E dessa vez é a versão 1.0 mesmo! Não é release candidate!

A Fundação Mozilla liberou o Firefox Mobile (também chamado de Fennec) hoje. Quem tem uma versão já instalada provavelmente logo logo receberá o aviso de atualização, e para quem não tem, basta ir pelo navegador nativo em firefox.com/m e instalar (o processo de instalação na verdade consiste em cadastrar um repositório, o da Fundação Mozilla, que é feito automaticamente).

As duas versões RC anteriores eu não instalei, mas vi comentários por aí que no último RC ele tinha ficado bem mais rápido.

Mas como é a versão final, vamos dar mais uma colher de chá pra ele. A inicialização do programa continua lenta….vários segundos até aparecer a tela. Mas depois de fechá-lo e mandar abrir de novo, é bem mais rápido. Só não sei dizer se é algo que ficou carregado na memória pelo próprio Firefox ou é graças ao gerenciamento do próprio Maemo.

A renderização do blog deu a impressão de que foi mais rápida, mas foi só impressão porque o Firefox foi exibindo a tela aos poucos, enquanto que o navegador nativo exibiu o página de uma vez só. Então na prática deve ter ficado mais ou menos igual!

Só que numa coisa eles falharam: não está com suporte a Flash!! Os vídeos do post anterior sobre os jogos da Secret Exit não foram exibidos, e apareceu a mensagem “clique aqui para instalar o plugin”. Abri o site da Amazon, e surpresa….depois de mais de 1 minuto rodando o Flash também não carregou. Ficou a tela abaixo (e à direita a mesma página pelo navegador nativo):

Então acho que o navegador nativo continuará como o padrão pra mim.

Atualização: é possível habilitar o Flash através de um plugin, instalável através do próprio Firefox. As instruções e mais informações podem ser vistas aqui.

Obrigado ao Marcelo pelo comentário sobre o plugin!

Artigos relacionados: