Parece que ainda não é a grande atualização do firmware, mas já é alguma coisa!

Ele está disponível tanto pelo NSU (Nokia Software Updater) quanto pelo próprio aparelho, usando o gerenciador de aplicativos.

Pela lista de pacotes que será atualizada, eu acredito que essa seja muito mais uma correção de questões visuais, pois grande parte dos pacotes se referem ao Hildon, que é a interface gráfica utilizada no N900.

Há também atualização no motor do navegador interno, mas uma atualização que deve fazer muita diferença: do kernel!! O kernel, para quem não sabe, é o coração e o cérebro de qualquer sistema GNU/Linux.

Para fazer a atualização, é só usar o NSU, ou mandar o aparelho se atualizar sozinho. São cerca de 21MB de download. Neste momento estou fazendo no meu aparelho. Assim que terminar, atualizo o post.

Após a atualização: foi tudo tranquilo….exceto por uma falha no download de alguns pacotes, mas que o próprio gerenciador avisou e abortou o processo todo. Bastou iniciar de novo. Foi solicitado que o aparelho fosse ligado a uma fonte de energia, por segurança (já que acabar a bateria no meio do processo seria meio catastrófico).

Para aplicar as atualizações ele entrou em modo offline, e se reiniciou. Sem perda de dados nenhum, como era de se esperar.

A única coisa que notei é que houveram pequenas alterações visuais. Mas ainda vou caçar todo o changelog. Também vi que o repositório da OVI Store foi incluído (é provável que logo logo a loja inaugure….finalmente!).

Atualização da atualização: a imagem abaixo é da seção de downloads do gerenciador de aplicativos. Bela mudança, não?

Artigos relacionados: