O acesso ao aparelho via SSH é uma mão na roda, pois permite por exemplo fazer coisas no aparelho sem ter que ficar caçando teclas nele, ou sofrendo com a minúscula janela do terminal.

Sem contar que a cópia de arquivos também pode ser feita através dele (usando o protocolo SFTP), quando o cabo de dados não estiver disponível ou quando não for possível acessá-lo via armazenamento em massa (por exemplo, quando um programa mantém algum arquivo aberto na partição que seria exportada).

Mas originalmente apenas o usuário root pode se logar no N900 através de SSH. Isso pode trazer alguns problemas, como comandos em lugares errados que danifiquem algum arquivo essencial, ou cópia de arquivos com permissões erradas. Claro que é fácil evitar isso: basta dar o comando “su – user” que você estará logado como usuário comum. Mas quem é que vai ter paciência de digitar isso sempre? Sem contar que via SFTP isso não funcionará.

Para habilitar o acesso ao usuário comum é preciso definir uma senha para ele. Por padrão o N900 não deixa esse usuário ter senha! Para habilitar isso vamos alterar um arquivo do sistema. MUITO CUIDADO ao mexer nele!

Vou dar as instruções usando o editor vi, que está pré-instalado no N900. Como root:

vi /etc/passwd

Procure a linha, usando as setas, que começa com user. Ao encontrá-la, você terá algo assim:

user:!:29999:29999::/home/user:/bin/sh

Vá até onde está a exclamação, tecle “x”, depois “i”, “*”, e a tecla ESC (tudo sem as aspas e letras minúsculas, claro). A linha ficará assim:

user:*:29999:29999::/home/user:/bin/sh

Agora é só salvar o arquivo: tecla “:” (dois pontos), o cursor irá para a última linha do editor, e “x” (tudo sem aspas e letras minúsculas também). E por fim, é só alterar a senha do usuário (ainda como root):

passwd user

Ele vai pedir a digitação da senha duas vezes. Pronto! Agora o usuário comum já possui uma senha, e devido a esse fato já é possível fazer o login via SSH usando ele.

Há um último passo, opcional: ele vai impedir que o usuário root seja usado para entrar via SSH. Isso é apenas uma questão de segurança, para evitar acidentes. Como root:

vi /etc/ssh/sshd_config

Busque pela linha que começa com PermitRootLogin (no meu caso, é a linha 26). Vá até o início da palavra “yes” e apague-a (tecla “x”). Depois insira a palavra “no” no lugar (shift + A colocará o vi no modo de edição, com o cursor já no final da linha). E salve o arquivo (“:”, x, sem aspas).

A alteração no SSH passará a valer quando o serviço (ou o aparelho) for reiniciado.