Arquivo por categoria aplicativos

Outlaw Solitaire

Este é um joguinho de cartas para aqueles que possuem um gosto pelo pôquer. O objetivo é formar jogos de pôquer na horizontal e na vertical com as cartas tiradas do baralho.

Ele está no repositório extras.

fonte: Nokia N900 Applications

Homescreen dockbar

As dockbar são aquelas barras utilizadas para executar e controlar aplicações em uso, que todos que já mexeram num Mac já viram. Hoje em dia são bem comuns em qualquer sistema operacional. Esta por exemplo é a que eu tenho no meu computador:

Pro N900 também há um dock, claro que muito mais rudimentar (até porque ainda está em desenvolvimento). Mas é uma mão na roda para quem coloca um monte de programas no desktop, já que eles ficam todos organizados e com ícones pequenos.

A configuração dele é bem simples: como qualquer widget, é só pressionar o ícone de configuração dele, e ir adicionando os atalhos. É possível colocar uma imagem de fundo.

Por enquanto apenas uma instância do widget pode ser adicionada ao desktop. Após instalado ele será automaticamente inserido no desktop principal (não estará no menu de configuração dos desktops). Então para encontrá-lo entre no modo configuração, e procure algum widget que tenha apenas os ícones de remover e configurar.

Ele está no repositório extras-devel.

Cúpula de paz

Este vídeo não tem muito a ver com o N900, mas é muito bom, e relativo a um jogo que existe para ele! Então acho que vale a pena compartilhar!

fonte: Gizmodo

Tags:

Dica útil ao telefonar

Acho que todos já passaram por isso, ou talvez passem: o telefone toca, você vai atender, mas a pessoa desiste antes que a chamada se complete. Então você vai retornar a ligação. Só que a pessoa possui dois telefones, e por algum motivo qualquer, você quer retornar em outro número (não naquele que a pessoa te ligou).

O normal seria abrir o aplicativo de telefonia, ver que há uma chamada perdida, selecioná-la e mandar discar. O problema é que só aparece ali o número do telefone no qual a chamada perdida se originou, e não todos os números do contato! O que até faz um certo sentido, afinal de contas você pode querer ver se a pessoa ligou do celular ou de casa (indicando que talvez ela não esteja em casa).

E o que fazer se você quer ligar pra outro número? Abrir os contatos, procurar a pessoa, e chamar o outro número.

Bem…..há um pequeno atalho para isso: na tela que exibe o número da chamada perdida basta pressionar o ícone/desenho/foto do contato que serão apresentados todos os números cadastrados para ele! Aí é só selecionar aquele pro qual deseja ligar…

Uma coisa simples, funcional, bem pensada, pena que não muito divulgada….até agora!

fonte: The Nokia Guide

Nova versão do TweeGo

Hoje surgiu uma atualização para o TweeGo, que finalmente resolve o problema de login no Twitter.

Para cadastrar a conta é preciso pressionar o botão “new account”, e na janelinha que abrir o botão “allow TweeGo”. Ele vai abrir o navegador e caso você ainda não esteja logado no Twitter, se logue, e o número que aparecer depois de autorizar o acesso deverá ser colocado no TweeGo. Depois de pressionar o “validate PIN”, é só pressionar o “create account”. E a conta aparecerá na tela inicial!

Para entrar basta selecionar a conta (é possível cadastrar mais de uma….basta seguir os passos anteriores novamente, só tomando o cuidado de no navegador estar logado na outra conta que quer), e pressionar o “login”. Você também pode dizer em qual conta o programa deve entrar automaticamente (pressionando as engrenagens na tela de login, depois de selecionar a conta).

Por enquanto o programa não possui nenhuma configuração interna. Mas foi resolvido o problema com caracteres acentuados, e também com o teclado virtual!

O programa está no repositório extras-devel.

Tags:

Firefox 4 beta 2 ou beta 3?

Está ocorrendo uma certa confusão quanto às versões do Firefox pro N900. Em muitos lugares (inclusive no próprio site da Fundação Mozilla) a versão lançada é a beta 2.

Mas no T.M.O. estão falando em beta 3, e realmente há um outro arquivo, disponível por FTP, com data de hoje (ao contrário do citado aqui, que possui data de ontem), que é um beta 3. Além de ter uma outra diferença: o beta 2 aparece no menu do aparelho e também internamente como Firefox. Já o beta 3 aparece como Fennec!

Uma outra diferença, essa interna mas que pode ser muito importante: o Fennec (o beta 3, não o beta 2) é feito em Qt, ou pelo menos usa componentes dessa biblioteca!

Num uso bem pequeno que fiz dos dois, para efeitos de comparações, notei que o Firefox (beta 2) pareceu mais rápido no carregamento e exibição de páginas. Mas os testes foram bem rápidos, e com valor científico nulo!

Mas o Fennec (beta 3) entrou sem problemas no site de teste do HTML5, e ele teve um resultado superior à versão que tinha testado anteriormente (antes obteve 190 pontos com 9 bônus):

Não sei o porque das duas versões, uma como Firefox e outra como Fennec, um beta 2 e outro beta 3.

Atualização: o enigma está resolvido! A versão mais recente é a beta 2. O beta 3 é a versão que será lançada em um ou dois meses…é a chamada nightly build! Esses builds são lançados diariamente mostrando o desenvolvimento do programa, porém como estão em desenvolvimento nem sempre funcionam. E por enquanto estão iguais porque, afinal de contas, o beta 3 possui alterações de apenas 1 dia!

Firefox 4 Beta 2

Está disponível para instalação a nova versão beta do Firefox 4 para aparelhos móveis (Fennec). Há versões para o Android e para Maemo.

Estas são algumas das alterações notificadas:

- performance do Javascript melhorada (diz estar 25% mais rápido)
- o carregamento das páginas acontece cerca de 40% mais rápido que no beta 1
- uso da bateria foi reduzido
- redução no consumo de memória
- é possível desfazer o fechamento de uma aba
- notificações no desktop agora são suportadas
- quando uma aba travar o navegador inteiro não será afetado

E segundo a fonte, na próxima versão teremos duas coisas extremamente interessantes: aceleração por hardware para o scroll e para o zoom (deixando-os bem mais rápidos e também com menor consumo de energia) e habilitarão vídeos em HTML5 usando OGG e WebM.

A instalação dele através do link da própria Fundação Mozilla não funcionou (comigo ele tentou instalar a versão atual do navegador, a 1.1). Eu acabei baixando e instalando na mão o arquivo, antes removendo a versão beta anterior.

No teste que fiz ele me pareceu sensivelmente mais rápido que a versão anterior (porém isso pode ser devido ao PR1.3, e não necessariamente à nova versão do Fennec, já que muitas pessoas relataram que o navegador ficou mais rápido após o novo firmware). Mas a página de teste do HTML5, estranhamente, deu erro!! Ele não conseguiu exibi-la.

E ele também já apareceu em Português, mas de Portugal pois parece que ainda não possui tradução para o brasileiro (pelo menos não apareceu na lista de idiomas das configurações).

fonte: Nokia N900 Applications

Rodando o MeeGo em dual-boot

Uma das características que muitos esperavam no novo firmware era a capacidade de fazer dual-boot com outro sistema operacional. E muitos ficaram decepcionados quando viram que nada mudou em relação a isso.

Na verdade houve uma mudança sim! O Multiboot, antes a única forma de iniciar o N900 com outro sistema operacional sem auxílio de um computador, funcionava reescrevendo o kernel necessário a cada boot. Isso traz dois problemas:

1- o kernel precisa reconhecer o Multiboot para que outro sistema possa ser carregado (era o que acontecia com o MeeGo…era possível entrar no sistema, mas nunca mais sair dele, pois o kernel dele não reconhecia o Multiboot e portanto era sempre o MeeGo a ser carregado)

2- o kernel fica numa memória flash. E esse tipo de memória possui uma vida útil de gravações! Alternar entre um kernel e outro significa gravar o código nessa memória, e diminuir sua vida útil

O que foi feito no PR1.3 foi corrigir uma característica do Linux que estava com um bug no Maemo: o kexec. Ele é um mecanismo que permite carregar outro kernel na memória do aparelho e iniciar a sua execução imediata. Em linhas gerais, o normal seria carregar um kernel e ele carregar o sistema operacional. Mas usando o kexec é possível carregar outro kernel à partir do kernel “inicial”, e rodá-lo. Em outras palavras: substituir o kernel que está rodando por outro, sem necessidade de reiniciar o aparelho nem gravar nada em lugar alguma.

