Tinha lido há algum tempo sobre um programa alardeado como “prova de conceito”, onde dava pra usar o N900 como controle de um PS3, através do bluetooth. Como falavam apenas sobre o controle do PS3, acabei não dando muita atenção….até que vi um post no Maemo.org, onde citavam um post do Engadget falando sobre o programa.

Fui dar uma olhada, e lá explicavam que ele poderia ser usado como mouse, teclado, controle de PS3 e por aí vai, através de bluetooth. A curiosidade falou mais alto, e acabei instalando-o. Ele se chama Bluemaemo.

Depois de instalado sofri um pouquinho pra fazer o N900 se entender com meu notebook…mas nada que uma lida na wiki do projeto não tenha resolvido (bastou remover a conexão e refazê-la).

Nestas duas primeiras imagens estão a tela inicial do programa, e o menu principal (que aparece após estar conectado ao computador, por exemplo):

E estas outras duas imagens mostram o programa sendo usado como teclado remoto, e permitindo controlar a parte multimídia do computador:

A parte multimídia não funcionou, pois as configurações das teclas não batiam com as do notebook. Mas nada que a configuração correta do Bluemaemo não resolva…

Usando ele como teclado e como mouse funcionou 100%, num computador rodando GNU/Linux e num Mac.

Observação: claro que não dá pra jogar no PS3 usando o N900 como controle, já que a resposta aos comandos não será tão rápida.

Artigos relacionados: