Quando um pacote vai para o repositório extras ele passa a ser visível na parte de downloads do Maemo.org, além de também oferecer um gráfico de downloads (além do total).

O pacote com a localização Português-Brasil teve, até o momento em que escrevo este texto, 11.968 downloads. Isso não significa que temos mais de 11.000 pessoas com o N900 em PT-BR, pois nessa conta acredito que entrem todos os downloads do pacote em todas as versões e todos os repositórios (extras-devel, extras-testing e extras). Além de possíveis reinstalações e também atualizações de versão. Só eu, por exemplo, devo ter baixado o pacote no mínimo umas 10 vezes.

Mas há o gráfico, que ali sim temos alguns sinais interessantes.

Dá para perceber alguns picos, que correspondem justamente aos dias em que alguma versão foi colocada no repositório. Mas o pico que mais chama a atenção, e que dá mais subsídios para a conta que fiz foi o último, do dia 10 de agosto. Nesse dia coloquei a última versão, a 1.4.0-1, no extras-devel. Por volta das 22:00 ocorreu o pico de downloads: pouco mais de 1.300.

Eu diria que é bem grande a chance de termos pelo menos umas 1.500 pessoas utilizando o pacote, já que esse pico de downloads se refere apenas ao extras-devel, e não muita gente deixa esse repositório ativo.

Vamos ver como ficará o gráfico quando o aparelho for oficialmente lançado no país. Apesar de acreditar que as vendas serão baixas.

Observação: já votou para a última versão ir para o extras? Não? Então vá lá! 🙂