O Conversations é a alma do N900 em se tratando de comunicação. A princípio só ficam lá as conversas via SMS. Ele está muito bem integrado ao sistema, e acredito que muito bem feito.

À partir do momento que é cadastrado uma conta, por exemplo, do MSN, as mensagens trocadas através do aparelho também ficam gravadas lá! Há plugins para incrementar o Conversations, permitindo acrescentar novas redes (o MSN por exemplo é via plugin).

E no repositório extras-devel apareceu um plugin para o Twitter. Eu particularmente prefiro ter uma aplicação para ele, visto que as mensagens que ali chegam não são controladas por você, e tem muita gente sem noção que o usa (e abusa), e eu não quero ter 50, 60 mensagens não lidas no Conversations.

De qualquer forma o instalei, testei, e funciona direitinho (só precisei reiniciar o aparelho para isso). O único inconveniente é que você precisa ficar sempre conectado, para que ele vá fazendo o download das mensagens.

A configuração é simples: basta ir nas configurações, VoIP and IM accounts, novo, selecionar o Twitter na lista, e colocar usuário e senha. Depois é só ficar online e pronto! Os “tweets” chegarão na sua caixa de entrada, e também é possível enviar mensagens através dos contatos.

Artigos relacionados: