Essa é uma pergunta que algumas pessoas se fazem, já que as câmeras fotográficas mais comuns por aí já estão na casa dos 20 megapixel, e há alguns celulares com 8 ou 10.

A primeira coisa a se ter em mente é que a quantidade de pixels não determina a qualidade da foto. Principalmente dependendo do que se irá fazer com ela! Uma câmera VGA (640×480, ou 0,3 megapixels) pode fazer uma foto fantástica para ser exibida num site, mas impressa essa mesma foto ficará horrível.

Para que uma foto seja feita, é necessário que a luz chegue até o sensor, que possui os pixels que fazem a leitura. Aí temos dois problemas: a quantidade de pixels e o tamanho do sensor.

Quanto maior o sensor, mais pixels podemos colocar nele, e portanto maior resolução terá a foto. Só que sensores grandes ocupam grandes espaços. E num celular isso não é viável! Portanto, o que se faz é colocar milhares de pixels em pequenos espaços no sensor. Só que quanto mais pixels você coloca no menor espaço possível, mais luz precisa chegar até eles para que a captura da foto seja satisfatória. E aí entra outro problema: o tamanho do obturador! Ele não pode ser grande, pois, novamente, espaço é algo precioso num celular.

Então é preciso chegar a um denominador comum entre tamanho do sensor, quantidade de pixels, e tamanho do obturador. É necessário que uma quantidade satisfatória de luz chegue até o sensor. Se essa luz for insuficiente, a foto ficará escura ou granulada.

E além disso tudo, há um outro ator nessa história: o software de tratamento da foto! O que o sensor captura ainda passará por um software que cuidará da foto, antes que ela seja efetivamente armazenada na memória do aparelho. Alguns fotógrafos costumam tirar suas fotos apenas em formato RAW. Esse formato é a representação num arquivo daquilo que o sensor leu. Depois ele precisa ser tratado em softwares específicos (como o Photoshop).

Há vantagens em ter a fotos no formato RAW, como ter o original sempre ali, disponível, para novos tratamentos. Mas é necessária uma senhora mão de obra….é como ter o negativo da foto: para vê-la, você precisa primeiro revelá-la.

Isso tudo explica como é possível ter fotos ótimas tiradas com um iPhone, que possui uma resolução menor do que um N95.

Mais megapixels não significam fotos melhores.

Artigos relacionados: