O WebOS é o sistema operacional que roda em alguns Palm, como o Pre. Justamente esse aparelho possui um hardware semelhante ao do N900 na parte gráfica. E o WebOS também é um sistema baseado em Linux. E o processador do aparelho também é um ARM.

Tudo isso não faria os jogos rodarem no N900….mas um detalhe faz: a biblioteca gráfica utilizada nos jogos também existe para o aparelho da Nokia! E obviamente um usuário do T.M.O., em algumas horas de testes, conseguiu fazer pelo menos 2 jogos rodarem no N900, nativamente, sem necessidade de emulador nem nada disso.

Este é o vídeo mostrando o feito:

Eu fiz um teste com o Need For Speed Undercover e o jogo roda perfeitamente, com gráficos excepcionais, som, e tudo o mais.

A única coisa que pode complicar o uso dos jogos é que o Palm Pre possui uma tela multitoque, e os jogos podem fazer uso disso. O Need For Speed por exemplo usa o toque de dois dedos para dar uma pausa no jogo….o The Sims 3 (outro que aparece no vídeo) usa dois dedos para mudar o ângulo de visão. Portanto se o jogo exige mais de um dedo pode não ser possível jogá-lo.

Para rodar os jogos é bem simples….porém é necessário ter uma cópia deles. Sim, eu sei que é possível encontrar pela internet, mas como não sou favorável à infração dos direitos autorais não colocarei nenhum link, e espero que nos comentários também não seja fornecido nenhum. Mas direi como utilizá-los.

É preciso instalar um pacotinho, que está no extras-devel, chamado Preenv. Ele não possui interface gráfica (e não sei dizer se já aparece no Gerenciador de Aplicativos). Portanto, para instalar é melhor ir pelo terminal, como root:

apt-get install preenv

Também é saudável já instalar as bibliotecas OpenGL (caso não estejam), já que os jogos precisarão delas:

apt-get install libgles1-sgx-img

Depois disso é necessário copiar os arquivos dos jogos para o N900. Não é possível copiá-los para o diretório MyDocs, pois ele é formatado no padrão de arquivos utilizado pelo Windows e por questão de segurança o Linux não permite a execução de programas ali. Então o melhor lugar para copiar os arquivos é dentro de “/home/user”.

Caso você tenha baixado os arquivos da internet (de forma legal, espero eu), verá que eles possuem uma extensão estranha: ipk. É um arquivo compactado usando o padrão 7zip. Nos sistemas Linux é capaz que o 7z esteja instalado por padrão. Em Windows eu não faço a menor ideia de quem ou o que pode descompactar esse padrão (talvez o Winrar).

Depois de descompactado teremos 3 arquivos. O que nos interessa é o maior deles, o data.tar.gz. Ele também é um arquivo compactado. Descompacte-o. O resultado será uma árvore de diretórios. O que nos interessa começa em “usr/palm/applications”….é ali dentro que está o conteúdo que deve ser copiado (inteiro, mantendo a árvore) para o N900.

Esta imagem mostra o conteúdo do arquivo para o Need For Speed Undercover:

O que precisamos copiar é o sub-diretório com.ea.app.nfsuc. Na verdade pode até copiar toda a árvore….só vai dar um pouco mais de trabalho pra chegar no executável!

Depois disso é preciso dar permissão de execução para o jogo em si….pelo terminal, vá até o diretório do jogo, que no nosso caso será /home/user/com.ea.app.nfsuc. No caso desse jogo, o executável é o nfsuc, que fica nesse diretório mesmo. Em outros jogos pode ficar dentro de um sub-diretório….é preciso descobrir qual é. E alterar a sua permissão (como root):

chmod +x nfsuc

Feito tudo isso, é hora de rodá-lo! Como usuário comum, digite no terminal preenv. Ele abrirá uma nova instância do terminal, dentro da atual:

BusyBox v1.10.2 (Debian 3:1.10.2.legal-1osso30+0m5) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

~ $ preenv


BusyBox v1.10.2 (Debian 3:1.10.2.legal-1osso30+0m5) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

~ $ 

Vá até o diretório onde está o jogo, e rode-o:

cd /home/user/com.ea.app.nfsuc/
./nfsuc 

E bom divertimento!

Como dito acima alguns jogos podem não funcionar. Testei também o Monopoly…ele inicia, consigo entrar no menu, mas sempre que mando retornar para o menu anterior o jogo fecha.

fonte: rodrigostoledo.com e T.M.O.