Há 3 programas que eu sinto muita falta de quando usava o N95: o Shozu, o IVCM e o Handy Safe.

O primeiro porque era o único programa que, no N95, colocava as tags de georeferência nas fotos e as subia pro Flickr automaticamente, sem nenhuma interferência de quem estivesse usando o aparelho. Hoje em dia ele é pago, além de ter crescido demais e com isso ter começado a dar problemas. Mas ainda assim o utilizava….agora as tags são automáticas no próprio N900. Só que o upload ainda não….

O IVCM é sensacional para substituir o correio de voz da operadora. Afinal, pra que gastar dinheiro ligando lá pra consultar as mensagens se posso tê-las gratuitamente no meu próprio aparelho? Sem contar que posso bloquear quem não está na minha lista de contatos, ou ainda fazer perfis de uso (como por exemplo só aceitar ligações à noite de determinados números), e também utilizar menus interativos (como aqueles de “tecle 1” para deixar um recado, tecle “2” para tentar chamar o dono).

E o Handy Safe é para guardar senhas e informações pessoais de forma segura no aparelho. Eu tinha lá os dados dos meus cartões de crédito, senhas de alguns sites, e por aí vai. Como as informações são criptografadas, e só dá pra vê-las depois de digitar a senha na abertura do programa, é seguro.

Bem….como esse terceiro programa é o mais simples de fazer, resolvi colocar a mão na massa! E fiz um, em Python!!!

Ele é bem simples, sem muitas firulas. A principal questão é sobre a segurança dos dados armazenados. Todas as informações são guardadas num arquivo, compactado, e criptografado utilizando o algoritmo Blowfish. A chave criptográfica é a própria senha….então sem ter conhecimento dela, não tem como descriptografar os dados (a menos que use a força bruta….e tenha muita paciência, ou muita sorte).

Ainda há alguns detalhes que preciso mexer nele, como acrescentar outros idiomas (por enquanto ele está todo em inglês), mas a idéia básica dá pra ver nas imagens abaixo.

Neste momento estou esperando receber a permissão para subir o programa pro repositório extras-devel. Até lá, vou testando-o e resolvendo as pendências.

Assim que conseguir subir pro repositório, aviso por aqui! 🙂

Artigos relacionados: