Essa é uma sigla que está muito em moda agora. O High Dynamic Range é uma técnica utilizada prioritariamente em fotografias, mas também pode ser usada em filmes. A teoria é um pouco chata, então vamos explicar na prática: são tiradas algumas fotos, com exposição variada, e depois elas são unidas numa única foto (essa explicação é, digamos assim, apenas para entender, pois na prática acontecem mais coisas).

Por que variar a exposição? Porque isso permitirá pegar detalhes da foto que são escuros e também detalhes que são claros. Se a exposição for longa a ponto de pegar os detalhes escuros, os claros sairão extremamente claros (estourados). Se a exposição for curta para não estourar as partes claras, os detalhes escuros não sairão.

Ao unir todas as imagens numa só teremos os detalhes escuros das fotos com mais exposição unidos aos detalhes claros das fotos com menos exposição, resultando numa imagem onde tudo terá bons detalhes!

Aqui temos um exemplo:

20100913_002.jpg HDR_2010913_1718.jpg
(elas foram tiradas com segundos de intervalo)

A foto da esquerda foi tirada pelo programa de foto padrão do N900, com todas as configurações automáticas. Já a foto da direita foi tirada usando o HDR Capture, com uma configuração de 3 fotos (o resto tudo automático).

Algumas coisas ficaram melhor na foto “padrão”, como por exemplo os detalhes da parede verde da construção na esquina, onde se percebe o padrão da sujeira nela! Mas outras coisas ficaram absurdamente melhores na foto em HDR, como os prédios no horizonte mais próximos ao sol, à direita. Há prédios que na foto “padrão” sequer dá pra perceber que existem, enquanto que na foto em HDR estão nítidos.

Isso sem contar o próprio céu, que aparece como um borrão branco numa e com todo o degradê azul na outra.

O HDR Capture existe graças ao novo driver da câmera, comentado aqui. Na verdade são 3 programas criados como exemplos de uso da biblioteca mas que acabaram se tornando projetos reais: HDR Capture, Lowlight e FCamera, todos disponíveis no repositório extras-devel.

Acredito que tenha ficado claro que o HDR Capture pode produzir belas fotos, mas não serve para todas as ocasiões. O principal motivo para isso é que para ele funcionar corretamente é preciso tirar mais de uma foto, e caso você não esteja com o aparelho firmemente apoiado em algo, o resultado pode ser uma imagem tremida. E fotografar objetos em movimento também não é muito inteligente, caso o próprio objeto seja o foco principal.

Além do que o processamento das fotos pode demorar um pouco: a imagem acima levou cerca de 30 a 40 segundos. E isso consome CPU, e consequentemente bateria (sem considerar o fato de que enquanto está processando não dá pra tirar outra foto).

Um lugar com boas informações sobre o HDR é este site aqui.