Basta acessar a URL http://firefox.com/m à partir do aparelho, e selecionar o idioma em que quer baixar. Ele vai solicitar permissão para cadastrar um novo repositório, e após isso, será possível fazer o download e a instalação.

A primeira coisa que pensei, ao ver o tamanho do programa, foi se realmente é necessário ou útil: ele ocupa pouco mais de 32MB de memória (só ele! Se colocar plugins, isso vai aumentar). Por que pensei isso?? Bem….porque o navegador nativo do aparelho até agora se mostrou perfeito, abrindo todos os sites que tentei, sem nenhum problema de visualização. Então para que instalar um outro navegador, ocupando mais espaço, se já tenho um que me atende perfeitamente e que, principalmente, também conta com a tecnologia da Fundação Mozilla?

De qualquer forma, num primeiro momento eu não consegui instalar….deu algum tipo de erro e simplesmente veio uma mensagem dizendo que não deu. Aí lembrei daquele problema da memória, reiniciei o N900, e então consegui instalar.

    

Se precisar definir o programa com uma única palavra, essa seria, inicialmente, esta: decepcionante. Ele demorou para abrir (cerca de 10 segundos), ao ponto de eu pensar que tinha dado erro, pois voltou para o desktop, e só depois de 2 ou 3 segundos a janela apareceu. Mandei abrir o site da Amazon, só pra ver quanto tempo levaria, e depois de notar que a utilização da CPU estava altíssima, e que ainda não tinha carregado a página toda, desisti. Até para fechá-lo foi demorado.

Como dá para perceber pela imagem acima, ainda é uma versão beta. Espero que melhore bastante para que se possa pensar em instalá-lo e usá-lo…por enquanto, como não há problema de falta de espaço, vai ficar instalado (até para ser avisado sobre as atualizações), mas com certeza ele é o primeiro da lista de possíveis desinstalações. É uma pena, pois o Firefox nos computadores é sensacional.

fonte: The MobiPress

Artigos relacionados: