Estas explicações servem para qualquer aparelho que possua um GPS, e vou colocar na forma de perguntas e respostas. Sobre o funcionamento efetivo do sistema de GPS não vou comentar, pois há bastante literatura disponível por aí.

1- O uso do GPS é pago?
Em uma única palavra: não. É totalmente gratuito.

2- O que é A-GPS (Assisted GPS ou GPS Assistido)?
É um auxiliar para a localização dos satélites e também da posição. Todo celular pode ter a sua localização conhecida através das torres de telefonia. Claro que essa localização não é precisa. Mas sabendo em qual torre o celular está, é possível saber em qual região ele se encontra. E tendo essa informação, uma consulta a um servidor é feita via internet, onde esse servidor retorna quais satélites estão posicionados naquele local, naquele momento. Dessa forma o GPS não precisa esperar encontrar algum sinal de satélite, mas pode procurar por um sinal específico, deixando o processo mais rápido.

Aqui é que ocorrem confusões: o acesso a internet é pago. Por isso muitos podem pensar que o uso do GPS também é pago, pois o A-GPS precisa de uma conexão para funcionar. Só que A-GPS é uma coisa, e GPS é outra. O primeiro complementa o segundo, mas o segundo não depende do primeiro.

3- Posso usar o GPS sem conexão de dados?
Sim. O problema disso é que a localização inicial pode acabar se tornando muito demorada, pois não existe a informação de quais satélites estão na região, então o aparelho precisa procurar por todos. Dependendo de onde a pessoa estiver, pode ser impossível a localização, pois o sinal dos satélites é bem fraco, e qualquer árvore é capaz de bloqueá-lo ou desviá-lo.

4- Após ser localizado, a conexão à internet ainda é necessária?
Não. Pode fazer o teste: acione o programa de navegação que quiser, deixe que ele faça a localização, e depois desconecte-se da internet (e para impedir que o aparelho se conecte de novo, desligue a parte de telefonia). E vá dar uma volta ao quarteirão….o programa continuará funcionando e mostrando a sua posição.

Esse teste já desmistifica totalmente a pergunta 1…afinal, como é que você vai ser cobrado por algo que ninguém sabe que você está usando?

5- Por que nunca consigo uma localização?
Isso pode ser causado por diversos motivos, desde mal funcionamento do aparelho até simplesmente não ser possível a localização onde você está. Pense só: não há lugares em que você simplesmente não tem sinal de celular? Então como esperar que o sinal de um satélite, que é absurdamente mais fraco, chegue nesse lugar?

O lugar ideal para fazer uma localização é ao ar livre, sem árvores, sem prédios, sem nenhuma construção por perto, sem fontes de eletromagnetismo (cabos de transmissão de energia, por exemplo), e com o céu limpo (sem nuvens). Claro que isso é o ideal….mas é perfeitamente possível conseguir dentro de casa, por exemplo.

Este texto pode sofrer alterações, e posteriormente será utilizado para um FAQ.

Artigos relacionados: