É sempre bom estar preparado para catástrofes!

Eu tinha instalado no meu aparelho o U-Boot, Multiboot, Power Kernel e NITDroid. Achei que tava meio exagerado tudo isso principalmente porque o único que estava usando, de vez em quando, era o U-Boot para entrar no MeeGo.

Então decidi remover os outros. A remoção pareceu correr bem, até o momento de reiniciar o aparelho. Quem disse que subia? Entrou num loop de reinicializações, onde sequer chegava a iniciar o carregamento do Maemo (a animação das bolinhas nem aparecia).

Pensei que bastaria reinstalar o kernel através do Flasher e tudo estaria resolvido. Errei. Tive que reinstalar o firmware….perdendo todas as configurações e programas instalados que tinha.

Claro que por achar que a remoção daqueles pacotes não traria problema nenhum não fiz um backup antes. O backup mais recente que eu tinha foi de quando instalei o PR1.3.

Só que aí surgiu na frente mais um problema: eu alterei o particionamento da memória interna, removendo a partição VFAT e transformando-a em EXT3. Para isso funcionar corretamente alguns arquivos do sistema tiveram que ser alterados, para que a montagem da partição ocorresse de forma correta ao sistema subir (e também ao acessar o aparelho via USB como armazenamento em massa). Só que com a reinstalação do firmware essas alterações foram perdidas.

Claro que não foi nada preocupante, exceto pela mão de obra de ter que configurar tudo de novo. Mas vale a lição e algumas atitudes a tomar antes de fazer qualquer coisa que mexa demais com o aparelho:

1- sempre manter um backup atualizado. Vale a pena tentar criar um script de backup automático que rode toda noite, por exemplo, e copie o arquivo para o cartão de memória ou até o mande para algum lugar na internet

2- sempre que alterar alguma configuração do sistema, salve o arquivo alterado em algum outro lugar para ser mais fácil refazer a alteração depois

3- não faça uma salada de kernels e formas de boot. Nada garante que tudo funcionará, e mesmo que funcione, nada garante que depois de uma atualização ou remoção tudo continuará funcionando

4- sempre mantenha o cabo USB, o Flasher e a imagem do firmware mais atual à mão

5- se encha de paciência para o demorado processo de reinstalação dos programas à partir do backup

Enquanto espero a reinstalação dos programas vou caçando as informações que preciso para voltar às configurações que tinha antes…