Este é um programa que algumas pessoas estavam esperando. Chama-se AppLocker e está no extras-devel.

O funcionamento dele é simples: ao abrir define-se uma senha, e em seguida os aplicativos que devem ser ocultados. Essa senha não pode ser alterada posteriormente, somente excluindo o arquivo /home/user/.config/cepiperez/applocker.conf.

A forma como os programas são escondidos é simples, e previne a execução deles apenas para aqueles que não tem lá muito conhecimento no N900, pois apenas esconde o ícone do menu. Continua sendo totalmente possível executar através do terminal, por exemplo. O que ele faz é apenas alterar o nome do arquivo que coloca o ícone no menu (esses arquivos ficam em /usr/share/applications/hildon). Por exemplo, o arquivo que exibe o ícone do navegador é o browser.desktop, que se escondido passará a chamar-se browser.desktop1.

É preciso lembrar de voltar a exibir o ícone do programa caso queira removê-lo.

Claro que para executar os programas ocultos você também precisará ir até o programa, habilitar o ícone, executá-lo e desabilitar o ícone outra vez. Nada prático. Poderia ser mais interessante alterar o programa que é executado com o ícone de forma a que fosse solicitada a senha, e caso fosse correta, o programa original seria chamado (sugestão que dei para o autor do programa, inclusive).

fonte: T.M.O.