Eu não sou nenhum especialista em desenho, e muito menos em fazer telas! Mas estou tentando deixar o jogo mais agradável visualmente. A primeira “vítima” dessa minha ideia é o tabuleiro.
Não é tão simples quanto parece. Como eu tenho por premissa para o jogo ele ser totalmente configurável, não dá para ter uma imagem fixa. Afinal de contas tanto a quantidade de linhas e colunas quanto a profundidade podem ser definidas pelo jogador, o que interfere diretamente na imagem.
Originalmente apenas desenhava as linhas, seguindo a sequência mostrada nestas imagens.
Primeiro o fundo, depois as “camadas”, e por último as linhas diagonais, que juntando tudo resulta na última imagem.
Mas como colocar os blocos com uma textura e ainda manter a aparência de profundidade? Criei uma imagem, que na prática é um triângulo (na verdade um quadrado com “metade” desenhado e a outra metade transparente). Coloco essa imagem na tela, fazendo com que ele preencha metade do tabuleiro. Para a outra metade, rotaciono a imagem e aplico um filtro para deixá-la mais clara.
Para o fundo do tabuleiro tenho uma outra imagem, que simplesmente aumento seu tamanho para que preencha todo o fundo. Mas deixando apenas assim não temos a noção de profundidade tão boa, como dá pra ver nesta imagem.
A solução é desenhar linhas junto às linhas separadoras dos blocos, algumas mais claras, outras mais escuras. Assim temos um efeito melhor de 3D. Ainda não está 100%, mas pelo menos não é mais tão feio quanto antes!
Este é o resultado atual.
O próximo passo é conseguir fazer as peças que estão já fixas no fundo também ganharem uma textura, para não ficarem com a cor tão uniforme.