Há alguns pontos muito interessantes na entrevista que Mikael Hed, CEO da Rovio (empresa que desenvolveu o Angry Birds e o Bounce Evolution para o N900), deu para o Pocket Gamer.

O primeiro ponto é que o Bounce Evolution foi, na verdade, uma prova de conceito. A Nokia e a Rovio se uniram para testar a real capacidade do N900. E ficaram surpresos com o resultado.

Graças ao Bounce Evolution a Rovio já sabia que o aparelho seria poderoso, e também o quão fácil era programar para ele.

Também deixou a entender que programar para mais de uma plataforma não é algo tão complexo assim, contanto que as plataformas sejam robustas o suficiente. Por isso que programar em Java, para aparelhos móveis, é uma catástrofe (experiência própria).

Mas a parte mais interessante da entrevista foi revelar que o Angry Birds foi primeiramente lançado na App Store (Apple), e que teve comentários muito bons. Quando foi lançado na Ovi Store, em 1 semana teve mais downloads para o N900 do que em 6 semanas para o iPhone! E isso que eles acreditam que muitos ainda não tenham acesso à loja (pela atualização do firmware ou por desconhecimento, talvez).

Tomara que esse sucesso anime outras empresas a investirem em bons programas para o N900, e para o Maemo como um todo.

Artigos relacionados: