Esse é um programinha bem interessante que permite alterar algumas configurações básicas do aparelho, e também acrescenta uma função que algumas pessoas sente muita falta: criar novos perfis!

Acredito que junto à reclamação da falta do MMS, outra grande falha do aparelho é a impossibilidade de criar vários perfis de uso. Em qualquer celular você pode fazer isso, mas no N900 você fica preso a apenas 2: silencioso e geral. Tem muita gente que não usa os perfis….mas eu pelo menos gosto de ter três configurados. Além do silencioso, que não emite nenhum som, o normal (para uso geral), e mais um onde todos os volumes são colocados no máximo, para quando eu estou no carro, por exemplo.

Claro que a forma como os perfis são criados não é assim tão natural. O que ele faz é criar, internamente, as configurações de diversos perfis, e através da seleção de uma opção ele copia um perfil previamente configurado para o perfil “geral” do aparelho. Não é a mesma coisa do que alterar o perfil, mas é quase igual.

Ele ainda não está disponível nos repositórios, então é necessário baixar o .deb, no site do projeto, e instalar via dpkg.
Ele está no repositório extras.

Após instalado, a sua configuração é através de um novo ícone na área de configurações do aparelho, como mostra a figura abaixo.

As opções que ele permite alterar podem ser vistas nestas imagens:

Para criar um perfil, deve configurá-lo no perfil geral do aparelho, e depois clicar no botão “Save current General profile to new preset“. Ele vai pedir o nome com o qual quer salvar, e pronto.

Para alterar o perfil, basta ir no menu de estado (aquele que aparece quando se pressiona a área onde está o indicador de bateria, a hora, etc.), e selecionar o que quer, como na figura abaixo.

ATENÇÃO: alguns usuários reportaram que o aparelho entrou num loop de reinicialização, quando utilizaram este programa juntamente ao MyMenu, e alteraram a opção relativa à lente da câmera. Já outro disse que não tinha o MyMenu e não alterou essa configuração, e também entrou nesse loop. Ainda não está claro se isso é algo que acontece com alguns aparelhos apenas, se é problema do programa, ou qualquer outra coisa.

Se o aparelho entrar nesse loop de reinicializações, o jeito será reinstalar o firmware.

Em tempo….no meu aparelho estão os dois programas instalados, e não houve problemas……até agora! Mas não tive coragem de alterar a configuração da lente da câmera (além de não achar necessário).

fonte: Maemo.org

Artigos relacionados: