Um estudo sobre a segurança de dispositivos móveis foi feito pela FreeBSD Brasil Ltda, empresa que promove o FreeBSD no território brasileiro.

Eles compararam os sistemas RIM BlackBerry (num BlackBerry 8320, versão 5.0 do sistema), iPhone 3GS (com iPhoneOS 3.0), Nokia N900 (com Maemo 5/PR1.2) e um Nexus One (com Android 2.2).

O objetivo do estudo era verificar as capacidades de segurança de cada aparelho no ambiente corporativo, onde deve haver uma preocupação muito mais elevada nesse quesito.

O resultado do estudo aponta o BlackBerry como mais seguro, com uma pontuação de 70, seguido, vejam só, pelo N900 com 42, tendo o Nexus One 18, e o iPhone 16. Essa pontuação não é explicada (não dizem como chegaram a ela), mas mostra a distância existente entre os sistemas, principalmente se considerarmos que o BlackBerry tem, em sua essência, justamente o uso corporativo.

O estudo pode ser visto aqui.

Ao analisar o documento dá para perceber o motivo do N900 ter atingido um resultado tão expressivo: justamente por ser quase open-source*, e por ter uma comunidade empenhada (algumas das soluções são justamente feitas pela comunidade).

fonte: BR-Linux.org

* quase porque nem todo o código do aparelho é aberto.