Quem faz essa mágica é um outro programa, chamado U-Boot, portado já faz algum tempo para o Maemo, mas por causa do bug do kexec não facilmente utilizável. Ele está no repositório extras-devel.

Mas antes de continuar há um detalhe importantíssimo: ele só funciona com o kernel original! Nada de power kernel e afins (pelo menos por enquanto). Portanto é bom você abrir um terminal e digitar o comando abaixo:

~ $ uname -a
Linux Nokia-N900 2.6.28-omap1 #1 PREEMPT Fri Aug 6 11:50:00 EEST 2010 armv7l unknown

E também o seguinte:

~ $ dpkg -l | grep kernel-modules
ii  kernel-modules          2.6.28-20103103+0m5        Linux kernel modules

Se as saídas não forem iguais às mostradas, é capaz que você danifique a instalação do Maemo ao instalar o U-Boot e tenha que partir para o Flasher.

Após instalado o U-Boot, ao reiniciar o aparelho irá aparecer esta tela, indicando que a instalação foi bem sucedida:

Para instalar o MeeGo, você precisará da imagem do sistema, obtida aqui. E então seguir as instruções daqui para escrever a imagem num cartão de memória (pode ser usado um computador com Linux ou Windows). Atenção: todos os dados do cartão de memória serão apagados!

Depois de gerado o cartão, basta colocá-lo no N900, e reiniciá-lo! Pronto!! Já está com o MeeGo rodando!!!!

Para voltar ao Maemo, reinicie o aparelho, e antes que o timeout estoure, pressione qualquer tecla do aparelho, e digite isto:

run noloboot

Para remover o U-Boot, é preciso rodar este comando no terminal, como root, no Maemo:

apt-get install --reinstall kernel-flasher

Ao rodar o MeeGo à partir do cartão de memória nada do Maemo será tocado.

Outra informação importante é que existem duas imagens do MeeGo para o N900: uma obtida no endereço passado acima, e outra nos repositórios do próprio MeeGo. A imagem do repositório do MeeGo não faz dual-boot.

fonte: MeeGo wiki

Tags: ,

Nova versão do QtWRT

Essa biblioteca já foi comentada aqui. Mas ela ainda era experimental. Mas agora já saiu um versão mais polida, onde retiraram o rótulo de experimental.

Não há novas funções, apenas correção de bugs.

Por ser uma biblioteca, e com mudança de nome (não apenas de versão), ela não será atualizada automaticamente. É necessário fazer isso na mão, e tendo o efeito colateral de que os programas que dela dependem também serão removidos (precisando ser reinstalados posteriormente).

Para remover, como root (isso removerá os programas que dependem dela também):

apt-get purge libwrt-experimental1

E para instalar (tem que ser no terminal pois o pacote não aparece no Gerenciador, por ele ser uma biblioteca):

apt-get install qtwrt

Fiz um teste com o Twimgo, que é o único programa em QtWRT que uso, e ele continuou funcionando sem problemas.

Tags:

Rodando jogos do WebOS no N900

O WebOS é o sistema operacional que roda em alguns Palm, como o Pre. Justamente esse aparelho possui um hardware semelhante ao do N900 na parte gráfica. E o WebOS também é um sistema baseado em Linux. E o processador do aparelho também é um ARM.

Tudo isso não faria os jogos rodarem no N900….mas um detalhe faz: a biblioteca gráfica utilizada nos jogos também existe para o aparelho da Nokia! E obviamente um usuário do T.M.O., em algumas horas de testes, conseguiu fazer pelo menos 2 jogos rodarem no N900, nativamente, sem necessidade de emulador nem nada disso.

Este é o vídeo mostrando o feito:

Eu fiz um teste com o Need For Speed Undercover e o jogo roda perfeitamente, com gráficos excepcionais, som, e tudo o mais.

A única coisa que pode complicar o uso dos jogos é que o Palm Pre possui uma tela multitoque, e os jogos podem fazer uso disso. O Need For Speed por exemplo usa o toque de dois dedos para dar uma pausa no jogo….o The Sims 3 (outro que aparece no vídeo) usa dois dedos para mudar o ângulo de visão. Portanto se o jogo exige mais de um dedo pode não ser possível jogá-lo.
Leia mais $raquo;