Eu já tinha falado sobre ele, mas desde então houveram tantas novidades que acredito valer a pena falar de novo.

Nesta última versão houveram duas alterações substanciais: a primeira é que deixou de ser um item que fica no menu de aplicações do aparelho e passou a ser um item da seção de configuração (como dá pra ver na imagem abaixo). E a segunda foi uma nova configuração, ainda beta, mas muito interessante, que faz com que ele automaticamente mude de 3G para 2G quando não há conexão de dados aberta, para preservar bateria (é sabido que em 3G, mesmo sem conexão de dados, há um consumo maior de energia)…e claro, volte para 3G quando uma conexão é solicitada e não há disponibilidade de Wifi.


A configuração que determina após quanto tempo ele deve desconectar é um ajuste fino, que pode variar de pessoa pra pessoa. O cálculo é assim: você diz quanto tempo ele deve esperar, e qual é a taxa de transmissão mínima que deve ser considerada.

Um exemplo: configuro para 5 minutos e 32Kb/min. Portanto, se em 5 minutos foram trafegados menos do que 160Kb (32 x 5) a conexão é fechada.

Como dá pra perceber, é possível configurá-lo para que ele monitore apenas GPRS ou Wifi, assim como valores diferentes para cada um.

O programa está no repositório extras-devel.