade de dinheiro que a Nokia perdeu com desenvolvimento do Symbian^3 e MeeGo, além da Ovi Loja é absurda. Sim, a Nokia era a empresa que mais gastava com Desenvolvimento dentre todas as fabricantes de smarts. E todo esse esforço foi jogado no lixo.

Além de tudo isso, fica a perda de confiança dos clientes existentes que ficarão abandonados. A Nokia ainda é a empresa que tem mais smartphones vendidos no mundo, de muito muito longe, e essa população vai ficar com um gosto bastante amargo na boca (mais ou menos como os donos de n900).

O MeeGo com essa sofreu uma morte prematura, vai ter lançado somente 1 aparelho este ano pra “ver no que dá” e depois, caso não seja um sucesso estrondoso (e com uma estratégia dessas, não vai ser), será enterrado ainda vivo.

A perda da Ovi Loja, no entanto, pode ser o maior baque no faturamento da Nokia. Loja online são um filão enorme, onde o custo de operação é baixíssimo e o lucro absurdamente alto, basta olhar para os lucros da Apple. Ela tem um faturamento muitas vezes menor que de outras empresas (inclusiva que a Nokia) mas seu lucro é infinitamente maior, pois seus custos são ínfimos. Não sabemos ao certo se a Nokia leva parte do bolo na venda do Windows Marketplace, mas duvido.

Ao final parece que a Nokia simplesmente aceitou que não é mais uma fabricante diferenciada no mercado e aceitou se juntar a Motorola, HTC, LG e outras e ser só mais um nomezinho escrito do lado do celular Windows Phone, e não a grande empresa que era até hoje. Com isso ela pretende aumentar a margem de lucro operacional para 10%, mais que dobrando a atual, mas acredito que irá cair em muito o seu faturamento.

É muito difícil saber o que vai acontecer com a Nokia agora. Um prazo de 2 anos para lançar um aparelho novo com um sistema desconhecido pela empresa é, mercadologicamente falando, muito longo, e empresarialmente falando, muito curto!

É muita ingenuidade acreditar que os aparelhos saem das cabeças dos projetistas e engenheiros para as linhas de produção em algumas semanas. O processo leva muito tempo! Você pode ter certeza que neste momento a Apple já está pensando no iPhone 6 (ou talvez até no 7), sendo que o 5 nem foi lançado ainda.

E contar com a ingenuidade do mercado para comprar aparelhos com um sistema que acabou de morrer (Symbian) também é contar demais com a sorte.

Na questão do Android eu até concordo com a Nokia: ela seria apenas mais uma no meio de tantos outros. Os seus produtos teriam que ser migrados, e quase todos são inferiores à concorrência. O portal Ovi não disse a que veio. A loja de música…..ainda existe? A loja de aplicativos…..bem, se fechar ninguém sentirá falta.

O único produto dela que vale algo, além do hardware, é o Ovi Maps. E mesmo assim nem tanto pelo programa de navegação em si, pois há outros no mercado tão bons quanto, mas sim pela Navteq, que é a provedora dos mapas do programa, e que pertence à Nokia.

O acordo é muito mais interessante para a Microsoft do que para a Nokia. Para a primeira é apenas mais uma tentativa de voltar ao mercado de sistemas operacionais móveis, onde hoje em dia ela tem atuação pífia. Para a segunda significa a própria existência!

Se a Microsoft abandonar o Windows Phone será apenas mais um produto que não deu certo. Para a Nokia significará o fim. O risco é todo da Nokia (por isso é mais interessante para a Microsoft).

Quanto aos outros sistemas operacionais….bem, a Nokia sempre teve vários! Senão vejamos: Symbian S60 (rebatizado de Symbian^3), Symbian S40 e Maemo. Sim, o Maemo existe faz tempo! O primeiro aparelho com ele saiu em 2005. Mas só agora com o N900 ele alcançou o estrelato pelo simples motivo de ter atingido uma ótima maturidade. Só não foi mais pra frente porque faltou visão à empresa e tratou o N900 como um mero internet tablet ao invés de um smartphone.

Por isso é até possível que ela continue usando outros sistemas em aparelhos, digamos, menos comerciais.

Uma coisa é possível dizer, sem muito medo de errar: os concorrentes agradeceram essa decisão, pois significa que muitas cabeças rolarão no setor de desenvolvimento da Nokia, e cabeças boas, que serão contratadas pela….concorrência! Basta ver que quem começou esse movimento foi o chefe da equipe do MeeGo, que há alguns meses saiu de lá para ir pra equipe responsável pelo WebOS.

Eu gostaria de estar errado, pois a Nokia sempre foi uma referência em matéria de hardware, mas acredito que estamos vendo o ocaso de um gigante. Não desejo o mal a ninguém, mas tenho a impressão de que em 4 ou 5 anos nos lembraremos da Nokia como a empresa finlandesa que dominou o mundo e derreteu junto com as calotas polares