Há uma discussão rolando no T.M.O. sobre software proprietário, software livre, redistribuição de software comercial e coisas correlatas. A origem dessa discussão é o Stellarium, excelente programa para quem gosta de astronomia.

Já foi comentado o porte dele para o Maemo. A versão que está nos repositórios extras-devel é mais uma recompilação (tanto que no texto descrevi alguns problemas que ele possui) do que um porte efetivo.

Mas agora há uma versão dele na Ovi Store, paga. A origem da discussão toda foi o fato de que o programa usa a licença GPL, que exige que os fontes sejam disponibilizados, assim como garante a livre distribuição, tanto dos fontes quanto dos binários (o programa em si). Mas não impede que se possa cobrar por um programa. Pagar vai da cabeça do usuário! Só que o usuário que pagou tem o direito de redistribuir o programa livremente (assim como aquele que não pagou).

Alguns reclamaram que um usuário colocou o link para o arquivo numa mensagem (removido pelos administradores), outros reclamam que o autor não disponibiliza os fontes, e teve gente que reclamou que tinha alguém ganhando dinheiro com trabalho alheio.

Para a primeira reclamação não há motivos: se o programa é licenciado sob a GPL, então está dentro da lei. Para a segunda reclamação, até onde acompanhei ninguém tinha entrado em contato com o autor para pedir os fontes….e aí a reclamação passou a ser contra a Ovi Store (e Nokia em última instância), por disponibilizar um programa GPL mas não seus fontes.

Já a terceira reclamação deixou de ser válida à partir do momento em que perceberam que o autor do Stellarium Mobile é justamente o principal mantenedor do Stellarium desktop. E que ele tinha solicitado aos outros colaboradores a troca da licença de uso para a versão mobile. Todos concordaram, exceto um. A solução foi retirar o código desse colaborador do programa e reescreverem essa parte do zero.

E se mudaram a licença então a disponibilização dele livremente (e dos seus fontes) também pode não ser mais obrigatória. O problema é que no “about” do Stellarium Mobile está escrito que a sua licença é a GPL (pode ter sido um engano deixar isso ali, mas está).

Não vou entrar no mérito da licença ou da questão software livre ou não, pois muitas vezes isso é mais uma questão filosófica que qualquer outra coisa. Mas eu acho totalmente justo alguém que gastou tempo, dinheiro (energia elétrica para o computador, banda larga para pesquisar na internet, e café para se manter acordado custam dinheiro), e fez algo bom, cobre por isso. Também acho um absurdo alguém que gastou U$300, U$400 para comprar um aparelho se recuse a pagar U$2 ou $3 por um programa (e um bom programa).

E só para colocar lenha na fogueira houve uma mensagem de uma pessoa da Rovio (autora do sensacional Angry Birds), onde ele explica claramente (e de forma até cruel) porque o jogo foi lançado gratuitamente no Android: porque a loja não está disponível no mundo todo, e porque os usuários desse sistema não tem o costume de pagar por programas, ao contrário dos usuários iOS (Apple).

Mas então porque lançar programas para o Android se a taxa de retorno é pequena? Porque existe um grande parque de aparelhos por aí, com tendência de crescimento. Ao contrário do Maemo que possui um parque pequeno. Além de ser possível incluir nos programas do Android propaganda, dando retorno financeiro ao desenvolvedor (através de ferramentas da própria plataforma).

Então na minha opinião, ao fazer cópias indevidas de programas comerciais no N900 o usuário também está ajudando a matar a plataforma.

Um smartphone (ou super-smartphone, como a Nokia está chamando agora aparelhos como o N900) não são nada sem programas de terceiros. E desenvolvedores de final de semana não vão conseguir suprir a necessidade por novos programas, já que só eles irão trabalhar de graça.

ATUALIZAÇÃO: os fontes do Stellarium para Maemo estão disponíveis na página do projeto. Na prática é apenas o plugin responsável pela interface, já que todas as otimizações feitas para o N900 já estavam inclusas no código do programa já disponível.