Sopa de letrinhas?

Sobre o Ogg Theora eu comentei aqui. E para complementar aquele texto, surgiu um novo combatente pelo título de padrão de vídeo para o HTML 5….sim, o rapaz com nome estranho de VP8.

O que faz ele aparecer como um combatente, e na minha opinião possível vencedor? O fato de agora ser um código totalmente aberto, e, principalmente, ter o Google por trás.

O código desse formato pertence a uma empresa chamada On2, que foi comprada pelo Google. E hoje a gigante das buscas anunciou a abertura do código-fonte.

O nome do projeto é WebM.

Podemos esperar ainda muita briga nessa área até uma definição final. Hoje em dia o H.264 está na dianteira, pois já é suportado por nomes como Microsoft e Apple, além do próprio Youtube fazer a codificação de novos vídeos nesse formato. Mas contra ele há o problema de não ser livre, e provavelmente passar a ser cobrado em 2015.

A favor do novo CODEC temos Google, Mozilla, Opera, Microsoft (em termos, pois apenas declarou que caso o usuário instale o CODEC o IE o reconhecerá…nem foi a favor, mas também não foi contra) e Adobe. Sim…Adobe….a dona do Flash, que tanto briga hoje contra a Apple.

Talvez você esteja se perguntando no que isso afeta o N900. Bem, à partir do momento que afeta a navegação na internet, afeta o aparelho.

Quem será que vem antes: a definição final do HTML 5 ou a lenda?

fonte: MeioBit