Todo mundo lê por aí que não é muito saudável instalar coisas dos repositórios extras-devel e extras-testing, porque são aplicações que ainda não estão prontas. Eu mesmo digo isso, caso o usuário não tenha certa experiência para reverter problemas que programas mal comportados possam provocar.

Os repositórios extras são utilizados para programas gratuitos, feitos pela comunidade. É uma excelente forma de ter algo centralizado, fácil de acessar, e relativamente seguro.

Mas como eles funcionam?

A primeira coisa é notar que existe uma hierarquia neles. O repositório mais “baixo” é o extras-devel. Depois dele, vem o extras-testing. E por fim, o extras.

Assim que um programa é criado, e chegou o momento de outras pessoas poderem usá-lo/testá-lo, é hora de colocá-lo no repositório. Isso é feito inicialmente colocando o aplicativo no extras-devel. Isso informa para as pessoas que o programa está ainda em desenvolvimento, e pode conter bugs e talvez causar danos ao aparelho.

Depois que o responsável pelo programa achar que ele está maduro o suficiente para ir ao “grande público”, ele próprio o promove para o extras-testing. A imagem abaixo mostra a página do pySafe, na versão atual. Note um “promote package” no canto inferior direito. Ao clicar ali, estarei mandando o pacote para o extras-testing.

Uma vez no repositório extras-testing, o trabalho passa a ser da comunidade. O programa ficará no mínimo por 10 dias nesse repositório (“quarentena”). Após isso, ele pode ser promovido para o extras se estas duas condições forem cumpridas:
– um nível de karma maior do que 10 (cada voto positivo vale +1 ponto, e cada voto negativo vale -1)
– pelo menos 3 membros do grupo de teste tiverem votado positivamente

Satisfeitas as condições e passada a quarentena o programa vai pro repositório extras, significando que está pronto para ser utilizado por qualquer um.

Por isso é muito importante o envolvimento das pessoas! São elas que vão fazer com que um programa seja promovido ou não, e também é muito importante informar qualquer bug, problema ou até sugestão ao desenvolvedor.

Para votar, o caminho mais curto é este link. Ali está uma lista com todos os programas que estão no extras-testing, ordenados do mais antigo para o mais recente. Para votar, basta clicar nas “mãozinhas”. Ah sim…é necessário estar logado no site.

Desnecessário dizer que é importante votar com consciência, e caso o voto seja negativo, deixar um comentário dizendo o porque, para o desenvolvedor ter a oportunidade de corrigir o problema. E também votar apenas naqueles programas que realmente utiliza, e consequentemente testa.

Qualquer programa que esteja no extras-testing e sofra alguma alteração, terá todos os votos anulados, e o processo começará do zero.

Também pode acontecer um rebaixamento, com o programa saindo do extras-testing e voltando para o extras-devel, se estas condições acontecerem:
– passar a quarentena de 10 dias
– o karma estiver abaixo de -5
– o mantenedor do programa votar negativamente
– pelo menos 3 membros do grupo de teste votarem negativamente

Espero que este post ajude a desmistificar um pouco mais os repositórios.

Artigos relacionados: